sábado, 28 de maio de 2011

Sporting 2011/12 –O sonho comanda a vida: Sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança…

Estamos a entrar definitivamente na fase louca do defeso futebolístico. Começam a chegar em força os rumores de entradas e saídas de treinadores e jogadores. Na ausência de jogos que alimentem a fome da turba fanática por futebol (onde eu, obviamente, me incluo), os três jornais desportivos diários existentes em Portugal – caso muito raro, senão único, em países de dimensão equiparáveis – vão procurando sobreviver, descobrindo ou inventando as últimas do mercado futebolístico.

Na juventude, esta era, também, a altura das férias grandes. No meu caso, vivendo, então, no Litoral Alentejano, os jornais desportivos eram um acompanhamento imprescindível dos indolentes dias de praia. Nesses intermináveis meses do meu Verão Alentejano, o entusiasmo leonino andava sempre no ar. Sim, desta vez é que era, com todas aquelas unhas, o campeonato não poderia escapar às garras do Grande Leão. Líamos sofregamente a Bola e o Record que fervilhavam de novidades com os rumores de transferências. Depois, não perdíamos as notícias da Antena 1 e da Renascença ou, mais tarde, da TSF, repetindo, “em primeira mão”, o que vinha nos jornais. Chegados a casa, confirmávamos, sempre “em primeira mão”, essas mesmas notícias nas secções desportivas dos Telejornais, reconfirmando-as, depois, no final da noite, no saudoso “Remate”…
Os dias do defeso futebolístico, são, também, os tempos de toda a esperança no futuro. Nesses dias de Verão, o futuro é o tempo em que os nossos negócios prosperam, os nossos amigos são sinceros e a nossa felicidade é garantida (Ambrose Bierce). Traduzindo em bom futebolês, nesses dias de Verão, o futuro é o tempo em que o Postiga e o Djáló são os nossos goleadores implacáveis, o Maniche e o Pedro Mendes são sinónimo de experiência e solidez do nosso meio campo e o Mister Pal é o nosso Special One. O problema é que, habitualmente,  chega, depois, o nosso Outono e, logo de seguida, o gelado Inverno, antes do Natal…
Sim, mas, no próximo ano, sinto que vai ser diferente. Sim, desta vez, com o futebol aos Domingos daremos cabo da paciência, não dos nossos adeptos, mas sim dos nossos adversários (desculpem lá o “trocadilho” à Record…).  Sim, desta vez, com a ex-defesa do Braga – João Pereira, Evaldo, agora Rodriguez e, eventualmente, Paulão, marcar-nos um golo será tão difícil como subir o Bom Jesus ao pé coxinho… Sim, desta vez, com os charters lotados de médios e avançados que “vai vir” da América do Sul, o Sporting irá, finalmente, bater Porto e Benfica na próxima edição da nossa Copa dos Libertadores… “Si no puedes vencer a la inflación, únete a ella". Hasta la vitoria siempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário