segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A questão do adiamento

Por vários motivos tenho vindo a ter de adiar a minha primeira contribuição nestas paragens, tal como Heldon vai ter de esperar para se estrear pelo Sporting. Agora que o efeito surpresa de um onze titular que ninguém esperava se esfumou, a sua estreia amanhã é uma enorme incógnita.

E portanto parece-me apropriado estrear-me aqui precisamente com uma questão: e se tivesse "voado" a cobertura do estádio na zona da "gaiola"?

Ouvi o Presidente da Liga dizer que o estádio terá sido evacuado em 7 minutos. Impressionante a incapacidade de uma pessoa (que se quer independente) de se esquecer na sua contabilidade de uns poucos milhares de pessoas que estiveram presas bem mais de 7 minutos numa ponta do estádio.

Bem sei que tudo corre bem quando acaba bem, mas depois de tanta conversa sobre a famosa "gaiola" não encontrei uma única referência na nossa imprensa ao facto de se ter evacuado um estádio por questões de segurança deixando um sector inteiro entregue à sua sorte. Será que ninguém tem a capacidade de ir recuperar o que se disse na altura e de fazer umas questões muito simples a quem de direito: Se aquele sector do estádio é assim tão seguro porque razão não foi evacuado de imediato? Quem tomou tal decisão, e porquê? Era assim tão diferente o risco naquele sector do que existia nas zonas que o rodeavam e que foram de imediato evacuadas?

6 comentários:

  1. Meu caro,

    Excelente malha. Parece que o risco está diretamente relacionado com a côr das camisolas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Já sabíamos que assim era quanto a medir a perigosidade das "entradas" dos jogadores. Agora percebemos que também o é na decisão das "saídas" do recinto em caso de emergência.

      SL

      Eliminar
  2. E o mais fantástico é que, aparentemente, será a empresa responsável pelo estado em que aquilo se encontrava ontem que vai decidir se há condições para haver jogo amanhã.
    Mera curiosidade: o LNEC (ou outra entidade publica qualquer ) não é visto nem achado nisto tudo?

    Eu ainda me lembro de ver um tipo qualquer do LNEC na pala de Alvalade aos pulos porque supostamente aquilo poderia cair. Pela minha parte, se o Vieira quiser ir la para cima fazer uns testes....

    ResponderEliminar
  3. Bem-vindo João
    É uma excelente estreia. Atirar logo as canelas e a centrar para golo! A estreia do Heldon vai ser amanhã e vai ser igualmente boa.
    Deste caso, o mais estranho de tudo, é o silenciamento sobre a gritante discriminação. Acontecesse o mesmo em Alvalade ou no Dragão, com adeptos do Benfica, e seria um escândalo nacional, internacional mesmo, que só acabaria no tribunal de Haia. A discriminação já foi denunciada pela Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) que publicou um comunicado, no qual «repudia o processo de evacuação dos seus elementos no estádio da Luz e manifesta o seu desagrado por terem ficado retidos num recinto que não apresentava as condições de segurança para a realização do jogo». Debalde a indignação. Pelos vistos, na gaiola não ficam pessoas, parece pois admissível que aqueles que se sentem pessoas se recusem a ir para a gaiola. A irresponsabilidade de se ter colocado em risco a integridade física de 3.000 adeptos sportinguistas parece de facto coisa de somenos importância para quem trabalha com hipotéticos seis milhões, portanto, «pequenos danos». A mania das grandezas tira muita lucidez.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ainda mais lamentável é a operação de lavagem que ontem,e continuada hoje da desculpabilização na imprensa falada,escrita e audio visual,dos verdadeiros culpados do desmazelo da "catedral".Sabe-se que há cerca de um ano aconteceu algo semelhante num benfica B-Penafiel e pelos vistos nada foi feito para remediar as fragilidades que ontem não puderam ser escondidas. Mais uma vez com o glorigozo nada se passa e tudo se permite,morrendo a culpa solteira.Connosco caiu o Carmo e a Trindade com o caso da pala,que acabou por cair sim,e com muita dificuldade aquando da demolição do velho Alvalade.Mais uma vez neste país de faz de conta,dois pesos e duas medidas,e sempre o mesmo a beneficiar...Apre que é demais!!!

    ResponderEliminar
  5. Caros Trindade e Francisco,

    Existem aqui de facto vários pesos e várias medidas na imprensa. Inacreditável que isto nem aconteça pela primeira vez...
    Também me tenho perguntado por onde anda o Secretário de Estado da Cultura (não sei se ainda temos um): se fosse o zeloso Santana Lopes certamente que não havia jogo tão depressa... será que o actual Secretário de Estado tem medo de agir, não venha a ser um dia castigado com o cargo de... primeiro-ministro?

    SL

    ResponderEliminar