segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Hoje, já se pode dizer alguma coisa

Estava irritado após o jogo contra a Académica. Vim para casa e acabei de corrigir os exames. Para levar a irritação até ao limite, nada melhor do que uma dose completa: um jogo como aquele seguido de uma correção de exames e lançamento das classificações numa plataforma eletrónica que, cada vez que se lá vai, constitui uma verdadeira descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Hoje, menos irritado, já posso dizer alguma coisa. Estamos a sofrer do mesmo mal das duas últimas épocas. Quando as equipas adversárias vêm jogar fechadas, temos muitas dificuldades. Falta-nos maior presença e capacidade de desequilíbrio na zona frontal. O Montero começa a parecer-se com o Wolfswinkel, sozinho na frente. Mesmo assim, é melhor. Segura melhor a bola e joga-a com mais propósito com os seus colegas. Esta dificuldade acentua-se quando os extremos não conseguem desequilibrar. Praticamente, não passaram uma única vez, no um contra um, os defesas.

Sobra o plano B. Entra o Slimani. A equipa fica mais partida quando perde a bola. Com receio dos contra-ataques, ou das transições ofensivas, como agora se diz na novilíngua do futebolês, o Leonardo Jardim não faz avançar muito os médios para ganharem a segunda bola. Mas quando a recupera é muito mais perigosa. Primeiro, porque pode jogar mais comprido para o Slimani. Depois, porque o Montero, quando recua para jogar a dez, faz mais e melhor serviço do que o André Martins. Na última meia hora criaram-se mais oportunidades do que no resto do jogo. Por uma ou outra razão, a bola não entrou. Falta de sorte e mais um penalty que ficou por marcar. Mas também não se pode dar uma hora de avanço ao adversário.

Podíamos ir à Luz em melhores circunstâncias. Podíamos ter deixado o Porto em palpos de aranha. Não conseguimos. Resta-nos fazer um bom resultado com o Benfica. A luta continua.

8 comentários:

  1. Caro Rui,

    Há jogos assim, que correm mal e não se resolvem. Os problemas que refere estão identificados e, mesmo não conhecendo os "reforços de inverno" o facto de incluirem um 10 e um extremo faz-me pensar que a estrutura do clube também concorda consigo.

    Agora o que começa a haver de forma gritante neste campeonato são os jogos assim do Sporting e os jogos assim-assim, do Benfica.

    O Sporting teve um jogo "assim" com o Rio Ave e o sr. Xistra não viu uma clara mão de um defesa do Rio Ave. O Sporting teve outro jogo "assim" com o Nacional, mas lá conseguiu marcar um golo que o Sr. Mota decidiu anular, nem ele sabe porquê. Depois no Estoril, mais um jogo "assim", onde o Sr. Proença não considera uma grande penalidade mesmo à frente dos seus dentes encarnados... e agora mais um jogo "assim", mais uma mão que o Sr. Baptista não viu, coitado estava com atenção ao William Carvalho a esperar ansiosamente que ele fizesse uma qualquer falta e não se pode ver tudo... só resta mesmo saber qual será o próximo "assim"!

    Já o Benfica tem tido jogos assim-assim. Teve um jogo assim-assim com o Arouca, jogou mal mas lá evitou a derrota numa grande penalidade muito discutivel ao cair do pano. Teve outro assim-assim com o Olhanense, estava a perder mas depois veio a ganhar, mostrando para o Manha uma grande capacidade de dar a volta... através de um golo do Lima uns bons metros fora-de-jogo... Com o Porto entre um corropio de disparates do árbitro lá somou mais 3 pontos, que agora em Barcelos escaparam apenas porque o jogo foi assim, a arbitragem foi assim mas... o Cardoso falhou.

    Dito isto, a minha expectativa para a Luz é que seja... "limpinho, limpinho", nada de criar grandes expectativas...

    E assim se decidem campeonatos, neste futebol assim-assim que não merece os árbitros que tem!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Absolutamente claro. Absolutamente brilhante. Um comentário que gostaria de ter escrito.

      SL

      Eliminar
    2. Concordo em tudo. Excelentes análises. Já agora, não quererá o João ser a nossa contratação de inverno? Precisamos de reforço na extrema, principalmente na direita (salvo seja), para esquerda estamos servidos. Ou como um dez acutilante e pensante, não que o Rui não cumpra com extrema eficácia a função mas não dá para todas principalmente em época de exames. Ou até como central para suprir lesões e castigos que se esperam cada vez mais frequentes?
      Ab

      Eliminar
    3. Não esquecer que a homenagem a Eusébio só estará concluida em Maio.

      Eliminar
    4. Caros Rui e A. Trindade,

      Muito obrigado pelas simpáticas palavras. Se procuram um reforço de inverno para a extrema direita lamento mas não sirvo mesmo para a função...

      Não estou muito habituado a estas lides da blogosfera, mas gosto mesmo muito deste blog e sinto-me honrado com a hipótese. Não sei quão útil posso ser, mas se sentirem que posso ajudar tão nobre causa, indiquem-me como vos posso contactar.

      SL,
      João

      Eliminar
    5. Caro João,

      Mande-me os seus dados para rmpmonteiro@hotmail.com. Depois trato do resto.

      Um abraço.

      Rui Monteiro

      Eliminar
  2. O dia ontem amanheceu solarengo pelos Algarves, e foi dessa forma que apressei o retorno á capital, para vir ajudar a empurrar o nosso Sporting, novamente para a liderança (por mais que custe a uns certos manhosos).
    Já ia desconfiado, o Sporting voltou a ser respeitado por alguns, e passou a ser norma, jogarem contra nós num 5-5-0.
    Infelizmente temos um plantel curto, e quando temos 4 jogadores em claro sub-rendimento, torrna-se difícil conseguir algo mais. Capel é uma sombra (ou será antes a realidade?) do que já mostrou, ao Wilson falta-lhe arte, Mané é na verdade um manezinho com muito para crescer, Montero eclipsou-se e André Martins um erro de casting.
    Slimani com 2 bolas faz um golo, ontem só teve uma.
    E a realidade está á vista, nos últimos 4 jogos, empatamos 3 vezes 0-0 e sacamos uma vitoria a ferros em Arouca.
    Nos tempos de compensação, surgem os penalties milagrosos para os adversários, para nós o amarelo que nos retira o "Patrick Vieira" do encontro crucial para alimentar o sonho.

    Ainda assim, estou contente, esta metade do campeonato deu mais gozo que os últimos 4 campeonatos juntos.

    Obrigado por isso Bruno e Leonardo, e que venha de lá o jogo da Luz, á hora certa lá estarei de olhos no ecrã e mini na mão!

    ResponderEliminar
  3. corrigir os exames depois de ver o Sporting empatar? Espero que nao tenhas descarregado nos miudos =P

    ResponderEliminar