segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cai o Bettencourt, levanta-se o Sporting

A Bloomberg (ou lá como isso se chama) anunciou que as acções da SAD do Sporting subiram 16,13% na bolsa Euronext Lisboa, esta segunda-feira, depois do anúncio da demissão de Bettencourt.

Nestas coisas do futebol penso como o Greenspan, os mercados têm sempre razão e auto-regulam-se. Imaginem o que acontecerá quando despedirmos o Paulo Sérgio, o Costinha e o Couceiro? É inimaginável, então, o que acontecerá quando contratarmos um treinador decente.

Mais, o que é que o Sócrates anda a fazer no Qatar? Se querem colocar a dívida pública, falem connosco.

4 comentários:

  1. se tivesses um pinguinho de inteligência percebias que a subida das acções era por causa disto:
    A Sporting SAD informou esta segunda-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de que procedeu ao registo comercial da deliberação de aumento do seu capital social, que passou a ser de 39 milhões de euros.

    O aumento de capital social da Sporting SAD foi aprovado em Assembleia-Geral da sociedade, realizada a 9 de setembro de 2010.

    "Em resultado, o capital social da Sporting SAD passou a ser de 39 milhões de euros, representado por 39.000.000 de ações, com o valor nominal de 1 euro cada", refere o segundo ponto da nota enviada à CMVM.

    O aumento de capital social da Sporting SAD decorre da "operação harmónio" lançada em 2010, integrada no plano de reestruturação financeira que visa uma saída para a falência técnica em que se encontrava.

    Antes deste aumento de capital, a SAD procedeu à descida do capital social de 42 para 21 milhões de euros, por redução do valor das ações de 2 para 1 euro.

    Seguiu-se uma emissão de 18 milhões de ações e consequente aumento do capital para 39 milhões de euros.

    O plano previa ainda a emissão de 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações ao fim de cinco anos, com valor nominal de um euro cada.

    Em declarações à Agência Lusa em 10 de dezembro, o diretor financeiro do Sporting, Carlos Fonseca, explicou que a contabilização dos VMOC seria efetuada aquando da respetiva operação de subscrição, que deveria ocorrer durante este mês de janeiro.

    No caso de uma tomada firme dos VMOC postos a subscrição e sendo a taxa de juro anual de 3%, prevê-se que no período de cinco anos de duração dos VMOC sejam pagos 15 por cento de juros e contabilizados como capitais próprios 46,75 milhões de euros, o que significa que, por efeito das duas operações, os capitais próprios aumentam 64,75 milhões de euros.

    Os capitais próprios passariam assim para 22,308 milhões de euros, o suficiente para cumprir o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, ao exceder metade do capital social de 39 milhões de euros.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Ainda bem que percebeu que este post era sobre as acções do Sporting. Estava com medo que pudessem pensar que era uma ironia sobre a qualidade ou falta dela, principalmente, do nosso treinador.

    Já agora faça um favor a si próprio. Não gosta de ironias; não aprecia o estilo; não tem problemas. Não vem cá, não lê e o mundo no seu conjunto fica mais feliz ou, se quiser, menos infeliz.

    Para todos efeitos, muito lhe agradeço a informação sobre a alteração do capital social do Sporting. É um assunto que muito me interessa e que procuro acompanhar muito de perto. Obrigado por isso.

    ResponderEliminar
  3. como é possivel haver algo/alguem que venha criticar este blog.

    um verdadeiro sportinguista (meu caso) ,farta-se de rir aqui com as verdades camufladas e ironicas.

    Rui Monteiro , you are the man

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Estou completamente de acordo consigo. Já me basta o que passo em casa.

    Um abraço e volte sempre. É um gosto tê-lo como leitor.

    ResponderEliminar