quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sem ansiedades ou surpresas


Assim como não há muito jornalismo independente em Portugal (no futebol não há sequer jornalismo, quanto mais independente), também não há uma verdadeira justiça, quanto mais uma justiça desportiva. Igualmente os analistas e comentadores, independentemente do género, laboram quase sempre aconchegados por um qualquer cachecol partidário ou futebolístico, ou alguma dependência económica. Nada de mais. Somos uma comunidade pouco dada a valorizar coisas como a dignidade, a integridade, a justiça ou a verdade. Em qualquer grupo social, político, profissional ou desportivo encontramos estas falhas de carácter. Nuns será mais grave do que noutros. Mas, seja onde for e com quem for, não deixa de ser uma constatação triste. Eu não estou aqui como um interveniente objetivo e independente. Estou aqui, e assim me assumo, como subjetivo e dependente. Aqui! Porque na minha atividade profissional tento ser o mais justo e objetivo possível. Pelo menos tanto quanto as minhas imperfeições mo permitam. Isso sou eu, que não sou conselheiro de ninguém, assim como muitos que felizmente conheço, alguns daqui. Parece que em algumas profissões ou cargos isso não é necessário nem apreciado. "Dura lex, sed lex"!
Devo confessar que também já não perco o sono por causa de injustiças e imundícies políticas, judiciais ou éticas cometidas por algumas elites dirigentes. Não alimento em relação a essas espécies grandes esperanças. Mas não deixo de notar, numa análise puramente antropológica, que há alguns géneros que ao reunirem em si certas particularidades profissionais, regionais e clubísticas, ficam mais dados à repetida bandalheira do que outros. Escapou-me, mas Darwin certamente já o tinha referido.

1 comentário:

  1. Este também ainda vai chegar a Conselheiro: «"Fora de jogo? Foi golo" Foi uma excelente vitória, num campo muito difícil, mas provámos que temos uma humildade tremenda. Todos estão a contribuir", referiu o avançado, questionado sobre o fora de jogo no lance do golo.
    "Não sei se é fora de jogo, o que importa é que foi golo e estou feliz por ter marcado", atirou de pronto.»

    ResponderEliminar