segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Compreender os adeptos

Pelos vistos, a malta não gostou do jogo contra o Olhanense. Não percebo porquê. Fizemos uma muito boa primeira parte. A equipa atacou, pressionou bastante à frente e criou inúmeras oportunidades de golo. Marcou dois. Como sempre, um deles ficou no apito do árbitro. Se ao intervalo estivéssemos a ganhar por quatro não era escândalo nenhum.

O Montero fez um jogo notável. O primeiro golo, com a bola a passar por cima da careca do adversário, é uma obra de arte. O segundo, com um cabeceamento da zona de penalty como mandam as regras, define-o como ponta-de-lança. Gostei da forma como o Adrien apareceu mais à frente. A equipa fica mais perigosa.

O problema continua a ser o mesmo. Com três no meio-campo pede-se mais, muito mais, ao André Martins. Passado meia hora está com os bofes de fora. Quatro vezes com a bola na meia-lua da grande-área e devidamente enquadrado com a baliza, chutou duas para a bancada, fez um passe ao guarda-redes e rematou muito devagarinho ao lado. Como já me explicaram, o rapaz é muito bom, a malta é que não percebe nada de bola. Disseram-me o mesmo do Postiga e do Djaló.

Só vi quinze minutos da segunda parte. Pareceu-me que o jogo estava meio entaramelado. Vi o resumo depois. Pelo que me tinham contado, o Olhanense teria sido um perigo permanente. Só vi uma brilhante jogada às três tabelas com uma canela metida pelo meio. A malta valoriza mais uma trapalhice do adversário, que até nos atrapalha a nós, do que as duas jogadas notáveis do Carrillo. São gostos. Prefiro as jogadas do Montero e do Carrillo.

12 comentários:

  1. Sinceramente já não tenho pachorra para o André Martins... mas ele vai ser eternamente uma promessa adiada? Antigamente era porque jogava pouco tempo, agora é titularíssimo e mesmo assim pouco ou nada faz. Mas vamos ter que esperar quantos anos para ele finalmente "explodir" e dar razão a quem vê ali um "super-craque"?!? Zero em golos, zero em assistências, raramente ganha uma antecipação, nunca ganha um ombro-a-ombro ou um cabeceamento, faz uma ou outra gracinha em 90 minutos e pronto, está arrumado! Se calhar um período de banco fazia-lhe bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      No futebol, como em tudo a vida, o que contam são os factos. O resto é conversa. O André Martins quanto a factos presenta pouco. Entretanto, já não é um miúdo. Já foi. Já lá anda há uns bons pares de anos.

      SL

      Eliminar
  2. Vocês não estão a ver a coisa bem. O André Martins é muito bom. A bola é que o atrapalha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A bola nem tanto. Os adversários atrapalham mais. Mas ainda não se arranjou uma forma de se jogar sem adversários.

      SL

      Eliminar
  3. O que penso sobre a problemática André Martins bem explicada aqui: http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/02/onde-anda-esse-prodigio-chamado-andre.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Também li. Parte-se de um pressuposto e, a partir dele, as conclusões só podiam ser aquelas. Parte-se do princípio que o André Martins é bom, mas não apresentados factos quanto a isso. No fim só se podia concluir o que se concluiu: só o Leonardo Jardim é que não vê a genialidade do rapaz.

      SL

      Eliminar
    2. Muito sinceramente sempre que o vi jogar mais perto do médio defensivo, como principal apoio na construção de jogo, o andré martins joga muitíssimo melhor. Ele não é um 2º avançado, não é um ala direito, nem é jogador para andar a fazer ou a forçar movimentos de ruptura como forma de ter a bola. Ele é o jogador que o william devia ter mais próximo, até porque é o que tem características para acelerar mais o jogo. E não, eu não endeuso o andré. Apenas acho que seria muito melhor e muito mais util a jogar mais recuado e que para jogar ali é banal, sendo melhor até jogar com outro.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Esse parece-me o ponto. Mais atrás o AM jogaria melhor. O problema é que está lá o Adrien. O resto são conversas várias que ninguém percebe.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Sou daqueles que sem saber muito bem porquê costuma partir do pressuposto que o André Martins é bom, mas concordo cada vez mais consigo. Ainda assim, penso que à semelhança do Wilson ou do Maurício, é um jogador competente se o obejetivo for o 3o lugar. Mais que isso, será seguramente um bom jogador de 2a linha, num sector onde esses jogadores são importantes.

    O que não percebo é porque é que a imprensa é "implacável" com um jogador como o Montero, que veio do campeonato Americano por uns tostões e rivaliza com os que valem milhões dos rivais e tão condescendente com o André Martins.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O André Martins é bom jogador. O problema é o que querem fazer dele. Aparentemente, para alguns, está nele a chave para a solução de todos os nosso problemas na construção de jogo. Agora, espero que no estádio não andem a assobiar o rapaz.

      O Montero é um jogador soberbo, logo é necessário desvalorizar, para, a seguir, nos tentarem vender autênticos barretes.

      SL

      Eliminar
  5. Depois de ter convenientemente ter apreciado os atributos do ultimo post, deixem-me dar a minha opinião.

    O André Martins, é daqueles que não engana, não vai passar da eterna promessa. Vai directo para aquela prateleira, onde figuram o André Santos ou o Pereirinha. Dentro de 2 ou 3 anos, vamos vê-lo no banco de suplentes de um Guimarães.

    O Montero é um daqueles que engana, não marca há uma dezena de jogos, mas continua a merecer ser titularissimo, sendo invariavelmente um dos nossos melhores.
    No entanto creio que o colombiano até benificiaria de ter o louco argelino ao seu lado, e espero pela ocasião em que Leonardo Jardim volte á tactica da Luz, mas desta vez, com outros artistas, nomedamente Carvalho, e um outro Chico(a) qualquer para o lugar do pequeno Martins.

    Abraço e boa sorte para gregos e alemães ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eu acho que o AM já não passa dali. Já anda há demasiados anos nisto para ser agora que nos vai surpreender. Nem estou a ver como.

      SL

      Eliminar