terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Os dois avançados

Temos defendido que na maior parte dos jogos em casa se deve jogar com dois avançados. Não se trata de uma tática standard, independente dos adversários. Implica preparação da equipa para jogar assim. Pressupõe uma maior pressão na saída de bola do adversário, com a defesa mais posicionada sobre a linha do meio campo. Agora, isso é trabalho de treinador, que não somos.

A principal vantagem desta tática não é sobre o modelo de jogo do Sporting. É o efeito que gera sobre o modelo de jogo do adversário. Os adversários quando vêm a Alvalade jogam em função do modelo de jogo do Sporting. Não apresentam um modelo independente daquelas que forem as opções táticas do Sporting.

Jogando assim, os adversários vêm a Alvalade para sofrer. Recuam e metem-se dentro de área desde o início. Não tentam o contra-ataque nem nada de semelhante. A maior parte das vezes, o que pretendem é ver-se livre da bola o mais depressa possível. Em nenhum momento, pretendem dividir o jogo.

É preferível começar assim do que acabar assim, como vimos acontecer nos últimos anos por diversas vezes e nesta época também (como contra o Paços de Ferreira, Arouca e Belenenses). Os adversários entram condicionados e para perder por poucos. Só foi pena que contra o Setúbal não tenhamos ganhado, como devíamos, por uns seis. Se tivesse acontecido, as outras equipas já ficavam a saber com o que é que contavam.

1 comentário:

  1. Olá!
    A todos vocês que são fãs de futebol e que gostam de apostar nos resultados dos jogos, talvez queiram participar no concurso da Fan Valley. Em jogo estão um iPhone e vários outros prémios! Como participar?
    Instalem a aplicação Fan Valley – app de futebol – no vosso smartphone,
    Tornem-se fãs de um dos teus clubes favoritos,
    Dêem o vosso palpite para os resultados dos jogos dos clubes nacionais.

    Cada aposta certa é uma hipótese de ganhar!
    Participem até 21 de Dezembro 2014!
    www.fanvalley.org

    ResponderEliminar