quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homens à defesa

Quando comecei a escrever neste blog, a primeira coisa que afirmei é que uma equipa que se preze tem que ter defesas com cara de homem. É que a primeira táctica de uma equipa é não deixar que o adversário imponha a sua. Para isso, é preciso dispor de centrais que vão dissuadindo os avançados de aparecerem em certos sítios e de correrem e saltarem mais do que devem.

Ora, não é com centrais com cara de escuteiros que se consegue isso. O Carriço tem cara de menino e parece bom rapaz. O Polga faz lembrar um ex-funcionário das Finanças reformado. Não precisamos de nos esforçar muito para imaginarmos qualquer um deles a ajudar velhinhas a atravessar a rua. Se fossemos só nós a vislumbrar esse bom coração, não vinha daí mal nenhum. O problema é que os avançados adversários também vêem o que nós vemos. Ainda tive esperanças no Torsiglieri, mas uma andorinha de barba de três dias não faz a Primavera de Praga que necessitamos.

Isto para dizer que a nossa Direcção andou bem ao contratar o Rodriguez, primeiro, e o Onyewu, agora. Com estes dois, temos homens. Só se fazem faltas em último recurso. Só se fazem faltas quando se justifica. Por isso, todas elas têm que ser dolorosamente justificadas.

4 comentários:

  1. Rui,
    Desculpa la mas nao concordo nada contigo. Os defesas nao teem de ser animais gigantes para serem bons. Teem de saber ser defesas. O Ricardo Carvalho, durante muito tempo o melhor defesa do mundo, na minha opiniao, nao tem um ar nada mauzao. Antes pelo contrario, consigo facilmente imagina-lo a ajudar uma velhinha a atrevessar a rua. Mais exemplos de grandes defesas, os dois melhores de sempre, que eram pessoas simpaticas e afaveis: Franco Baresi e Franz Beckenbauer. Claro que ha bons defesas que teem as caracteristicas que tu apelidas "de homem", Vidic ou Pepe, mas isso nao e essencial. O essencial e a qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro Bernardo Cortes,

    O Ricardo Carvalho tem ar de quem não faz mal a uma mosca. Em Portugal jogava em pezinhos de lã. Desde que foi para o Chelsea e agora no Real Madrid é mau como as cobras. Dá é sempre um ar de quem não está a fazer nada de mal e faz-se desentendido.

    O Baresi também não era bom de assoar, como qualquer italiano que se preze.

    Agora estamos de acordo quanto à qualidade.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting faz hoje 105 anos - reais, não inventados. Não há um post referente à efeméride?

    Cumprimentos.


    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa. Fui levado ao engano por um e-mail de um amigo. Realmente o aniversário é amanhã.

    Peço que relevem a argolada!

    Cumprimentos.

    Carlos Serra

    ResponderEliminar