quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Há estarolas que são mais iguais do que outros

O paralelismo entre o Postiga e o Djaló foi sempre muito injusto para este último, e não é só um problema de idade (29 e 25 anos, respectivamente). Agora que pelo menos um se vai embora (Postiga), vale a pena recuperar-lhes a história no Sporting.

Comecemos pela do Postiga. Veio para o Sporting na época de 2008/2009 para fazer companhia ao Liedson no 4x4x2 engendrado pelo Paulo Bento. Foi uma aposta muito firme do então treinador para titular. Não tardou muitos jogos a ser relegado para banco, sendo substituído pelo Derlei (uma clara segunda opção face às intenções iniciais). Acabou a época com 5 golos para o campeonato.

No ano seguinte as coisas foram ainda piores. O Derlei saiu mas nem mesmo assim o Postiga foi titular. A aposta de Carvalhal foi no Saleiro, como todos se lembram, tendo acabado a época com um golo para o campeonato, apesar de, mesmo não sendo titular, se ter fartado de jogar.

Na época passada aparentemente as coisas correram melhor, mas só aparentemente. O Paulo Sérgio andou a época toda a pedir um pinheiro, como todos se recordarão. Como não passa pela cabeça de ninguém que o pinheiro fosse para substituir o Liedson, assim se vê a confiança que era depositada no Postiga. No entanto, como não apareceu pinheiro nenhum, não restou ao Paulo Sérgio outra opção que não fosse a de colocar o Postiga a jogar. Mais tarde, com a saída do Liedson, tornou-se, por exclusão de partes, titular com o Couceiro. Acabou a época com seis golos marcados para o campeonato, tendo jogado praticamente todos os jogos a titular.

Esta época as coisas estavam a correr como o costume. Para se ver a confiança que existia nele, o Sporting contratou três pontas de lança. Por que razão, mesmo depois deste passado e do voto de desconfiança desta época, é que ele jogava é que é para mim o grande mistério. Mesmo assim, depois de cinco jogos oficiais, em que foi titular em quatro deles, tendo jogado no outro cerca de uma hora, não tinha marcado um único golo.

A história do Djaló é bastante diferente, mas tem que ficar para uma próxima oportunidade, que este "post" já vai longo.

16 comentários:

  1. Pois, mas vale a pena contar, porque não sendo um espetáculo é demasiadamente superior, 34 golos no campeonato e muitos golos espetaculares. Não sendo eu um fã do DJaló , reconheço-lhe valor para jogar no SCP, para mim teve azar com os treinadores que apanhou, era pau para toda a obra.

    Isto se é possivel comparar, a menos que estejas a falar dos adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Reixa,

    O Djaló tem uma história melhor que o Postiga. Mais ainda, nunca ninguém disse maravilhas dele omo disseram e continuam a dizer do Postiga, nem ganham o mesmo salário. Por isso é que me parece muito injusta a comparação.

    Como ainda estou de férias, vou ver se tenho tempo para contar essa história.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Os adeptos são os únicos responsáveis destas saídas, tão mal os tratavam... Eu cheguei a escrever em qualquer lugar a época passada que se fosse 1 ou 2 mais o Patrício pedia para sair do Sporting tal a quantidade de insultos e apupos que eram alvo...

    Abre-se espaço para Bojinov, Wolfs, Rubio, Capel, Jeffren e Izmailov.

    Não precisamos de + jogadores...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Tem uma história muito mais rica do que o Postiga que é/foi uma miséria, o DJaló não tendo correspondido ao que se esperava dele, fez muito mais do que outros que por lá passaram durante o mesmo periodo/anos.

    Custa-me que se diga mal dos nossos "filhos".

    Resumindo ,julgo que estou de acordo contigo.

    ResponderEliminar
  5. tenho respeito pelo Djalo, apesar de não gostar dele como jogador.

    não posso dizer o mesmo do Postiga

    ResponderEliminar
  6. "Por que razão, mesmo depois deste passado e do voto de desconfiança desta época, é que ele jogava é que é para mim o grande mistério." - dixit

    como se diz na galiza, a mãe do hoquei em patins entre outros filhos que teve: que o aproveixes :)

    bexos e abraxos

    joaomiguel

    ResponderEliminar
  7. .. e btw se o djalo ficar fica em casa ;) mainada

    ResponderEliminar
  8. impressionante como as pessoas sao, desculpem mas qd um jogador mal amado sai, neste caso, do Sporting, muitos dizem bem dele, outros q ate fez muitas coisas boas, e mais outros q dizem q merecia ficar ou podia render mais e tal...tretas!! isto é sempre conversa de pessoal q vê partir um mal amado q sempre foi e por poder, por algum motivo, fazer uma boa ou grande epoca no Nice, ja vimos com desculpas de o ter deixado partir, mas somos humanos e funcionamos assim!

    ResponderEliminar
  9. O Vitor Gaspar e o Helder Postiga:

    http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/3400437.html

    ResponderEliminar
  10. Este clube de adeptos esquizofrenicos cansa-me.

    Andaram 2 meses a berrar contra o Postiga e o Djaló.

    Agora que foram vendidos, criticam ferozmente a venda, desperdiçamos o Postiga, e maltratamos um filho da casa! Inconcebível!

    Na minha opinião, o Postiga acrescentava pouco, e com 29 anos em ultimo ano de contracto, fez-se o negócio possível.

    O Djalós, a eterna promessa adiada, já com 25 anos, ainda sem conseguir controlar decentemente uma bola, vendeu-se como se conseguiu.
    Se este jogador tem algum valor, é fazendo uso da sua velocidade pelas alas. Alas este tapadas, por Jeffren, Capel e Izmailov. Por isso, para uma 2ª escolha, foi um montante razoavel.

    Resumindo, as decisões não foram más, e o plantel agora com Elias, é rico e tem diversas alternativas.

    ResponderEliminar
  11. Caro CratoSempre,

    Os adeptos são ingratos por definição. Se os jogadores não rendem, deixam de gostar deles. Qualquer espectáculo, como o futebol, vive do presente.

    Esta é uma realidade. Ainda bem que existem muitas outras áreas da nossa vida em que tal não acontece.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Liedshow,

    O Dajló é um daqueles filhos que nos desilude. Como sempre, tendemos a ver neles coisas que os outros não vêem.

    Por isso é que a nossa tristeza é maior.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Caro joaomiguel,

    Estou com grandes expectitivas no hóquei em patins depois dos seus comentários. Esperemos que não nos desiludam.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Caro jonh cena,

    O ciclo do Djaló no Sporting já tinha acabado. Espero que faça uma boa época no Nice. Não acredito, mas é o que desejo.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Caro NPR,

    Não mudo de opinião por um minuto que seja. O Postiga é uma anedota. Como andamos com ele durante estes anos é que para mim é um mistério. Vendemo-lo por 500 mil euros porque nos ficava mal oferecê-lo.

    O Djaló é um pouco diferente. É um daqueles jovens a que vemos largo futuro e, depois, esse futuro nunca mais aparece. Vendemo-lo e realizámos, ainda por cima, um muito razoável negócio.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Caro anónimo,

    O Vitor Gaspar é a cara chapada do Postiga. O problema é que, como o Postiga, ainda vamos lever algum tempo a despachá-lo. Durante esse tempo ele fará tantas asneiras como o Postiga só que em assuntos um pouco mais sérios, infelizmente.

    SL

    ResponderEliminar