domingo, 5 de dezembro de 2010

Sporting (em)polga

Passei o fim-de-semana a anti-histamínicos. Assim, hoje, tive mais uma razão para me sentir ensonado a ver um jogo do Sporting. Tão ensonado estive que não me lembro de grande coisa.

O treinador, por força das circunstâncias, está com cada vez menos margem de manobra para baralhar e dar de novo. Na defesa não há muito a fazer. Jogam aqueles e mais nada. Ainda lhe deu na cabeça inventar aquela da dupla Abel – João Pereira na ala direita, mas, depois do João Pereira lhe dizer que andava amuado, passou-lhe.

No meio campo jogam aqueles três. O Pedro Mendes e o Maniche porque mandam no treinador (com a vantagem de o Pedro Mendes ainda fazer as vezes de treinador dentro de campo). O André Santos porque corre e joga por eles.

No ataque, o Postiga joga sempre e a até ao último minuto praticamente; mesmo quando está a entrar em coma. Sobram dois lugares. Um acaba por ser para o Liedson. Porque ou ele começa a jogar e ainda podemos aspirar a alguma coisa ou então nada feito. Sobra um. Hoje calhou ao Vukcevic. Jogou bem, em minha opinião. O que, provavelmente, significa que para o próximo jogo sai.

Quanto ao jogo, como disse, lembro-me de pouco. Na segunda parte, então, penso que não terá acontecido mesmo nada. O Patrício está cada vez mais guarda-redes. O André Santos começa a parecer melhor que o Moutinho (atenção, só deixei de gostar do Moutinho quando o começaram a por a jogar a 10; nessa posição decidia sempre mal: passava quando devia fintar ou levar a bola, levava a bola ou fintava quando a devia passar).

Dois ou três apontamentos finais. Os livres são marcados por quem berra mais alto. Nem sei sequer se esse é o critério. Quando vi, primeiro, o Polga e, depois, o Postiga a marcar livres directos à entrada da área, ia-me dando uma coisa. Vale a pena não insistir com o Vukcevic e o Maniche não vão eles querer marcar golos. No golo do Portimonense, assistiu-se a mais um capítulo da nossa interminável saga de golos sofridos na sequência de lances de bola parada. A defesa, como diz o meu amigo Júlio Pereira, avançou às arrecuas para a bola.

Por fim, o nosso treinador teve que contribuir para uma parte final do jogo mais emocionante. Alguém lhe deve ter dito que quando estamos a ganhar devemos defender com unhas e dentes o resultado mesmo que o adversário não ataque. Assim não foi de modas: tratou de tirar um avançado para meter um defesa e deixar-se pressionar pelo adversário.

Isto foi tudo tão chocho que não me ocorre sequer a “punch line” habitual.

2 comentários:

  1. independentemente do jogo, do resultado, da exibição, hoje é o dia que fica para a história como o dia em que alguém decidiu que era boa ideia escolher o Polga para bater um livre directo. Quando um gajo achava que o quotidiano deste clube não conseguiria comportar mais bizarria… eis que nos surpreendem. O Polga. A bater livres.Ó pá stª paciência pra isto...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Já vi marcar livres de muitas formas. Numa determinada altura estava na moda os livres em "folha seca". Nunca percebi bem a alegoria. Agora o que nunca vi foi o pontapé livre à Polga que são os livres em "jeito de pontapé de baliza".

    SL

    ResponderEliminar