quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pode ser que despeçam o Paulo Sérgio até chegarem os dezasseis-avos-de-final

Bom, muito bom mesmo. Dificilmente poderia ser melhor: jogar tão pouco e mesmo assim ganhar ao Lille. Ganhar, ainda por cima, com um golo de Polga.

Um senhor na televisão disse que jogámos em 4x3x3. Eu não sei. Aliás, nunca sei em que táctica jogamos. Não sei sequer se temos uma. Umas vezes jogam uns, outras jogam outros. Chamar a esta gestão, de entradas e saídas, mais ou menos caótica, de jogadores na equipa, táctica(s) só com muito boa vontade.

Salvou-se, como sempre, a vontade dos jogadores. Deram o que puderam, apesar de na segunda parte parecerem estar com os bofes de fora. Nada que não aconteça noutros jogos, o que suscita algumas suspeitas sobre a preparação física da equipa.

A defesa, com um ou outro susto, esteve bem. O Patrício esteve magnífico. Praticamente não fez uma defesa e a única bola com selo de golo acabou por ir de encontro ao poste. Na recarga, quase sem saber como, a bola acabou por lhe ir parar às mãos. Os grandes guarda-redes têm duas características fundamentais: sorte e dão frangos com estilo

O meio campo parece a equipa de veteranos do Porto. Penso que o Costinha ainda pode lá fazer uma perninha. Dessa equipa do tempo do Mourinho, ainda temos o Nuno Valente e o Postiga. Penso que devíamos pedir ao Jorge Costa e ao Pedro Emanuel para virem dar uma ajuda também. A entrada do Zapater foi providencial. Gostei da forma como, na única vez que tocou na bola, marcou um livre directamente para fora quando queria passar para um colega que estava a dez metros.

O ataque também esteve ao nível que nos vem habituando. Ninguém se consegue lembrar de nada que tenha feito, a não ser da mão (de Deus) do Postiga no lance do golo. O Vukcevic entrou um pouco mais animado e ainda fez das suas. Deu um golo ao Liedson, mas ele já não resolve como resolvia. O “killer instinct” continua intacto, a idade é que não perdoa.

Em Março, quando chegarem os dezasseis-avos-de-final, pode ser que já tenham despedido o Paulo Sérgio. Pode ser …

6 comentários:

  1. O treinador continua nesta roleta russa táctica: acerta de forma quase aleatória, erra muito mais vezes. E a equipa anda ao sabor da qualidade do adversário e assombrada pelo trauma dos últimos 15 minutos contra o Guimarães.Irra já não há pachôaa pra isto!!!!

    ResponderEliminar
  2. "O melhor está para vir" - Forcado dixit

    Medo... muito medo...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    "Roleta russa táctica" é uma excelente expressão para descrever a forma caótica como o nosso Paulo Sérgio vai gerindo as entradas e saídas de jogadores de jogo para jogo e durante os jogos. Desde os tempos em que via o S. Nicolau dos Ditritais de Braga que não encontrava um treinador assim.

    SL e volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. Caro Cantinho do Morais,

    O Paulo Sérgio ainda nos reserva muito mais surpresas, e isso de facto é aterrorizador.

    SL e volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. O paulo sérgio vai andar a fazer de professor pardal a época inteira a tentar resolver a equação "Como obter resultados desportivos que honrem a história do sporting a gerir um plantel que não honra a história do sporting?". Também concordo que ele já parava e trabalhava um sistema táctico com um onze base, mas não creio que a saída dele melhore coisa alguma.

    Sai ele e entra quem, o neca? Eu também achava impossível que o carvalhal algum dia viesse a treinar o sporting.. e quando apontámos a um técnico promissor como o villas boas, pimba!, o amicíssimo porto passou-nos a perna pela enésima vez.

    Ou fazemos apostas de valor seguro ou o treinador será sempre o bode expiatório de algo sobre o qual não tem controlo.

    p.s: em abril o nosso querido presidente deu uma entrevista nas cataratas do niagara em que dizia que ia "reforçar a equipa de forma inequívoca" (até tirei fotocópia na altura, que ainda guardo). Pois em nove meses toma lá disto:

    sporting 3x0 porto, fevereiro de 2010

    Equipa titular: Patricio, abel, tonel, carriço e grimi; pedro mendes, veloso, moutinho, izmailov, yannick e liedson.

    sporting 1x1 porto, novembro 2010

    Equipa titular: Patricio, j. pereira, polga, carriço, evaldo; p. mendes, maniche, andré santos, valdés, postiga e liedson.

    A defesa estará porventura até melhor. Daí para a frente nem comento - basta ver o nosso belissimo goal-average na liga.

    Não há milagres. Só aldrabões.

    Considero que esta equipa dá o que pode. Pouco.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Coelho,

    Estou completamente de acordo consigo. Até lhe avanço uma coisa: quanto a mim, este ano temos melhor plantel do que no ano anterior.

    Na defesa, resolvemos o problema dos laterais e, finalmente, o Patrício parece cumprir o que se esperava dele. Nos centrais, podíamos estar melhor mas não estamos pior do que estávamos.

    No meio campo, temos mais e melhores opções. Falta-nos um trinco a sério. Que ganhe a primeira bola de cabeça, que apoie a defesa, quando for caso disso, e que intimide um pouco os adversários. Mas isso é um problema que já vem de muito longe. Desde que saíram o Dusher e o Vidigal que não me lembro de ninguém com essas características.

    No ataque, estamos (mal) como estávamos na época passada. O nosso melhor avançado tem 33 anos. Já há muito que devia estar pensada a sua substituição. Contratamos jogadores para várias posições (muitas delas onde não precisávamos) e esquecemo-nos desta.

    Assim, o que manifestamente é pior é o treinador. E sobre isso não vale a pena falar. Já dissemos tudo e toda a gente já percebeu tudo. Com excepção da nossa Direcção…

    SL

    ResponderEliminar