terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Deixem-se de tretas

Não vi o jogo e, portanto, estou muito mais à vontade para falar sobre ele (aliás, as melhores actas que faço são das reuniões onde não estive; parecendo que não, a realidade atrapalha muito as nossas opiniões). Deixemo-nos de tretas. O Sporting começou a perder este jogo contra a Académica. Ganhando, ficava na frente e ia à Luz com toda a margem de manobra do Mundo e com a moral em alta. Não ganhou e, pelo caminho, ainda ficou sem o William Carvalho e o Jefferson, os dois jogadores mais regulares, se não mesmo os melhores.

Já percebi que está toda a gente a malhar no Leonardo Jardim. A estupidez nunca tem limites. Aparentemente queria-se que o Sporting fosse jogar à Luz como joga sempre com o William Carvalho e o Jefferson. Ora, tal não é possível. O Wiiliam Carvalho é negro e o Dier é branco. O Jefferson é esquerdino e o Piris e destro. O Leonardo Jardim tinha que mudar o modelo de jogo da equipa. O modelo não é indiferente aos jogadores que o protagonizam.

Não ganhámos. Não empatámos. Logo perdemos. É a vida. O campeonato continua. É preciso não desmoralizar. Isso é que é preciso.

Em primeiro lugar, ninguém tinha ilusões que íamos ganhar o campeonato. Em segundo lugar, com o Jorge Jesus há campeonato até ao fim. Quando foram campeões, na última jornada ainda estavam a disputar o primeiro lugar com o Braga. Nos dois últimos, perdeu-os nos descontos. Se não confiamos na nossa equipa, não vejo nenhuma razão para não confiarmos no Jorge Jesus e na equipa do Benfica. Aliás, são sempre eles que nos dão as maiores alegrias

40 comentários:

  1. Rui, esta acta está muito boa. E já agora, ainda bem que não viu o jogo porque nem uma linha escreveria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não ver o jogos e só ouvir os comentários dá-nos uma perspectiva diferente. Ao que nos dizem, o Benfica fez o melhor jogo da época. ao que nos dizem também, o Sporting fez o pior. No final, só nos ganharam dois a zero. É sinal que a diferença entre as duas equipas não é grande coisa.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui
    Partilho deste realismo puro e duro. Também não vi o jogo todo. É difícil, ainda para mais quando transmitido por uma tv regional. Usei o pirata mais à mão e tirei o som para aliviar o que mal ia vendo. Evitei também ouvir os comentadores porque já sei que são uns monos. Monocromáticos, monocórdicos, monossilábicos e monológicos. Valha a verdade que não são muito diferentes dos habituais monos de outros canais. Estes, pelo menos, vestem a pele. E já que estou a abrir o coração, nós também jogamos como uns monos. Atrás, ao meio e à frente. Ficou tudo em sintonia. Não culpo ninguém, nem o tempo. O desporto normalmente é assim: o que foi melhor ganha (exceto se formos nós os melhores pois aí é preciso ler as letras pequenas desta verdade universal) E, ainda numa maré de verdade freudiana, quem é que não acredita que o Jesus e os seus meninos-monos ainda vão perder seis ou mais pontos? Também eu acredito que são sempre eles que nos dão as maiores alegrias, basta que ao mesmo tempo nós concretizemos aquilo que em campo tantas vezes apenas pomos em esboço. Continuemos portanto a sonhar. A obra nascerá, ou não.
    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tive uma reunião até tarde com uma série de pessoas que vinham de vários lados. Fomos jantar juntos. Procurámos um restaurante que tivesse a Benfica TV. Descobrimos que no Porto não há restaurantes com a Benfica TV. Ora, aí está uma excelente medida.

      Assim não vi nada nem ouvi nada. Livrei-me de boa. Nos momentos difíceis são sempre os portuenses que nos livram do Benfica.

      Um abraço

      Eliminar

    2. "quem é que não acredita que o Jesus e os seus meninos-monos ainda vão perder seis ou mais pontos? Também eu acredito que são sempre eles que nos dão as maiores alegrias"

      Define o perfil, priceless :)

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Uma derrota do Benfica é sempre bom. Seja com quem for. Gosto bastante de derrotas do benfica. É uma coisa que me alegra.

      Eliminar
  3. vais pouco ao Porto está visto...

    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vou lá todos os dias. Trabalho lá, o que é uma chatice. Há lá benfiquistas. Não há é restaurantes com a Benfica TV. Face ao que aconteceu, parece-me uma medida de solidariedade que devemos respeitar e, mais do que isso, retribuir. Aqui em casa não há a Benfica TV, mas há o Porto Canal.

      SL

      Eliminar
    2. Sr, Rui Monteiro, tenho todo o gosto em referenciar-lhe assim de repente uns 10 restaurantes com a Benfica TV no Porto:

      Aqui fica o meu email : markotavares@gmail.com

      p-s faço msmo gosto em ajuda-lo nos seus pós-reunioes em que quer ver a bola e nao pode.

      Cump.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Não divulgue a lista. É mau para o negócio.

      Eliminar
  4. Também não vi o jogo, o meu coração não resiste a transmissões na net, mas acho que ganhamos alguma coisa com as declarações do treinador, ao assumir que jogamos mal como a noite, o que até é estranho, dado que no novo - e desmoronante - campo da luz faltou o nosso mais escuro. Pelos resumos parece-me que hoje só lá íamos com meia dúzia de carvalhos, dado que a agremiação de carnide estava com a bomba toda. Ficamos igualmente a saber que o nosso treinador também se engana, e estou em crer que deve estar às cabeçadas na parede, sendo que desta vez a mulher do presidente não está presente. Portantos, venha o olhanense!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aí está uma grande conclusão: o nosso treinador também se engana. Eu diria mais: não só se engana como tem o juízo de não oxigenar o cabelo. Digo ainda muito mais: não só não oxigena o cabelo como assume a careca que tem.

      SL

      Eliminar
  5. Isto resume-se assim, cada equipa joga o que a outra deixa. O Benfica é e foi uma equipa muito superior, por isso, o Sporting por mais tácticas que inventasse nunca ganharia o jogo.

    Porque tem melhores jogadores e tem melhores treinadores, por mais que desdenhem. Este ano o Benfica ganha o campeonato com 10 pontos do Porto e 15 do Sporting. Convençam-se disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Essa do treinador vou ali e já volto. Com esse argumento dos pontos e dos jogadores e treinadores, só posso concluir que o Vítor Pereira é o José Mourinho a falar inglês técnico.

      Para a semana há mais. Deixe lá isso e não se convença antes do tempo. Aliás, o vosso problema é convencerem-se antes de ganharem alguma coisa.

      Eliminar
    2. vê lá o produto que metes nos chutos pá, a cal nunca fez bem a ninguém.

      Eliminar
    3. Ora aí está a bazófia lampiã a subir, a subir, a subir...até rebentar!
      Reservem já o marquês sff!

      Eliminar
    4. Caros amigos não é bazófia nenhuma. O Benfica tem jogado sem os dois melhores jogadores quase todo o ano, Cardoso e Salvio que vão começar a jogar agora.
      O Benfica vai ganhar. Façam é o vosso trabalhinho bem feito e não se distraiam. Eu e muitos benfiquistas estão a torcer por vós para baterem o Polvo e ficarem com o 2º lugar.

      Eliminar
    5. Amigo, na qualidade de benfiquista, atrevo-me de forma simpática, a aconselha-lo a ter alguma contençao na sua euforia pos-vitoria contundente , principalmente nos seus prognosticos de SLB campeao e com nao-sei-quantos pontos de avanço, pois como se diz ca no norte; podemos levar na boca !

      Eliminar
    6. Como infelizmente , esta bem presente nas nossas memorias recentes. As dores ainda cá estão meu caro Zé.

      Eliminar
  6. «Jorge Jesus e na equipa do Benfica. Aliás, são sempre eles que nos dão as maiores alegrias»

    Não percebi esta parte, é que nos últimos 15 jogos com este Benfica de Jesus o Sporting venceu 1 (1-0 em Alvalade, treinados por Ricardo Sá Pinto) e empatou 2 (0-0 em Alvalade, com Carlos Carvalhal; 1-1 em Alvalade com Leonardo Jardim). Portanto de alegrias...estamos conversados, ninguém venceu mais vezes o Sporting nos últimos anos que este Benfica de Jesus.

    Agora se as tais «maiores alegrias» se baseiam em sorrir com derrotas alheias...bem, então aquele "mito urbano" que os sportinguistas vibraram intensamente com o golo de Kelvin (no exacto dia em que "garantiram" um histórico 7º lugar) não é fantasioso e já só há dois clubes grandes. Porque se as alegrias de uns se resumem a derrotas de outros...é coisa de clube pequenino, pequenino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois temos os adeptos do clube grande que vêm arrotar postas de pescada para os blogs do clube pequenino. Porque não vão directos ao Marquês?

      Eliminar
    2. Acho que no Benfica não há ninguém capaz de dinamizar um blog, então eles vêm para aqui conviver connosco!
      Até são simpáticos, estes!
      SL

      Eliminar
    3. simpáticos? acho que o Astérix tb dizia isso de alguns legionários antes de os colocar em órbitra...

      Eliminar
    4. Meu caro,

      Não percebo porque é que o clube é pequeno e a malta fica eufórica com uma vitória contra ele. Costumam ficar assim quando ganham ao Gil Vicente ou ao Olhanense?

      Eliminar
    5. Ora nem mais, caro Leão (ex) F*****. Já estou a tratar da poção mágica :)

      Eliminar
    6. Caro Rui, continuo sem ver euforia nas minhas palavras, portanto a sua dedução passa-me ao lado. Comentei aqui porque aquelas últimas palavras me chamaram a atenção (e obrigado desde já por publicitar o meu "contraditório") e dei a minha sincera leitura delas.

      Não tive "contra-argumentação" da sua parte, ou melhor, aquilo que escreveu parece-me "encaixar" na minha segunda opção inicial: as maiores vitórias do Sporting são as derrotas do Benfica. E é essa mesquinhez que não é digna de clube grande. Se há "malta" - como lhes chamou - que está eufórica, se calhar não é pela grandeza do adversário mas sim pelo novo pedigree de um clube que parece teimosamente viver em função do outro.

      Considero o Sporting um clube enorme, mas não o Sporting cujas maiores alegrias lhe são proporcionadas pelo "Benfica de Jorge Jesus" - paradigma incrível diga-se - esse é só triste.

      Eliminar
    7. Meu caro,

      Percebo o que diz. Mas não se consegue colocar na minha posição. Acho que o JJ é um bom treinador. O problema é que é um cromo.

      Não tenho nada contra as pessoas simples. Não tenho nada contra as pessoas de risco ao meio e cabelo oxigenado. O problema é quando elas se põem a jeito. Prefiro que o Sporting ganhe, naturalmente. Se ganhar, interessa-me pouco o Benfica. Se não ganhar, as derrotas do Benfica já me dizem alguma coisa. Ainda para mais, quando vêm do Rei da Táctica

      Eliminar
  7. "O Sporting começou a perder este jogo contra a Académica."

    Nem mais.

    "...não vejo nenhuma razão para não confiarmos no Jorge Jesus e na equipa do Benfica. Aliás, são sempre eles que nos dão as maiores alegrias."

    Também é verdade. Mas é triste que assim seja, não?


    Post está muito bom mas as respostas a muitos comentários estão ainda melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estou de acordo. Mas cada um tem as alegrias que pode. Não sei se os nossos podem muito mais. A equipa está espremida. Nós fomo-nos iludindo. Às vezes por mérito próprio. Outras por demérito alheio.

      Agora, o Jorge Jesus não deixa ficar as coisas assim. Ontem já voltou a proclamar-se como o Rei da Táctica. É o primeiro passo. É só ir puxando a corda.

      SL

      Eliminar
    2. Até o Vieria falou!!
      Sempre com sentido de oportunidade. Quando perde, chove ou caiem placas, nem as orelhas se conseguem ver fora da cloaca. E olhe que não é fácil...

      Eliminar
    3. Sim, Vieira (meu presidente) tem grande dificuldade em manter-se calado. Sempre critiquei os seus timings e agora nao foi diferente. Oportunidade para ser magnanimo e que é q e faz? vulgariza-se com demagogias baratas.

      Eliminar
  8. Quando eles nas suas analises referem que as maiores alegrias estao nas derrotas do SLB, esta tudo dito... Realmente os adversarios do SCP nao necessitam de os diminuir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ainda bem que não veio cá diminuir-nos. Nós estamos a fazer isso com zelo e com a competência que nos reconhecem. Para isso nunca precisamos de ajuda.

      Eliminar
    2. Obviamente nao vim ca para diminuir ninguem. Aprecio a dinamica do blog. Alem do mais prefiro falar de futebol com os meus adversarios , nao que nao tenha bons benfiquistas que tenho.

      Cump.

      Eliminar
    3. Caro Marco Tavares,

      Também não achei que nos estava a diminuir. Os seus comentários foram simpáticos. A minha resposta, como as outras, são aquelas coisas que nos saem da ponta dos dedos sem grande reflexão. Como digo sempre, o futebol não é um assunto para se levar a sério.

      Um abraço

      Eliminar
  9. Caro Rui,

    Excelente acta da reunião de ontem. Na minha opinião, parece-me que a conclusão é a mesma que na reunião perdida no dragão: em certos jogos não se pode dar um de avanço. Ontem até aguentámos bastante mais tempo "fora-de-campo" sem levar uma batata. Não sei se por nossa culpa ou se por falta de mérito do adversário.
    Em qualquer caso também vejo as críticas ao Leonardo Jardim como um completo disparate. Estava obrigado a inventar. Inventou. Perdeu, mas parece-me que pecebeu exactamente porquê, condição necessária (mas não suficiente) para corrigir e melhorar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Agora é que foram ditas as palavras certas. O LJ tinha que inventar e inventou. Não tinha outra solução. Resta saber se compreendeu o que se passou. Eu quero querer que sim.

      SL

      Eliminar
  10. MEu caro Rui, o seu comentário sobre a procura da benfastv no porto foi a cereja no topo do bolo, ou o picante na francesinha-. Este foi sem duvida o melhor que li nos ultimos 3 dias sobre o grande derby, o derby dos "derbies" ... o derby dos "residuos" no sentido literal da palavra.
    Demos tiros nos pés, os jogadores que auto-se excluiram sabendo das regras, as lesões forçadas, e dentro do campo ou mal posicionados ou receosos desde o inicio do que os esperava, a direcçao ao não adiar o jogo pra proxima semana quando o que temos é calendario, e o proprio treinador ao escalar o time e deixar o factor supresa ser adiado por 48 horas com todo o trabalho do outro lado pra precaver em caso de insistencia.
    JArdim demorou 70 minutos a mexer no lado esquerdo, Jesus teve 2 dias pra preparar o seu lado direito!!

    Bem hajas e continua, sportinguistas no norte são de preservar e louvar!! Isto de alguem que viu o jogo a 1500 km de distancia numa terra verde mas com galinhas que palram mais que galos durante todo o ano pra baixar a crista sistematicamente no final de cada ano!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. add: aqui tens um termo de comparação que atesta a afirmação, "isto foi o melhor que li nos ultimos 3 dias" .. ainda bem que não te baseaste nesta facciosa cronica de tudo o que não se passou em campo e isto é oficial, até aqui se viu que a direcção esteve mal na sucessão de comunicados erroneos e contradizentes para terminar nesta aberraçao.

      http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcronicaderby_110214_124012.asp


      ah e nao assinei.. e como não gosto de anonimos Ricardo dos Açores, os verdadeiros sabem quem são.

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Obrigado pela preferência. Não ter visto o jogo ajudou alguma coisa.

      SL

      Eliminar