terça-feira, 31 de maio de 2011

O mito do Barcelona ou a história escrita no presente

A barcelonomania começa a ser enjoativa. Não tanto pelos adeptos e simpatizantes, mas pelos comentadores. Segundo eles, o Barcelona é a melhor equipa da história do futebol, como se a história se escrevesse no presente. É um tipo de jogo que precisa de ser explicado e dá tempo para todas as explicações, enquanto os jogadores se entretém a jogar ao meio. Se o futebol precisa de ser explicado, então, prefiro o xadrez.

O Barcelona é uma equipa excepcional, mas é uma equipa excepcional no actual contexto. O seu jogo é protegido porque se convencionou, hoje, que o futebol deve ter menos contacto físico. Por menos de metade das fintas do Messi, partiram a perna ao Maradona quando jogava no Barcelona também. Na altura era assim.

O Barcelona é a equipa mais cara do Mundo e a mais protegida pelas arbitragens. Teria outro mérito se assim não fosse. Quem não se lembra do empate em Stamford Bridge há duas épocas atrás? E da incapacidade de passar a eliminatória em Camp Nou, jogando mais de uma hora contra os dez pernetas do Inter de Milão, na época passada? E as vitórias controversas contra dez ao Real Madrid e Arsenal esta época? E o penalty da ordem perdoado na final?

Isto não faz do Barcelona uma má equipa. Só não faz é dele uma equipa consensual e, muito menos, a melhor da história. Quando os italianos dispunham da hegemonia na arbitragem do futebol europeu e mundial, as equipa italianas ganhavam quase sempre também.

Uma parte da história do futebol é feita de estatísticas. Nessa parte o actual Barcelona terá a referência que merece, como têm o Ajax, o Liverpool, o Real Madrid, o Bayern de Muniche ou, mesmo, o Benfica, nos períodos em que foram hegemónicos no futebol europeu. A outra parte, a que me interessa, é feita de anti-heróis ou de heróis improváveis que foram maiores que as suas circunstâncias, subvertendo a ordem estabelecida, como o Maradona e a Argentina em 1986. Essa é a verdadeira história que interessa a quem gosta de futebol. É escrita no passado e dispensa as explicações e estatísticas.

2 comentários:

  1. equipa mais cara do mundo?
    Tao o real, manda vir camioes inteiros de jogadores, tal como city, e é a equipa mais cara do mundo.
    Olha q esta, as pessoas nao são barcelonomania, simplesmente gostam de ver bom futebol, tal como eu, ao contrario dos portugueses que são do real madrid porque ta la o ronaldo, agora eu pergunto...
    Muitos anti-benfiquistas, torcem pelo ronaldo, mas se ele fosse po benfica, ja ninguem queria saber, e era assobiado, e queriam que ele perdesse sempre.
    Por exclusao de partes, nao e a mesma coisa?

    Ja enjoa, esse vosso odio ao barcelona.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Ângelo,

    Não se está a falar de contratações. O Barcelona, segundo dados recentemente divulgados, tem a mior massa salarial não só relativamente ao futebol como a todas as modalidades colectivas no Mundo. O Real Madrid vem a seguir.

    Penso o contrário de si no que respeita ao Ronaldo. Antes da ida do Mourinho para o Real Madrid a barcelonomania, como lhe chamo, ainda era maior. E era, em parte, por despeito pelo facto do Ronaldo ter sio formado no Sporting. A ida do Mourinho equilibrou mais as preferências.

    ResponderEliminar