terça-feira, 8 de maio de 2012

Sporting dos Pequenitos


Se é verdade que o Sporting este ano sarou a ferida, com uma excelente campanha europeia e uma final da Taça a ser disputada, numa época que parecia  quase perdida, é também verdade que ainda não falámos dos nossos pequenitos.
Os Juniores do Sporting Clube de Portugal já têm as faixas encomendadas!

Depois de uma época quase completa atrás do, para sempre, rival Benfica, os verdinhos (em todos os sentidos, neste caso)  ganham ao Nacional da Madeira. O Benfica, esse perdeu para o Braga e deu espaço aos nossos.

Falta apenas um jogo e o campeonato parece certo. Com um inicio de temporada promissor (treinados por Ricardo Sá Pinto até deram 5 ao Liverpool) a equipa soube sempre aguentar a pressão num campeonato que parecia entregue, de vez, às águias.
Para a semana estão fechadas as contas e o Sporting é campeãozinho.

Sportinguistas, o futuro é risonho!

10 comentários:

  1. Gostei bastante. E em relação ao texto, tudo o que seja á frente do Benfica é bom.

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria,

    Excelente. Isto estava a precisar de um refrescamento. Primeiro, porque isto é tudo uma cambada de preguiçosos. Depois, são todos uns canastrões.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Os miudos ressentiram-se um bocado da saída do Sá Pinto, mas parece que vão levar o caneco. E temos lá uns quantos de qualidade bem boa para terem o prémio de fazerem a pré-época com o plantel sénior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Um ou dois até podiam para o ano fazer parte do plantel senior.

      Eliminar
  4. Bem lembrado. Muitas vezes o exemplo vem de "baixo". Para o último jogo com o Guimarães,resta esperar que não apareça por lá nenhum árbitro júnior, afilhado de algum daqueles figurões que apitam na primeira liga caso contrário...
    SL

    ResponderEliminar
  5. "Depois de uma época quase completa atrás do, para sempre, rival Benfica..."

    Isso só é verdade no que toca à fase final, porque na fase inicial eles é que andaram sempre a cheirar. Aliás se houve resultados que trouxeram surpresa quanto à classificação foram os jogos onde perdemos pontos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, a fase normal acabou com o Sporting a 13 pontos do Benfica, sem derrotas.
      A fase final começa com aquela roubalheira no Sporting Benfica em que o Betinho é expulso à meia hora por palavras ao árbitro, quando o Sporting ganhava por 2-0, acabando por perder 3-2...
      Sporting é claramente a melhor equipa em PT, e das melhores da Europa (apenas perdeu no next-gen contra o Inter, eventual campeão, com jogadores mais velhos).

      Eliminar
  6. Cara Maria Ribeiro,

    Despertado pelo amigo Rui Monteiro da minha letargia leonina – sim, dizem-me que os leões dormem 18 horas por dia, apenas menos duas horas do que a… preguiça –queria, antes de mais, desejar as boas vindas ao nosso humilde pardieiro!

    Inicias com um dos meus assuntos preferidos – a fantástica formação leonina. Há 15 anos atrás acompanhava os nossos jovens com bastante pormenor. Era capaz de saber qual era o lateral esquerdo suplente da nossa equipa de Escolas B. Hoje, apenas vou vendo os resultados ao fim de semana. Por vezes, nas fases finais, lá vou assistir a um ou outro jogo que se realize na zona do Porto.

    A geração atual –que tenho ideia de não ter ganho grande coisa – sempre foi, no entanto, para mim, das mais talentosas dos últimos anos. A primeira vez que os vi ao vivo foi num jogo de iniciados contra o Porto no Olival. Já nessa altura 3 ou 4 jogadores me ficaram na retina; (i) o Esgaio, na altura, extremo direito ; (ii) João Mário Eduardo, que jogava a central (iii) João Carlos, um médio box to box que entretanto foi transferido para o Liverpool; (iv) e, sobretudo, o Betinho, que pode vir a ser um dos primeiros pontas de lança a sério produzidos pela nossa Academia. Na altura, até perdemos o jogo com o Porto, em larga medida, graças à tradicional arbitragem à moda do Olival (as arbitragens nos escalões jovens funcionam como uma espécie de estágio ou até de exame de acesso para futuros Proenças; aliás, ainda este fim de semana nos expulsaram, num jogo de juvenis no Olival, os dois centrais… - onde é que eu já vi isto?). Entretanto, essa equipa foi sendo reforçada, quer com outra geração (Eric Dier, Tobias, etc) , quer com jogadores provenientes de outras equipas (o caso mais recente é do camaronês Etock).

    Enfim, seria bonito – e mais do que merecido - concluírem a sua passagem pelos escalões jovens do Sporting com o título de juniores. Porém, o mais difícil começa no próximo ano. Vamos ver que como se darão alguns deles na equipa B. Espero que escolham um treinador em condições para o Sporting B. Não queremos um habilidoso qualquer mais preocupado em defender resultados do que com a formação dos jogadores. André Martins, um dos principais talentos leoninos dos últimos anos, nunca teria passado da cepa torta se tivesse continuado com Zés Motas, Álvaros Magalhães ou seus derivados.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é também dos meus assuntos favoritos no Sporting. Acho que a academia de Alcochete tem descoberto grandes talentos do futebol português e de lá saem "fornalhas" todos os anos!

      Eliminar
  7. E eu que julgava que já não havia juniores no Sporting! É sempre bom termos alguém informado com o que se passa no nosso clube.
    Luis Claudio

    ResponderEliminar