sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Fim da linha

Não sei se a Taça da Liga é uma boa ideia. Parece uma boa ideia, pelo menos. Procurou arrebanhar mais uns cobres de direitos televisivos e de patrocínios que pudessem beneficiar os clubes médios (e os pequenos também).

Uma competição que vive desta forma tem que ser um espetáculo permanente. Não pode viver das manhosices do costume. De repente a UNICER ficou associada ao Lucílio, o que era a última coisa que lhe ia na cabeça quando da decisão de patrocinar a Taça da Liga. Aí começou o fim.

A coisa foi-se arrastando. Foi servindo para o Benfica dizer que ganhava alguma coisa. A partir de certa altura, já nem ao Benfica servia. O caso do atraso do Porto é o fim da linha. Ganhe quem ganhar na secretaria, a Taça da Liga acabou.

O campeonato só não acaba da mesma maneira porque não vive do espetáculo, do jogo. Vive do fanatismo, de uns subprodutos mediáticos que o alimenta e de uns negócios. O jogo interessa pouco. Só interessa na medida em que, sem ele, nada do resto seria possível.

11 comentários:

  1. Taça quê? Só conheço a Taça de Honra, a Taça de Portugal e a Taça lucilio. Não estarão enganados? Ou sou eu que estou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem razão. A taça nasceu para ser do Lucílio. Nasceu para ser um prémio de carreira.

      SL

      Eliminar
  2. venho cá todos os dias para ver se há algo novo que me faça, invariavelmente, rir, como sempre que cá venho. Hoje, num registo mais sóbrio, foi das coisas que mais gostei de ler pela blogosfera leonina. Principalmente pela capacidade de sintetizar o futebol português em tão poucas linhas, no último parágrafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      No futebol não vale a pena fazer cara séria. Este texto é mais sisudo, mas só isso.

      SL

      Eliminar
  3. Coração Azul e Vermelho8 de fevereiro de 2014 às 04:50

    Acabou foi para o Sporting, como acabou a Taça de Portugal e vai acabar o campeonato este ano. Há muitos anos que já acabou a liga dos campeões e no ano passado já tinha acabado a taça UEFA. Afinal, o problema é acabar ou é começar mais cedo? Já ninguém o(s) percebe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já sentíamos saudades.

      SL

      Eliminar
    2. no meu tempo usava-se dum-dum para casos destes...

      Eliminar
  4. Como é usual, vocês pensam que o mundo anda à vossa volta. Vocês dizem que a taça da liga acabou desde que a perderam naquele jogo com o Benfica. A partir daí, todos os anos é a mesma conversa, com argumentos diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vá ver quanto é que era o valor do patrocínio inicial e quanto é agora. Vá ver quanto era o montantes dos direitos televisivos e quanto é agora.

      Um competição que não dá direito a nada do ponto de vista europeu e que vive só para dar dinheiro é um autêntico fiasco do ponto de vista desse objetivo.

      É irrelevante o Benfica ou o Sporting. O que interessa é que, face aos objetivos, esta competição não serve.

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Na minha opinião a Taça da Liga tem servido para muita coisa, nomeadamente como "arma de arremesso". Foi assim no Verão de 2007 quando Vieira anunciou que o Benfica não ia participar na Taça da Liga enquanto a Liga «não estiver verdadeiramente empenhada em credibilizar o futebol» (curiosamente aproveitou ainda para anunciar uma «forte aposta na formação») e em 2010 quando depois de reunidos de urgência os Órgãos Sociais um comunicado anunciou que o clube poderia boicotar a Taça da Liga.

    O Sporting percebeu tarde esta potencialmente útil perspectiva sobre a Taça da Liga, mas não tenho dúvidas que se não fosse a "ameaça" o relatório da Liga sobre o atraso seria diferente... Mas sou dos que pensa que a medida, a confirmar-se, peca por tardia. Para mim, enquanto Lucílio Baptista tiver qualquer tipo de responsabilidades na nossa arbitragem era entrar em campo com... 10 jogadores. Servia de treino e lembrava a todos esse triste episódio do nosso futebol!

    SL,
    João

    ResponderEliminar