sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Prémios “Insustentáveis 2010”: And The Winner is…

Caros Amigos,

Nesta época de tradicional balanço do ano que está prestes a terminar, temos o prazer de anunciar os vencedores dos Prémios “Insustentáveis” 2010 que distinguem aqueles que, como dizia o Poeta, por obras ruinosas, se vão da lei do corte libertando.
Face ao brutal esforço de contenção orçamental que o Senhor Ministro (não, desta vez não foi o Costinha…) exigiu a este blogue para evitar a entrada em Portugal do Mundo Funerário Internacional (ou lá o que é…), este Prémio terá que assumir uma natureza predominantemente simbólica – na falta de uma coroa de louros, optamos por  um chapéu à Treinador do Paços de Ferreira assinado com uma pequena dedicatória de três vultos da intelectualidade mundial  - Woody Allen, Ambrose Bierce e o Barão de Itararé - numa singela, mas sentida homenagem, a cada um dos premiados.
Vamos, pois, sem mais delongas, à lista dos grandes vencedores e às respectivas dedicatórias:

- Prémio “Insolventes 2010”– Os Três Estourolas - Benfica - Sporting - Porto -  “Insolvente – Tempo é dinheiro. Vamos, então, fazer a experiência de pagar as nossas dívidas com o tempo (Barão de Itararé). De acordo com ”A Bola”, no caso do Benfica, ser destituído de vontade de pagar dívidas superiores aos respectivos activos não é insolvência; é perspicácia comercial (Ambrose Bierce).
- Prémio “Amador 2010” – José Eduardo Bettencourt  -  “Amador – Um transtorno público que não conhece a diferença entre gosto e habilidade, e que confunde a sua ambição com a sua capacidade” (Ambrose Bierce).

- Prémio “Ministro 2010” – Costinha - “A vocação de um Ministro de carreira é fazer de cada solução um problema" (adaptado de Woody Allen).
- Prémio “Revelação 2010” – Paulo Sérgio – “De onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada” (Barão de Itararé).

- Prémio “Glutão 2010” - Maniche –  Glutão – Pessoa que, cometendo dispepsia, evita os infortúnios da moderação” (Ambrose Bierce).
- Prémio “Sentido de Oportunidade 2010” – Hélder Postiga - “Oportunidade – Uma ocasião favorável para agarrar uma desilusão” (Ambrose Bierce).
- Prémio “Venda 2010”- João Moutinho -”Todo homem que se vende, recebe muito mais do que vale" (Barão de Itararé).

- Prémio “Aquisição 2010” – Roberto - "Meus reflexos não são muito bons. Certa vez fui atropelado por um carro que estava sendo empurrado por dois sujeitos" (Woody Allen).

- Prémio “Literatura 2010” – Jorge Jesus -"Fiz um curso de leitura dinâmica e li "Guerra e Paz" em vinte minutos. Tem a ver com a Rússia" (Woody Allen).
- Prémio “Noddy 2010” – André Villas Boas - "Certo dia, atrasei-me ao voltar da creche e o meu papa pensou que eu havia sido sequestrado. E aí entrou imediatamente em acção: alugou o meu quarto" (adaptado de Woody Allen).
- Prémio “Comunicação Social 2010” – Rui Santos - "Em Carnaxide não se deita o lixo fora. Eles reciclam-no na forma de programas de TV" (adaptado de Woody Allen).
- Prémio “Máfia 2010” – Vencedores Ex aequo– Pinto da Costa / Filipe Vieira (entretanto, Pinto da Costa passou por cá e já levou o único Troféu, perdão, chapéu) "O crime organizado no futebol rende 40 biliões de dólares. É muito dinheiro, principalmente quando se considera que a Máfia quase não tem despesas administrativas" (adaptado de Woody Allen).
Parabéns aos Vencedores! Ranho aos Vencidos! E para o ano acreditem que há muitas mais coisas leves e insustentáveis à nossa espera! Boas Festas e um Feliz 2011 para todos!

4 comentários:

  1. Caríssimo,

    Nada melhor do que se terminar o ano com um dos melhores "post" de sempre. Uma coisa que ainda não custa dinheiro (mas que vale dinheiro) é escrever coisas como estas.

    Um bom ano para ti

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo,

    Obrigado pelas tuas palavras! No próximo ano ajustamos na produtividade e prometemos mais 8% de dedicação ao blogue! Um excelente ano também para ti e para todos os teus.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Filipe Soares Franco também merecia o prémio “Máfia 2010”.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,

    Não acha que isso seria um pouco injusto, sobretudo para quem, como Pinto da Costa ou Filipe Vieira, de há muitos anos a esta parte tem vindo a trabalhar para receber este merecido prémio? Dito de outra forma, esta categoria dos Prémios não é para amadores :). Um abraço e volte sempre,

    ResponderEliminar