terça-feira, 28 de junho de 2011

Rinaudo e o Segredo dos Seus Olhos

O “post” anterior do João Domingos fez-me lembrar as mais belas imagens alguma vez filmadas sobre o futebol. São as do filme “O Segredo dos Seus Olhos”, que ganhou o Óscar para o “Melhor Filme Estrangeiro” de 2010. Dizem que o filme é excelente. Não o vi, mas li o livro de Eduardo Sacheri. O livro é belíssimo.

Nestas imagens, do Hurácan contra o Racing de Avellaneda, está o futebol todo. Nada se pode acrescentar sem se estragar tudo. O futebol é só e nada mais do que isto que vemos e ouvimos.

Embora não pareça, isto tem tudo que ver com o Sporting. Neste estádio, Tomas Ducó, joga o Hurácan que, neste momento, luta, com o Gimnasia do nosso Rinaudo, pela manutenção na primeira divisão.

2 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro:

    Não li o livro, mas vi o filme e, digo-te, é igualmente belíssimo...

    Aliás, se o filme é assim, imagino como será o livro. Dá vontade de sair a procurá-lo já para o comprar e devorar numas das próximas quentes e longas noites de Agosto, qd entrar de férias...

    Uma vez que já leste o livro não corro o risco de escrever 'spoilers': não é só nesta belíssima cena - desde a aproximação da câmara ao estádio auxiliada de um relato vibrante, passando pelo acompanhamento de uma jogada de rápido contra-ataque vista de cima e seguida pelo omnipresente relato, até concluir-se com o grande plano do funcionário judicial reformado (e detective obstinado) no meio da bancada que contém a claque do Racing em delírio, é td ela, qlq coisa de magnifica... Principalmente o movimento aéreo da câmara… sem esquecer a poderosa banda sonora. Arrepiante. Mas, dizia eu, existem mais cenas, principalmente de café com discussões à volta do futebol, verdadeiramente divinais. Apesar da breve abordagem, também a essência do que é a paixão pelo futebol, aqui ficou bem reflectida, neste excelente filme de produção argentina. Curioso que o 'vilão' é apanhado, precisamente pq um dos seus únicos pontos fracos conhecidos passa por ser fanático do Racing de Avellaneda (do qual não consegue separar-se), o que permitirá recuperar-lhe o encalço... :)

    Mas que fique claro que não é só por causa do tema ‘futebol’ que aconselho o visionamento de “El secreto de sus ojos”. Td o filme é muito bom, muito… completo. Prende o espectador desde o seu inicio até ao twist final. Melhor final só mesmo os últimos 20 minutos do 5 - 3 em Alvalade… hehehehe…

    Bom post.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Virgílio,

    Tinha e continuo a ter uma grande curiosidade por este filme e uma grande vontade de o ver. Se assim era, com esta descrição aumentou a minha vontade de o ver. então se só for ultrapassável pelos últmos minutos dos 5-3 aobenfica, então, não há dúvidas.

    SL

    ResponderEliminar