quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mais Sporting, mais Cipolla

Os nossos inteligentes leitores interpelaram-nos sobre a aplicação que fizemos aqui das categorias e das leis fundamentais de Carlo M. Cipolla. Vamos ver se conseguimos uma relação virtuosa (“win-win”) com eles.

De facto, a relação entre o Costinha e o Izmailov foi vista num só sentido. Para não parecer sectário, é preciso efectuar a análise em sentido inverso. E aí verificamos que o Izmailov e o seu empresário também não foram propriamente inteligentes, para não lhes chamar aquilo que Cipolla lhes chamaria.

Este tipo de relações e análises podem ser estendidas dentro do universo do Sporting Clube de Portugal.

A relação entre o Bettencourt e o Costinha gera dois perdedores. Está na altura de lhes explicarem que, quando assim é, Cipolla costuma chamar-lhes um nome. O Couceiro veio para resolver isto, vamos lá ver se consegue.

A relação entre o Sporting, considerado como o conjunto dos seus adeptos e, fundamentalmente, sócios (vamos esquecer essa coisa dos accionistas, que, pelos vistos, também já não existem), e o Bettencourt é do tipo “lose-win”, a meu ver. Isto faz de nós ingénuos. Mas, como no caso da relação entre o Costinha e o Izmailov, é preciso fazer esta análise em sentido inverso. Nesse caso, estamos em presença de uma relação “win-lose”. De acordo com o que nos ensina Cipolla, então, Bettencourt também seria provável vencedor em mais um dos prémios "Insustentáveis 2010". Deixo-vos a escolha desse prémio, que estou a ficar baralhado com este raciocínio que para aqui arranjei. É que não consigo equiparar o Bettencourt, e ainda bem, ao Filipe Vieira e ao Pinto da Costa.

4 comentários:

  1. Muito interessante a teoria, sim, embora, como toda a lei simplificadora, tenha problemas com aspectos dinâmicos e possa portanto ser enganosa e sujeita a interpretações.
    De fora, ainda para mais para um sportinguista como eu, a relação Sporting-JEB parece ser de facto lose-win. Nós somos ingénuos (pelo menos 90% de nós) e JEB é um perigoso bandido. Na verdade não acredito nisto. Não vejo na verdade o que ganha JEB com tudo o que se passa à sua volta a não ser descrédito. Ou tudo muda muito e rapidamente, ou acho que vai ficar claro para todos que a situação é mesmo de lose-lose. Isso faz de nós todos estúpidos (JEB incluído, como bom sportinguista) a menos que percebamos a tempo, o que já aconteceu com uma larga maioria dos ingénuos, e quiçá até mesmo com JEB. Senão como explicar a reestruturação Couceirista?
    Resta-nos esperar por um improvável milagre, porque quer-me parecer que isto não está para revoluções.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Este texto do Cipolla é uma elegoria que vem num livro cujo título não engana: "Allegro ma non troppo".

    De facto, é mais provável que a relação seja "lose-lose" e, portanto, somos todos estúopidos, quer nós (porque o elegemos), quer o JEB. Claro que isto é uma brincadeira. Até tinha uma certa simpatia pelo personagem. Agora não dá grandes sinais de inteligência e liderança.

    O Sporting é um clube com muitos adeptos. Está muito enraizado no tecido social. Agora, tem que transfromar isso em poder e influência. Só que isso não é para "betinhos".

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Volto sempre, e parabéns pelo blog!

    Abraços leoninos, já menos anónimos

    ResponderEliminar