segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mais prognósticos no fim do jogo

1. Dissemo-lo por diversas vezes e repetimos mais uma: a Liga dos Campeões não é uma competição em que um clube como o Sporting possa fazer muito mais do que ofício de corpo presente. É uma participação bem paga, mas não mais do que isso.

2. O que interessa são os jogos como o de ontem, contra o Moreirense. Trocava de bom grado todos os resultados positivos da Liga dos Campeões pelas vitórias contra o Moreirense, Belenenses e Paços de Ferreira em casa.

3. A questão é se os resultados depois da Liga dos Campeões se devem à falta de atitude dos jogadores ou a outra coisa bem diferente. A desculpa da atitude dá para tudo, mas serve para pouco. Justifica o jogo contra o Guimarães, em que pensávamos que podíamos continuar com elevada nota artística mesmo num campo impraticável e com um adversário aguerrido; não se justifica os restantes jogos.

4. A questão é de qualidade dos jogadores e da disponibilidade física para se jogar sempre em correrias permanentes e em ataque continuado. A equipa não dá para tudo. Os jogadores de qualidade não abundam. As opções táticas do treinador não poupam os jogadores.

5. As opções táticas do treinador não podem deixar de estar no centro deste debate. Desgastam os jogadores; nem sempre os permite colocar a jogar da melhor forma e nas melhores posições; transforma a zona central num autêntico baldio. Enfim, mesmo a ganhar, o Sporting está sempre exposto ao ataque adversário.

6. Os campeões em Portugal não são as equipas que melhor jogam ao ataque. São as equipas que defendem competentemente, pressionam os árbitros, intimidam os adversários e, sobretudo nos jogos mais difíceis, marcam golos de bola parada ou em molhadas várias.

7. O Marco Silva é bom treinador. A equipa joga, mais bem do que mal, segundo as suas ideias. Sabemos bem o que é um treinador sem ideias ou que não sabe colocar os jogadores a jogar de acordo com elas. Tem que ser mais realista, mais cínico e colocar a equipa a jogar de acordo com as características dos seus jogadores.

8. O caso do William Carvalho é o mais evidente. Não é, não pode ser, pior jogador hoje do que era na época passada. O que se lhe pede é que não é o mesmo. Ou arranja outro para o lugar, o que não vislumbro, ou então ajusta a forma da equipa a jogar às características do William Carvalho. É que a defesa sofre com este posicionamento do William Carvalho. A questão do controlo da profundidade é mais treta do que outra coisa. Os médios adversários aparecem sempre sem pressão e a dispor de todas as opções em aberto.

7 comentários:

  1. Caro Rui,

    A meu ver não se pode colocar a questão do William como apenas uma consequência de um novo tipo de solicitação. Isso existe e tem razão no que diz. Porém, menos copos e abdicar das picanhas com o Mauricio e Jefferson também podem ajudar... O homem a correr parece que está a jogar futebol de praia!

    SL

    RF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Mas o treinador tem que tomar conta deste assunto se assim é. Andei na tropa. Sei como é que abatem banhas.

      SL

      Eliminar
  2. Um livro que compro, sem olhar à capa ou ao preço! Bastou-me ter a "primeira página"! Está lá tudo e aqui fica a minha adesão.

    Mas quer-me parecer que a achega de RF, talvez não seja tão "sem sentido" como alguns possam pensar! Não quero ser apelidado de "má língua", mas por baixo daqueles calções verdes horríveis, tenho a impressão de ver uma "picanha" em cada nádega!...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Álamo,

      Essa eventual situação do WC preocupa-me. Preocupa-me pela situação em si. Preocupa-me porque isso significa que o treinador e a restante organização do futebol do Sporting anda a dormir.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Que saudades do LJ. Podiamos não jogar nada, mas se o jogo estivesse empatado aí aos 65/70 minutos, começava um massacre como nunca vi o Sporting fazer, desde que me lembro de ver futebol. As linhas estavam sempre bem juntinhas e em espaços curtos o William limpava tudo. Agora esta época poem o homem a correr 20 ou 30 metros, claro que nao rende o mesmo. Para isso mais valia ter lá o Rinaudo que esse gostava deste vai e vém constante. Espero que o MS aprenda a lição e começe a por a equipa a ganhar jogos, mais do que jogar bem, neste momento temos é de ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      Se era para jogar assim, de facto, o Rinaudo servia melhor. Há falta de organização na zona central do terreno. A defesa não é responsável em exclusivo pelas sucessivas barracadas.

      SL

      Eliminar
  4. Passar à rasca em Vizela não é uma questão de falta de qualidade ou de erros táticos.

    É mesmo um problema de atitude.

    ResponderEliminar