quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Momentos Únicos: Homenagem aos Saucedos Desconhecidos…




As imagens de forte conteúdo simbólico desta notável curta metragem da autoria do realizador argentino Leandro Grimi, pretendem recordar e homenagear “unhas” tão promissoras do "Hall of Fame" leonino, como ….
Uchoa, Bukovac, Kikas, Hamilton, Bela Katzirz, Jason, Roger Wilde, Kaloga, Diallo, Fernando Cruz, Saucedo, Duílio, Forbes, McDonald, Peter Houtman, Rodolfo Rodriguez, Eskilsson, Ali Hassan, Miguel, Carlton Banze, João Luís II, Maside, Portela, Valtinho, Edel, Bozinowski, Guentchev, Tó-Zé, Barny, Carlos Jorge, Luís Miguel II,  Lemajic, Costinha, Luís Vasco, Chiquinho Conde, Pedro Martins, Afonso Martins, Mauro Soares, Ouattara, Skuhravy, Gil Baiano, Balajic, César Ramirez, Missé-Missé, Nenê, Didier Lang, Renato, Leão, Giménez (mais tarde conhecido como Bruno Marioni…), Ivo Damas, Kmet, Krpan, …., …., …., ….
…. que, ao longo dos anos 80 e 90, deram o seu melhor em prol do futebol do Sporting, acabando, no entanto, por… tropeçar em si próprios e cair desamparados no esquecimento. Como dizia Epicuro “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo".

2 comentários:

  1. Lembro-me bem desse Guentchev. Ao que parece não era assim tão tosco...
    Carlton Banze?! Fdx, não me lembro desse tipo! Mas que tem nome de jogador da bola, ah isso têm...

    ResponderEliminar
  2. Caro DUX_XXI,

    Concordo que o Guentchev era razoável - embora fosse pouco agressivo e não tenha sido muito utilizado, julgo que até marcou um bom golo numa final da Supertaça contra o Benfica.

    Já o Calton foi a famosa unha negra do Leão, um moçambicano entradote contratado na época do Jorge Gonçalves (algures por Janeiro) e que praticamente não jogou pelo Sporting, transitando depois para o Atlético.

    Por curiosidade, estive, entretanto, a pesquisar e, pelos vistos, o nosso Calton, depois de ainda jogar em múltiplos clubes, veio a treinar o Fornos de Algodres, o Arcozelo da Serra, os Penaverdenses e o Figueiró da Granja. Foi também comentador desportivo numa rádio e num jornal da Guarda, enquanto trabalhava como motorista de uma casa de materiais de construção em Fornos. Mais tarde, regressou a Moçambique para treinar as camadas jovens de um clube de Lourenço Marques e, vejam lá, actualmente, é... o seleccionador dos sub-20 “Mambinhas”. Como dizia o Rui Monteiro sobre o Diallo e Kalloga, também neste caso, se não fossemos nós, o que teria sido do futuro de Calton? Tal como no exército, connosco ninguém fica para trás…

    ResponderEliminar