domingo, 16 de janeiro de 2011

O KO de Bettencourt – Sporting, um Clube diferente

Nos Clubes de futebol normais, quando há problemas graves de resultados, despede-se o Treinador, dispensam-se uns jogadores e contratam-se outros. No Sporting não é assim. Quando a coisa corre mal, ou os Dirigentes e o Treinador caem em simultâneo (Dias da Cunha vs Peseiro e Paulo Abreu vs Materazzi), ou o Presidente é o último a saber que o Treinador vai embora (Paulo Bento vs Bettencourt), ou, agora, de forma pioneira, o Presidente dá "às de Vila-Diogo" e deixa o Treinador como herança para o Senhor que se segue. Além disso, nesses momentos difíceis, não há dispensas, nem reforços futebolísticos. Por aqui, fazemos cooptações e reestruturações orgânicas, contratamos mais uns Directores Gerais e dispensamos outros. O Sporting é mesmo um Clube diferente.

6 comentários:

  1. Propomos uma troca de banner com o vosso blog
    www.sporting-sempre.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Sporting Sempre,

    Já integramos o vosso site na lista de blogues das "Leituras Insustentáveis". Solicitamos, de igual modo, a inclusão do nosso blogue na lista de blogues do vosso site com referência actualizada aos posts mais recentes.

    Saudações leoninas,

    ResponderEliminar
  3. Este blog apresenta posts muito bem escritos e cheio de humor e intenções. Trata-se de um trabalho permanente e. claro, há que realçar essa dedicação. Mas,há sempre um mas, penso que com uma "arma " destas tem que haver sempre o outro lado da questão, ou seja, referir também o que está bem ( não será nos momentos mais próximos) e as acções positivas. Creio para mim como sócio do SCP que neste período de "desilusão" também e necessário acreditar que melhores dias virão. Eu pertenci à minoria que votou no Pereira Cristóvão,na certeza que o SCP precisava de um forte abanão,mas o JEB venceu e gritou Sportingggggg...e beijou o cachecol, e disse muitos disparates, se calhar para imitar o Pinto da Costa. Só que este é um bom aluno da noite e o JEB não passou por lá. Vai longa a conversa. Continua em breve. Bom trabalho ! Tudo pelo SCP! Nada contra o SCP

    ResponderEliminar
  4. Caro José C. Ribeiro,

    Agradeço as simpáticas palavras e, sobretudo, o seu excelente comentário. Em relação à questão que muito bem coloca, nós próprios bem gostaríamos de enaltecer aspectos positivos na actual época (já o fizemos em relação a várias situações do passado), mas convenhamos que não tem sido fácil. Mais, imagine o que faria o Paulo Sérgio se por acaso soubesse que alguém elogiou as exibições de algum dos jogadores de maior classe do Sporting, como o grande Liedson, o Valdés, o Vuk, o João Pereira, o André Santos, ou o puto Salomão. Pois, isso mesmo, no jogo seguinte o nosso Mister ou os colocava no banco, ou, então, a jogar do lado contrário em relação à posição inicial. Com esta explicação penso que percebe agora também as razões porque, na actual fase, os nossos elogios têm recaído quase sempre sobre o Abel... Bem, não vai ser fácil, mas quero acreditar que depois deste trio pesadelo - JEB, Costinha e Paulo Sérgio - melhores dias virão. Como muito bem diz, tudo pelo SCP, nada contra o SCP! SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigo,
    Li agora a resposta ao meu texto. Compreendo-a e aceito.No entanto fruto do comentário que fiz e da sua resposta reparei com atenção a foto que encabeça a página. Olhei para ela por muitos segundos e fiquei com a uma estranha sensação. Parece uma cena dum filme de 3ª classe que um desconhecido produtor americano realizou. Uma cena dramática e com o argumento ao contrário.. Bem, não é que eu seja contra as Associações de Adeptos (calques) antes pelo contrário, mas esta cena define bem o carácter populista do nosso ex. Não pretendo malhar no homem agora porque não é correcto, mas sinceramente aquela foto demonstra a desorientação de uma pessoa, com medos e disposta a agradar aos que mais "berram" e pouco fazem de construtivo pelo clube... As claques tem de ser apoiadas, acarinhadas e motivadas de uma forma organizada por parte do clube e tem quer ser todas tratadas da mesma maneira. Parece-me útil para a compreensão do fenómeno abrir aqui um troca de opiniões sobre as claques e seus objectivos.. Não se pode ignorar a realidade.
    Saudações leoninas, até ao próximo post

    José C. Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Caro José C. Ribeiro,

    Concordo consigo, quer no que se refere ao simbolismo da foto, quer em relação à importância das claques. Os adeptos são a alma de qualquer clube – sim, esses mesmos, esses "gandas malucos" que, faça chuva ou faça sol, contra tudo e contra todos, lá estão para nos apoiar.

    Mesmo admitindo que o tempo não volta atrás e que o futebol é um desporto cada vez mais profissional, temos que perceber que os adeptos não são meros clientes de serviços prestados por uma qualquer SAD. Temos, pois, que reaproximar os adeptos do clube Sporting. Meramente a título de exemplo, é fundamental voltarmos a dispor de um pavilhão das modalidades amadoras próximo do nosso Estádio de Futebol para aumentarmos as nossas assistências e a própria fidelização dos adeptos.

    As claques são fundamentais nesse processo. Quem, como eles, na fase actual do clube, numa gélida quinta feira à noite, para a Taça da Liga e contra o Penafiel, esteve presente e puxou pela equipa como eles puxaram, apoiando-a incessantemente quando estava 0-0, sabe do que eu estou a falar. Espero voltar ao tema em breve.

    SL

    ResponderEliminar