sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

E mais não digo …

Para análise desta novela, que envolve a Presidência do Sporting e o seu treinador (Marco Silva), nada melhor do que reler o “Allegro ma non troppo” de Carlo M. Cipolla. Os homens são classificados com recurso a um plano cartesiano (cada quadrante corresponde a uma dada classificação): os inteligentes (Quadrante I), os ingénuos (Quadrante II), os estúpidos (Quadrante III) e os bandidos (Quadrante (IV). Os inteligentes são os que estabelecem com outros relações “win-win”. Os ingénuos são os que, ingenuamente, beneficiam os outros, prejudicando-se (“lose-win”). Os estúpidos são os que, estupidamente, prejudicam os outros e prejudicam-se a si próprios (“lose-lose”). Os bandidos ganham quando se relacionam com os outros, saindo estes a perder (“win-lose”).

A partir desta representação, Cipolla estabelece as leis fundamentais da estupidez humana. Conclui que, para a humanidade no seu conjunto, os estúpidos são mais perigosos do que os bandidos. Quando alguém rouba 20€ a outrem, o bem-estar social mantém-se inalterado, isto é, a sociedade no seu conjunto não sai prejudicada nem beneficiada. Coisa diferente acontece quando os estúpidos entram em ação: perdem todos e, assim, perde a sociedade no seu conjunto.

Admitir que se pode estar a favor da Presidência do Sporting e contra o seu treinador é uma contradição. Estar contra o treinador pressupõe, sempre, uma avaliação negativa de quem o escolheu e, portanto, da Presidência do Sporting. Mais, a forma como este processo está a ser conduzido – colocando os dois contendores no mesmo plano - levará sempre a que a Presidência do Sporting perca mais do que o seu treinador, o que a transforma num estúpido mais próximo do ingénuo do que do bandido. O que esperávamos era uma Presidência do Sporting inteligente e mais não digo.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Rui Monteiro, neste meu comentário vai um pedido de ajuda urgente! Muito urgente! É que estou farto de dar voltas aos meus pobres neurónios e até agora não consegui colocar o NARCISO no quadrante certo!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ele estabeleceu uma relação contratual com o Marco Silva. Vão sair os dois a perder. Não vão só sair os dois a perder (ainda seria ao menos). Vai sair a perder o Sporting. Cada um que o coloque no quadrante que quiser.

      SL

      Eliminar
  3. É pá, que chatice: afinal não há guerra e o gajo fica. E os bons e credíveis jornalistas que já noticiavam a saída do rapaz, agora desdizem e afirmam que a culpa é do presidente que não devia ter deixado chegar a coisa tão longe. Fazem a festa atiram os foguetes e apanham as canas, mas os culpados são os outros. Lamentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mando do quem é que o José Eduardo anda a dizer mal do treinador? O que se está a passar é verdadeiramente VERGONHOSO!

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Não sei o resultado desta novela. Seja qual for, é mau. Se era para ficar, estavam calados. Não faziam conferências de imprensa nem comunicados. Marcavam as reuniões que quisessem, discutiam o que tinham a discutir, tudo com a maior reserva.

      Como disse, o resultado é mau. Sai fragilizado o treinador e sai fragilizada a Presidência do Sporting também. Sai prejudicado o Sporting. Não sei a que se deve tudo isto. Não gosto de qualificar as pessoas. Agora, no final sobra amadorismo.

      SL

      Eliminar
  4. Lamentável é ver adeptos que vão em cantigas de jornalistas manhosos, vendidos e contrários ao Sporting. Tenham vergonha de se apelidarem de sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já cá faltava. A culpa é dos sportinguistas e da comunicação social.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui
    Excelente post e excelente livro o «Allegro ma non troppo». Uma história universal da estupidez humana sempre atual. Quanto ao (não) assunto do seu post, parece-me que não existe culpa pois, ao que dizem os “puros”, não existe pecado, a não ser na mente maldosa da imprensa que obriga o presidente a abandonar o “desconforto do seu lar”. Eu também acho que neste caso não existiam problemas, a não ser aqueles que foram e vão sendo inventados e, neste caso, não só pela imprensa.
    Neste desfecho algo burlesco, mesmo que ainda longe do termo da novela, apetece lembrar o Bocage para tentar salvar a face da direção do nosso clube:
    «o peido que aquela senhora deu, não foi ela, fui eu.»
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Seja como for, continuamos um grande clube. Independentemente de darmos mais um tiro no pé, a imprensa dá uma dimensão a tudo que não se compara a mais ninguém. Qual Benfica, qual Porto, qual quê. Só o Sócrates é que se pode bater de igual para igual connosco.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    A obra de Cipolla seria perfeita se não omitisse o quadrante de alguns portugueses, infelizmente cada vez mais. É grande a complexidade e perigosidade deste quadrante por via da »miscigenação« da estupidez com outras subcategorias como a ignorância, ganância, desonestidade a todos os níveis e, a pior de todas, ingratidão. Aplique-se este cocktail ás paixões do futebol e…

    De qualquer forma, é sempre bom acordar todos os dias. Mesmo para quem como eu, já lá está (tenho Sporting TV, aqui no Inferno, por isso a coisa suporta-se).

    Saudações Leoninas,

    José Teixeira da Silva
    (muitos insistem em me chamar Zé do Telhado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com a Sporting TV, até o Inferno se transforma num local agradável.

      Um abraço

      Eliminar
  7. Caro Rui obrigado pelo texto e análise.
    Agradeço-lhe o cuidado e educação de responder a todos (algo raro em Portugal, onde não se responde a nada e ninguèm - eu que o diga na minha actividade profissional.
    Ser-le-ia possível, porque estou curioso do seu texto, desenvolver a matriz SWOT para este momento do nosso Sporting.
    Um abraço da Senhora da Hora, votos de um bom ano para si e família.
    CFB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Numa outra das minhas vidas, sou professor de economia e gestão na Universidade do Porto. Procuro ensinar alguma coisa sobre estratégia. Na componente de diagnóstico lá vai aparecendo a análise SWOT.

      Vamos ver se arranjo tempo para o que me pede.

      Um Bom Ano para si e para os seus.

      Eliminar
  8. Excelente Post

    Ass.: BPereira

    ResponderEliminar