sábado, 14 de maio de 2011

O Braga – Sporting e o meu sobrinho João

Moro em Braga e o meu sobrinho João também. Ele é um fanático do Porto e um jogador fantástico. É um esquerdino do tipo Miguel Veloso, mas em magro e rápido. Troquei, com ele, uns bilhetes para o jogo por umas explicações de matemática.

Fomos juntos ao jogo, com uma amiga dele, a Catarina. A Catarina é do Sporting, uma raridade nos tempos que correm.

O jogo começou como do costume, a um tempo, e magnífico, a outro. Djaló arranca pelo meio, passa ao Postiga que, isolado, remata em grande estilo para as nuvens. Nova arrancada de Djaló e golo. Mais uma jogada de Dajló, agora, na linha de fundo, senta um defesa e, depois, bem, depois não acontece nada.

O Braga continuou o seu jogo de engonha apesar de estar a perder. A única vez que me entusiasmei foi com uma finta bem esgalhada do Postiga sobre um defesa grandalhão seguida de um passe de fora da área ao guarda-redes. Não me contive e gritei “ó Postiga pareces uma menina a rematar”! Este impropério foi mal compreendido pelos espectadores ao meu lado. Esqueci-me de meter o palavrão do costume.

O João mostrava-se distraído e ligava pouco à Catarina, com grande pesar meu. Até que acabou o jogo. Ainda gritei: “campeões!”. Mas ninguém me ligou.

O João tem pena de mim, por ser do Sporting. São assim as pessoas que gostam de nós. Vai ficar um dia a estudar matemática. Gosto e tenho pena dele também. Quem não é do Sporting não se arrisca a passar por certas coisas, mas arrisca-se a passar por outras. Resolvido o problema da matemática, quem sabe se não acaba no Sporting? É que desde o Paulo Futre que não temos um esquerdino como ele.

2 comentários:

  1. Rui,
    Estás um seguidor atento das jogadas. Pasmo! Isto para não falar em como és ferrenho do nosso Sporting. Eu já nem quero saber os resultados tal é a desgraça permanente. Não te desvies do tema futebol. Descobriste a tua verdadeira vocação. Aliás, depois dos vaticínioc dos economistas dos últimos anos, crê que só o futebol poderá salvar a classe.
    E estás um sentimentalão! O João não liga às miúdas? À Catarina que é do Sporting? Ingrato!
    Um abraço, Alice

    ResponderEliminar
  2. Olá Alice,

    O João vai muito bem em quase tudo. No futebol, a equipa dele vai subir ao Campeonato Nacional. Na matemática está perro, mas ou aprende ou desatarraxo-lhe a cabeça do pescoço. Quanto à Catarina é que as coisas estão piores. A Catarina não só é do Sporting como é muito bonita.
    Um beijo

    ResponderEliminar