Quando comecei a escrever neste blog, a primeira coisa que afirmei é que uma equipa que se preze tem que ter defesas com cara de homem. É que a primeira táctica de uma equipa é não deixar que o adversário imponha a sua. Para isso, é preciso dispor de centrais que vão dissuadindo os avançados de aparecerem em certos sítios e de correrem e saltarem mais do que devem.
Ora, não é com centrais com cara de escuteiros que se consegue isso. O Carriço tem cara de menino e parece bom rapaz. O Polga faz lembrar um ex-funcionário das Finanças reformado. Não precisamos de nos esforçar muito para imaginarmos qualquer um deles a ajudar velhinhas a atravessar a rua. Se fossemos só nós a vislumbrar esse bom coração, não vinha daí mal nenhum. O problema é que os avançados adversários também vêem o que nós vemos. Ainda tive esperanças no Torsiglieri, mas uma andorinha de barba de três dias não faz a Primavera de Praga que necessitamos.
Isto para dizer que a nossa Direcção andou bem ao contratar o Rodriguez, primeiro, e o Onyewu, agora. Com estes dois, temos homens. Só se fazem faltas em último recurso. Só se fazem faltas quando se justifica. Por isso, todas elas têm que ser dolorosamente justificadas.
Rui,
ResponderEliminarDesculpa la mas nao concordo nada contigo. Os defesas nao teem de ser animais gigantes para serem bons. Teem de saber ser defesas. O Ricardo Carvalho, durante muito tempo o melhor defesa do mundo, na minha opiniao, nao tem um ar nada mauzao. Antes pelo contrario, consigo facilmente imagina-lo a ajudar uma velhinha a atrevessar a rua. Mais exemplos de grandes defesas, os dois melhores de sempre, que eram pessoas simpaticas e afaveis: Franco Baresi e Franz Beckenbauer. Claro que ha bons defesas que teem as caracteristicas que tu apelidas "de homem", Vidic ou Pepe, mas isso nao e essencial. O essencial e a qualidade.
Caro Bernardo Cortes,
ResponderEliminarO Ricardo Carvalho tem ar de quem não faz mal a uma mosca. Em Portugal jogava em pezinhos de lã. Desde que foi para o Chelsea e agora no Real Madrid é mau como as cobras. Dá é sempre um ar de quem não está a fazer nada de mal e faz-se desentendido.
O Baresi também não era bom de assoar, como qualquer italiano que se preze.
Agora estamos de acordo quanto à qualidade.
O Sporting faz hoje 105 anos - reais, não inventados. Não há um post referente à efeméride?
ResponderEliminarCumprimentos.
Carlos Serra
Peço desculpa. Fui levado ao engano por um e-mail de um amigo. Realmente o aniversário é amanhã.
ResponderEliminarPeço que relevem a argolada!
Cumprimentos.
Carlos Serra