terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Deitar fora o menino com a água do banho

O Sporting não está tão bem como poderia no Campeonato. Em todas as outras competições, tudo se mantém em aberto, coisa que os nossos principais adversários – Benfica e Porto – não se podem vangloriar. Mesmo no Campeonato, a classificação reflete as nossas insuficiências, mas também a forma despudorada como o Benfica tem vindo a ser levado ao colo.

O Marco Silva não é o Sá Pinto ou o Paulo Sérgio, que ao fim de meia dúzia de jogos já todos tínhamos percebido que não sabiam bem o que andavam a fazer. Não se pode deitar fora o menino com a água do banho.

Como já li por aí, se as notícias são falsas, desmintam-nas. Se são verdadeiras, uma de duas: ou se entendem ou rescindem o contrato. Em qualquer das três hipóteses, comuniquem rapidamente o que (não) se passa. Que ninguém tenha ilusões, se rescindirem com o Marco Silva, a Presidência do Sporting perde o estado de graça, isto é, no curto prazo fica exposta ao primeiro mau resultado que aconteça. É que os prognósticos só se fazem no fim dos jogos.

18 comentários:

  1. "Deitar fora o menino com a água do banho", será um doloroso e estúpido "haraquiri"!...

    Grande abraço e um Bom Natal!

    ResponderEliminar
  2. Afinal a borrasca vinha aí, não dentro mas fora do campo, pois á flor da relva, tivemos homens a lutar e a demonstrar que atitude não lhes falta.
    Quando se perde o estado de graça, entra-se numa fase de duvida, que pode terminar com tudo ou com nada.
    Neste caso, e quando a concorrencia já vem anunciando em tom jocoso que o Vitor das Arabias vem a caminho, passamos directamente do estado de graça para o estado de desgraça.
    Por via das duvidas, vou cancelar o debito directo em conta, que permite o pagamento da dizima mensal.

    Bom Natal e votos de reconciliação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Somos especialistas a dar tiros nos pés. Quando se quer despedir, despede-se. Quando se quer corrigir o rumo, fala-se com quem se deve e corrige-se o rumo. Faz-se tudo isto de forma discreta e não alimentando novelas.

      Um grande Natal e um abraço

      Eliminar
  3. Especialistas em dar tiros nos pés, quem? Alguns adeptos não há dúvida que são. Será que não percebem que o objectivo de apenas dois clubes na disputa se mantém? Alguém reparou que o Mané respondeu que o presidente lhes dava sempre muita força e que deveriam "morrer" por ele pois é uma pessoa muito importante para o clube; e que nem um jornal desportivo referiu essa afirmação. Será que não repararam que o Sporting fez um congresso importante para o futebol e esses grandes jornais praticamente nem referiram o assunto? Será que não reparam as discrepâncias existentes entre tudo o que o treinador ou o presidente diz e aquilo que os jornais referem. Há muitas maneira de mentir. Até repetindo frases que, de facto, foram ditas.A verdade é que a luta pela sobrevivência do nosso clube como grande clube é muito difícil e todos temos que estar conscientes disso e decidir de que lado queremos estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Devemos decidir estar do lado do Sporting e tão-só.

      SL

      Eliminar
    2. O meu amigo anónimo se calhar anda cego surdo e mudo...e esta crise (que o presidente diz que não existe) é ficção da imprensa e dos sportinguistas maldosos que precisam ser exorcisados...o rei não vai nu, pois não anónimo? E já agora porquê anónimo? Não tem nome próprio ou receia expõr-se?

      Eliminar
  4. Estou com o Anónimo das 19,42. 2 Haraquiri" ao SCP estão a fazer os bloguistas ditos do SCP alimentar rumores e a ficarem do lado do inimigo. Nunca mais apreendem.O SCP esta em Blackout não vai fazer desmentido nenhum porque até é falso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foi a única de decisão sábia neste últimos tempos:o "blackout".

      SL

      Eliminar
  5. Não deve tardar a conversa sobre croquetes ou rissóis. Em todo o caso…São legítimas as opiniões de exemplares sportinguistas anónimos, tais como as de outros. «Tapar o sol com a peneira», a «lei da rolha», o apregoar o «unanimismo seguidista», em suma, o assobiar para o lado a fingir que tudo está bem, posição que tanto aqui criticámos sobre muitos assuntos, é que já me parece um caminho muito discutível. Essa do tiro no pé do Rui é que foi pena pois já estava a acabar o cartoon de natal aqui para o blogue e agora vou parecer, também eu, um seguidista. Paciência.

    ResponderEliminar
  6. A minha surpresa foi o Bruno de Carvalho não ter começado a aparvalhar mais cedo, mas não houve oportunidade. Com o Jesualdo Ferreira nem sequer havia conversa. Com o Leonardo Jardim, que BdC apesar de tudo respeitava, as relações eram frias e distantes, por um lado devido à personalidade do Jardim, mas também porque o treinador não embarcava na onda de idolatria do presidente. Além disso, era o primeiro ano de BdC e este andava mais "manso", para não espantar a caça, ou seja, os bancos e os adeptos mais cépticos.

    Agora, embalado pela época anterior em que quase tudo lhe correu bem, sente-se mais à vontade para se expandir, achando que o Marco Silva por ser novo tinha de ser servil, como toda a gente que rodeia o presidente do Sporting. Parece-me que devido a uma personalidade afável e por não ter a experiência e o currículo do seu antecessor, o actual treinador foi compactuando com muitas coisas que com o Jardim jamais se passariam. Mas o MS parece que encheu o saco e agora não se importa que a corda parta, desde que receba o dele e saia de cara levantada, até porque tem toda a carreira à frente dele e não quer ser mais um jovem treinador cuja passagem por Alvalade interrompeu a ascensão na carreira. Só para lembrar alguns treinadores a quem isso recentemente aconteceu: Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Peseiro e Domingos Paciência...

    Podemos sempre acreditar na versão do presidente de que o MS é um agente da Doyen, ou vê-lo pelo que ele realmente é: um contador de estórias, muito sportinguista, desenrascado, mas muito mal aconselhado e assessorado, e pior, sem apoios financeiros. É o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Essa do MS ser um agente da Doyen é espantosa. Talvez tenha sido por isso que demos três batatas ao Porto.

      Bom Natal

      Eliminar
  7. Caro amigo Rui,

    Eu estou de acordo. Aliás iria até mais longe, porque isto de falar publicamente só pode ser mesmo para arranjar lenha para nos queimar. Se não vejamos, os nossos (assim como os dos outros) não têm propriamente por vocação a declamação de grandes frases, poemas ou pensamentos. Portanto, isto de andar sempre com os microfones na lapela só serve mesmo para apanhar frases infelizes (às vezes divertidas, reconheço) e potencialmente prejudiciais para as relações internas. É só prejuizo, portanto.

    Assim, eu proponho mesmo que o "blackout" passa a ser o paradigma. Teremos de deixar de falar em "blackout", claro, porque não faz sentido continuar a utilizar um termo técnico para o status quo, e a única massada é que teremos de inventar um termo para quando quisermos quebrar o silêncio, mas isso pode ser uma tarefa para os assessores de imprensa e professores de canto que pagamos principescamente. Aliás, se o "blackout" fosse regra podíamos dispensar os honorários desses especialistas da voz, cuja função se tornaria obviamente obsoleta. Eram mais uns cobres para o pavilhão. Só vantagens!

    Um Abraço e Boas Festas,
    Pedro Humberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Humberto,

      Não gosto de qualificar as pessoas, muito menos quando são do meu clube. Agora, conheço bem a gestão das organizações. Cheiro à distância a asneira.

      Um bom Natal

      Eliminar
  8. O BdC para além de ficar sem um bom e barato treinador muito dificilmente encontrará outro que ature estes comportamentos.

    Não havia necessidade. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Daniel,

      Se despedir o MS, perde o estado de graça. A partir daí, se os resultados não melhorarem, o próximo a sair é o BdC. No futebol é assim.

      SL

      Eliminar
  9. Amigo Rui, pasmo e entristeço com as noticias: parece que o BC sempre vai despedir o Marco Silva. Apesar de nunca ter achado que este homem merecesse ser presidente do Sporting (infelizmente, todos os homens que têm passado pelo cadeirão têm merecido a nossa repulsa e tristeza) demos todos o tal benefício da dúvida, apesar de achar que o senhor nunca merecesse o estado de graça que falas. Porém, este durou pouco.
    Só há uma conclusão a tirar: o 25 de Abril, e a liberdade de expressão e opinião que se seguiram, estão a regredir, ou seja, um miúdo de 42 anos é incapaz de conviver com alguém competente mas com ideias próprias. Alguém assim não merece ser presidente do clube da minha rua e muito menos do nosso Sporting!! Despeçam o BC, já!! Um abraço e bom ano para ti e para a tua família. Francisco Martins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      É sempre bom reencontrarmo-nos nem que seja a propósito do BdC e do MS. Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus.

      Estou de férias e aproveitei para escrever um novo "post" sobre este assunto. Há uma enorme falta de responsabilidade e sentido institucional da Presidência do Sporting.

      Estávamos fartos de uma certa dinastia no Sporting que nos levou à ruína, financeira e moral. Demos o benefício da dúvida ao BdC. Está-se a portar como um menino. É pena.

      Um abraço e um bom Ano de 2015

      Eliminar