segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Manuel Fernandes: o herói dos 7-1

Praticamente durante toda a década de oitenta morei em Lisboa. Foi lá que frequentei a universidade. Foi lá que tive o meu primeiro emprego, depois de me licenciar. Depois veio o serviço militar obrigatório e o meu destino nunca mais se cruzou com o da capital, a não ser por muitos breves momentos, a propósito de umas reuniões de trabalho, de umas aulas que lá vou dar ou de umas visitas fugazes para matar saudades.

Os meus anos mais felizes em Lisboa foram quando morei a seguir ao Lumiar, na Rua Quinta das Lavadeiras. Todos os dias de manhã, apanhava o deprimente trinta e seis, na não menos deprimente Calçada da Carriche, fazia toda a Alameda das Linhas de Torres dentro de um autocarro atafulhado no pára-arranca e lá seguia para a universidade. Passava todos os dias pelo Estádio de Alvalade. Olhava sempre para o campo pelado, que ficava ao lado, para ver se via alguém a treinar. Era raro acontecer. Só me aconteceu uma vez. Sai na paragem mais próxima e fui ver o treino.

Isto tudo para dizer que morava perto do Estádio de Alvalade. Durante esse tempo todo, não fui ver muitos jogos. No dia em que demos sete a um ao Benfica estive à porta para comprar bilhete. Não comprei. Custava 500$00 e não tinha dinheiro para isso. Não era bem assim. Tinha dinheiro para o bilhete. Agora, se o comprasse, não tinha dinheiro para a semana que se avizinhava.

Nunca mais me perdoei por não ter comprado o bilhete. Muitas vezes, quando estou irritado principalmente, revisito esse jogo. Nessas alturas, várias coisas me vêm à memória. Mas a principal é a imagem do Manuel Fernandes, especialmente naquele momento em que esteve para ser substituído. Chegou a estar próximo da linha lateral. Só que o Fernando Mendes estava lesionado e teve que sair. Não saiu o Manuel Fernandes e fez-se história.

Com a idade, temos cada vez menos heróis. Ficam os da infância e da juventude. Não me ficaram muitos, mas o Manuel Fernandes ficou.

4 comentários:

  1. Basta ver o slogan deste blog para denotar a vossa miséria... "Falaremos do Porto, conformados". Submissos é o que vocês são! Não actuem a tempo e horas e tornem-se no novo Belenenses..

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Percebo o seu ponto de visita. Até tendo a concordar com ele. Mas cada um é para o que nasce.

    E, já agora, o que é que pensa dos sete a um? E do Manuel Fernandes?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui, relativamente aos 7-1 fica-me na memória que o Benfica conquistou esse campeonato nacional, na altura o tri-campeonato e a taça de portugal, por sinal frente ao Sporting! Não se deve com isto ocultar o brilhante Tetra-2º lugar do Sporting na era Paulo Bento. Vitórias morais é convosco..

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,

    Os 7-1 e o Manuel Fernandes estão para mim como um "rosebud" está para o Orson Welles. A felicidade é um momento não é um sotck. Afelicidade é qualidade não é quantidade. Será que quando proferir o seu "rosebud" vai dizer qualquer coisa como "o tricampeonato 1984-85, 85-86 e 86-87 mais a Taça de Portugal de 86-87"? Quando proferir o meu só terei que dizer "sete a um" e toda a gente vai saber do que estou a falar.

    É verdade que ficámos quatro vezes em segundo com o Paulo Bento e isso sabe a pouco. Pelo menos um desses campeonatos, se isto fosse decente, era nosso. Aquela coisa da mão de um tal de ronny foi uma coisa extraordinária. Mas deixe-me lá utilizar a sua argumentação contra si. Recorde-me lá nesse período em que lugares é que ficaram?

    Um abraço e volte sempre

    ResponderEliminar