sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que se perde quando não vemos o Postiga jogar

Munido d’”A Bola”, preparava-me para uma análise mais detalhada das ocorrências do jogo de ontem. Ouvindo o relato, com os comentários do Joaquim Rita, e lendo a “A Bola”, qualquer um se sente à vontade para dizer alguma coisa. Não é tanto pelo que ouve ou pelo que lê. É que depois de ouvir o que ouve ou de ler o que lê, fica plenamente convencido que pior não consegue fazer.

Mas um leitor (JPaulo) enviou-nos a mais notável descrição de uma jogada (de ontem) do Postiga que alguma vez alguém escreveu. Depois disso, não há nada que se possa dizer que não esteja nesta descrição. Aqui vai ela com algumas adaptações (que ele me perdoará).

“[…] um cepo da equipa adversária passa-lhe a bola e ele fica inesperadamente isolado. São daqueles momentos em que, com qualquer outro jogador, saltamos instantaneamente, acelera-se-nos o batimento cardíaco e sai-nos um: "Vai c******!..". No caso do Postiga, só se nos adianta o pescoço e levanta o sobrolho. Pensamos, "Que merda vais fazer desta vez, c*******?!".

Recebe a bola, vira-se e, perante a possibilidade de isolar o gajo que estava ao lado ou de progredir para a baliza, opta pela solução que não passa pela cabeça do comum dos mortais. Com a sua classe e elegância, num movimento lento, mas com um estilo a caminhar para o do Pedro Barbosa, inclina o corpo e prepara a parte de dentro do pé...

(Naquele momento, percebemos que ele vai tentar o chapéu. Baixamos o sobrolho, começamos a encostar de novo pescoço e preparamo-nos para levantar a mão que irá esmurrar o sofá).

... a bola bate na canela e sai em direcção à linha lateral, do outro lado; mas devagar, que é para dar tempo de nos recompormos antes do jogo recomeçar.

É tudo isto que perdemos quando não assistimos aos jogos do Sporting”.

15 comentários:

  1. Brilhante. Falta a descrição dos lances defensivos do Evaldo e dos pés de tijolo do Djaló.

    Apraz-me ainda deixar aqui duas notas:
    - Jorge Jesus, veio hoje dizer o que pensamos: o Porto ganhou com um golo duvidoso. Um penalti que só o é para o Porto... O SPORTING precisa de o afirmar, para mostrar que estamos atentos.
    - o Porto é grande, muito grande, mas o Falcão pirou-se para o médio Atlético de Madrid. Porque será?

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Só falta o Jasus assumir que o 1º golo do carnide também é duvidoso, e quando (sim, quando, porque vai acontecer e mais que uma vez) o mesmo tipo de lances com penaltis duvidosos a favor do carnide forem assinalados seja honesto e assuma que sim, também foram beneficiados.
    Até lá, resta-nos lembrar de um mister que um dia disse que 'o fair-play é uma treta'.
    Quanto à descrição do lance do Postiga é isso memsmo... mais uma entre muitas do mesmo artista...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  3. Saíste-me cá uma Maria vai com as outras ... Ó Rui!

    Olha, vou contar-te outra jogada:

    O Hélder Postiga ganha um lance após pontapé comprido, passa de primeira para o colega Diego Capel, desmarca-se e recebe à frente a 'tabelinha' do colega, domina bem, dá um toque, ganha valocidade, segundo toque e entra na área, o GR sai para reuzir o angulo e Postiga remata forte e colocado fazendo com que a bola ultrapasse o gial-keeper adversário e se anixe nas redes dentro da baliza. GOLAÇO!... Depois um vesgo do circo Cardinali anula o lance limpo.

    Outra ainda:

    Passe a rasgar a defesa na direção de Cristiano Ronaldo, o GR adversário derruba o avançado português, a bola sobra para Hélder Postiga que, ao invés de ficar a reclamar o evidente penalty, tenta o golo. Remate a picar a bola, que segue, avança por cima do defesa que se tinha interposto entre o Hélder e a baliza e a chapelaça só para dentro da baliza... GOLAÇO! Desta vez, mesmo depois de uma decisão incompetente da arbitragem, o golo conta...

    Isto já teve post's com mais categoria, páh... Agora é só mais um blogue igual a centena de outros. Talvez por isso mesmo tb os comentário sejam mais do mesmo: arrebenta (com o) Postiga.

    Bons são o cardozo e o Kléber... Umas máquinas q nunca falharam um gesto técnico na vida.

    Cump. e mais inspiração ao JPaulo para a próxima.

    ResponderEliminar
  4. (desculpa la os acentos, mas o meu teclado esta com tiques de extra comunitario)

    acho mal teres retirado a parte em que distinguia as capacidades escondidas do Postiga. Aquelas que so os gajos que tem tv 3D, e que veem.

    Mas tenho de concordar com o Homesick, oh Rui. Se queres parecer um gajo esperto tens de dizer bem do Postiga.

    No fundo, tens de ser como o proprio Postiga. Ou seja, ir para alem do obvio. Que ele nao da uma pra caixa, e que com ele quase sempre nao ganhamos, todos veem. E banal. Nao justifica um blogue, basta um SMS.

    Se queres parecer inteligente, nao podes fazer o golo facil, ou isolar o gajo que esta ao teu lado. Nao, tens de tentar o chapeu com a canela, e elogiar o "perfume" do futebol do Postiga. Aquela tabelinha, que ele faz de 500 em 500 minutos, quando os defesas se esquecem que o podem por em fora de jogo porque ele esta sempre a dormir. Agarras-te a tabelinha, e fazes uma obra literaria acima dos 1500 caracteres. Com figuras de estilo, vocabulario elaborado, e isso... Pelo meio, insultas quem nao ve o que ha de genial por tras do banal. Porque, se eles nao veem e tu ves, so eles e que podem ser estupidos, ou nao?

    Experimenta. Vais ver que te sentes logo um gajo acima da media. Na volta ate arranjas um pseudonimo em estrangeiro e tudo.

    JPaulo

    ResponderEliminar
  5. Maravilha de texto, caracteriza muito bem aquilo q quase todos sentimos qd o Postiga pega na bola..ou erra a pontaria, ou demonstra o seu egoismo e é mais outra jogada q se perde..

    ResponderEliminar
  6. Olha coitadito... ficou td picado pq houve alguém que julga o texto dele, como é que é mesmo? Ah, pois... Banal.

    Mas há quem ache de génio! :)


    JPaulo, és um ingrato... Tantos 'caracteres' que me destinaste e nem uma palavrinha dedicaste a agradecer aos teus adoradores, pá! Tsss, tsss isso não se faz...

    Ah já agora: és xenófobo? Tanta coisa contra o 'estrangeiro', até dá para estranhar. Bem me parecia que qd o assunto é Sporting alguma coisa te faz confusão.

    ResponderEliminar
  7. carissimo homesick,

    nao tenho intençao de entrar em dialogos inuteis, perdoar-me-as...

    JPaulo

    ResponderEliminar
  8. Homesick, desculpa lá, pá, mas fizeste-me lembrar o meu amigo LM, benfiquista empedernido que me está sempre a moer o bestunto com a conversa que é o máximo ver jogar o Postiga e o Djaló...

    ResponderEliminar
  9. Caríssimo JPaulo, perdoo com certeza. Ainda bem que já estás aviado.

    Caro anónimo:

    Aposto que o teu amigo lampião adorou o falhanço que o JPaulo relatou. Já os golos do Postiga relatados por mim, nem tanto... Mas qd o Cardinal anulou o golo, voltou a rir que nem um desalmado... E o caro anónimo o que fez? Voltou-se contra o Postiga e esqueceu-se do fiscal de linha. É mesmo amigo do seu amigo lampião não é?...

    ResponderEliminar
  10. Homesick,

    permite-me entrar na discussão.

    O fiscal de linha, anulou mal o golo. Fomos roubados. Tudo verdade. Também concedo que se a bola tivesse contado, teria sido uma injecção de confiança para o avançado.

    Mas tu sabes que esta merda é o Sporting. É preciso um jogador ser grande. Tão grande como os maiores da Europa. E o Postiga é um grande barrete que o Porto nos espetou. Nada mais...

    Não é patinagem artística. Um avançado vive de golos. E o Postiga não os marca. Um clube que teve Acosta, Jardel e Liédson, não pode ver no Postiga uma solução.

    Olha, vai aqui http://cabelodoaimar.blogspot.com/ e vê o quadro que lá está. Com o Postiga em campo, o Sporting parte para o jogo com meio golo de desvantagem.

    Perdoem-me a publicidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caros leitores,

    O texto é do JPaulo mas só o coloquei aqui porque concordo com ele inteiramente. Os meus comentários sobre o Postiga começaram desde a data de início deste blogue. Não é uma paixão recente.

    Agora, os números falam por si. O Postiga é ponta de lança e não marca golos. Isto é uma contradição nos tremos. É verdade que há uns comentadores pós-modernos que nos gostam de explicar que um ponta de lança não é para marcar golos, é para abriri espaços, tabelar com os médios, descair para os flancos e por aí fora. O melhor avançado desse estilo no futebol português é o Nuno Gomes. Mesmo assim, o Postiga é um aprendiz, mas um aprendiz aplicado.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Aliás, reparem só neste mimo...o Postiga teve oportunidades em Inglaterra e em França, falhou e foi despachado, voltou a ter segunda oportunidade no Porto, nunca conseguiu convencer ninguém e foi despachado para o Sporting sem que ninguém lá no norte se chateasse, bem pelo contrário, trocado por dois milhões e meio de euros por metade do passe mais o Diogo Viana que se julgava um novo tesouro em potência e que por acaso saiu um flop que anda agora pelo Penafiel depois de ter sido suplente num secundaríssimo clube holandês e mesmo assim, apesar deste tiro lhes ter saído pela culatra, ninguém se chateou com o negócio do papa... será por o Postiga ser um grande avançado?...Ora, ora, analisem os dados da presença dele em Alvalade, os números, os golos... Pior, pior, só vejo mesmo o Djaló e mesmo esse de vez em quando tira um coelho da cartola e marca um golito por engano...Será mesmo só por masoquismo que a galera cada vez suporta menos estes dois?...Olha que não, caro Homesick, deve ser mesmo porque os gajos não valem um chavelho, como se diz lá na minha santa terrinha da Beira...
    (Anónimo das 22:33)

    ResponderEliminar
  13. Valdemar,

    Quem sou eu para permitir ou deixar de permitir comentários em blogues de que apenas sou um mero comentador... A questão nem é bem essa (Postiga não ser solução, pq finaliza poucos golos):

    A questão está em andarmos entretidos a enterrar de uma forma absolutamente absurda e inaudita dois jogadores nossos, qd (praticamente) estão tds uma valente cagada, e nem ligarmos aos roubos de catedral que já levamos em 1 jornada e mais um jogo, como diria o caríssimo ex-futuro DD do SCP caso DF limpasse as eleições... Enfim, prioridades...

    Esta resposta serve igualmente para amigo anónimo Beirão.

    Rui:

    pós-modernices à parte, o que esses comentadores defendem é que os avançados não servem exclusivamente (significa só, ou apenas, ou somente) para marcar golos... Como os defesas não servem exclusivamente para defender, como parece lógico. Claro que ainda há quem pense que os 'amaricanos' são os bons e os soviéticos (agora russos) são maus como as cobras. Os índios uns selvagens merecedores de verem a sua cultura extinta e os cowboys uns gdes heróis pioneiros do velho Oeste. De modo que é perfeitamente compreensível, que para quem vê o futebol pelo msm prisma maquineista com que anda na vida, pense que avançado só
    existe para empurrar a bola lá para dentro. Todos os outros parâmetros e situações do jogo não contam. Que o Postiga tem defeitos, já tds nós sabemos... Agora a novidade é que, de repente, vê um golo anulado, e passa a ser a maior bosta que o futebol do SCP já deu a assistir... RIDÍCULO!

    ResponderEliminar
  14. Caro Homesick Green Alien,

    Temos opiniões contrárias. Nada mais do que isso. Acontece e não há nenhum mal nisso.

    SL

    ResponderEliminar