domingo, 21 de dezembro de 2014

Slimani contra o resto do mundo

O Slimani é o único que sabe jogar com intensidade, como agora se costuma dizer. Desmarca-se em profundidade ou para as laterais para receber a bola. Tabela com alguém – nos famigerados apoios frontais – e corre para a área como um maluco para ver se alguém lá mete a bola. Vai a todas, ganha os lances de cabeça nas biqueiradas que o guarda-redes ou os defesas mandam para a frente. Fartou-se de criar perigo nos lances de bola parada, como o que originou o golo. É ele e mais uma ou outra honrosa exceção, como o William Carvalho ou o Paulo Oliveira.

Mesmo com o cérbero oxigenado, o Adrien já só faz asneira. A acabar o jogo, quando já não podia com uma gata pelo rabo, arranjou maneira de o expulsarem e de criar uma oportunidade de golo para o Nacional. Ninguém percebe como é que deixam o rapaz chegar aquele estado sem o substituírem.

O Maurício é um susto. Os laterais são inconsequentes no ataque e tremem na defesa. O João Mário julgava que estava a jogar futebol de praia. Os extremos foram autênticas nulidades. Salvou-se o golo do Mané e os últimos momentos do Carrillo. Os últimos minutos do Carrillo foram absolutamente geniais. Praticamente sozinho acabou com o jogo. Os jogadores do Nacional não sabiam o que fazer. Se entravam à bola, acabavam a fazer fracas figuras. Se não entravam, ele não se mexia e não saía dali com a bola.

O Nacional é treinado pelo Manuel Machado e isso diz tudo. Ninguém tem menos de um metro e oitenta. Todos jogam forte e feio. Só quando estavam a perder é que lá resolveu meter um rapaz que sabia jogar à bola.


(Falta uma nota para o Patrício. Uma noite a tremer de frio e, de repente, aparece-lhe um jogador do Nacional completamente isolado. Mais uma saída à Patrício, só que desta vez sofreu uma entrada violenta. O Duarte Gomes nem sequer marcou falta)

17 comentários:

  1. Não marcou falta nem fora de jogo. Pensaram que era o Maxi Caceteiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esse lance foi lamentável, assim como aquele que envolveu o nosso lateral esquerdo. O Duarte Gomes no seu melhor.

      SL

      Eliminar
  2. Meu caro, parabéns pela análise ao jogo, concordo em absoluto.Pelo que se lê na blogosfera, aquilo que era verdade ontem, agora é uma grande mentira..decididamente a coerência não é o forte de muitos sportinguistas...um feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A primeira parte foi um autêntico susto. Foi o Slimani e um pouco de WC e PO. A segunda parte foi melhor, porque o WC jogou melhor. Mas não foi muito mais do que isso.

      SL

      Eliminar
    2. Quanto ao post, nada a reparar.
      Quanto ao uso de, somente, iniciais para apressar a escrita, só um reparo: não o faça com o William Carvalho; use William, ou W. Carvalho mas nunca WC.

      abraço

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Tem toda a razão. Não tem, nem pode, ter qualquer interpretação. Obrigado pelo reparo.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Tranquilo. Proximo joao temos o Nani de Volta;) até lá Boas Festas 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O problema é que vamos perder o Slimani.

      Boas Festas.

      Eliminar
  4. Afinal nem borrascas, nem trovoadas nem alinhamentos estelares. Apenas um dia cinzento, com uma vitoria mais do que merecida da melhor equipa.
    Aconselho o ilustre Rui, uma ida urgente ao otorrino mais proximo, para tratar um faro que felizmente se revelou muito pouco apurado.

    Teremos agora algum tempo para descontrair, aproveitando para ver os nossos jovens em accao, num jogo para entreter na tal Taça Lucilio Batista.

    Uma boa semana de trabalho para todos vós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não ouviu a conferência do treinador. Ouvindo a conferência do Presidente e depois a do treinador, só podemos concluir que está tudo bem.

      A lógica é sempre a mesma: desde que se ganhe está tudo bem. O problema é que não se pode ganhar sempre; a não ser o Benfica (como se viu hoje mais uma vez).

      SL

      Eliminar
    2. É isso mesmo. Até parece que houve sintonia entre BC e MS...

      No início de 2012, Domingos, muito contestado, vai à Choupana e vence por 1-0 (golo de Rinaudo), que dá o acesso à final da Taça. Segue-se a Taça da Liga onde não ganha 1 jogo e perde em casa com as reservas do Gil Vicente e empata (também em casa) com as reservas do Moreirense (então na II Liga). Foi para a rua.

      Agora segue-se a Taça da Liga. Dejá vù?

      Eliminar
    3. De história percebe pouco, o que não se compreende!
      Vá lá ver melhor qual foi o resultado desse jogo e veja também se o jogo não foi para a taça (meias finais) e se já não estávamos em fase mais adiantada da época!
      SL

      Eliminar
    4. Tem razão. Não fui investigar e pensava mesmo que tinha sido pela margem mínima (a dúvida seria se era 1-0 ou 2-1; afinal foi 3-1...) Obrigado.
      A memória já não é a melhor. Os jogos da Taça da Liga tinham sido imediatamente antes desse jogo na Choupana

      Mas olhe que eu nunca disse que o jogo em questão não era para a taça, nem que o espaço temporal era o mesmo.

      Mais uma vez obrigado pelo reparo.

      Eliminar
    5. Meus caros,

      O que refere o Cantinho do Morais é uma história mais ou menos conhecida. Repete-se vezes sem conta. Umas vezes como tragédia, outras como farsa. Mas a asneira está a um fósforo.

      SL

      Eliminar
    6. E não está sempre?

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Ultimammente, não tenho comentado pois, na esmagadora maioria dos casos, seria para concordar e elogiar os textos, o que me conferiria de imediato o epíteto de »manteigueiro« ou semelhante. Não que tal adjectivação me incomodasse, mas roubar-me-ia tempo por via das respostas que me veria obrigado a »postar«.

    De qualquer forma, e mesmo absorvido numa teorias e investigações que tenho em curso, permita-me cumprimentá-lo por mais esta serena e lúcida análise.

    Quanto à borrasca, ainda não a descarto.

    Sinceros cumprimentos e desejos de Boas Festas,


    Niels Bohr

    ResponderEliminar
  6. O Duarte gomes, não marcar falta sobre o Rui, não admira nada, questões antigas, que ele não consegue resolver (esquecer). Só espero que o Sporting deixe de pagar por isso:

    ResponderEliminar