quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A eterna dúvida

A arbitragem da passada segunda-feira do Elmano Santos, no jogo do Porto contra o Setúbal, levantou, de novo, a prinicipal dúvida que tem marcado o futebol português nas últimas décadas.

O Porto foi o melhor clube português nos últimos 30 anos. Nele jogaram, nesse período, alguns dos jogadores mais admiráveis que passaram pelo futebol português. Sendo sportinguista, não me custa mesmo nada reconhecer que a vitória de Viena (contra o Bayern) foi um dos momentos mais empolgantes de futebol que me foi dado assistir. Mais, para mim, o Bobby Robson, que foi corrido do Sporting, foi o melhor treinador de sempre.

Nesses 30 anos, o Porto teve jogadores e treinadores notáveis mas também teve jogadores e treinadores medíocres. Os outros nem sempre tiveram piores jogadores e treinadores.

O facto de terem sido melhores, não tem nada que ver com corrupção e tráfico de influências. A questão não é o Porto ter sido melhor; é a dúvida se foi sempre (e, digo, sempre) melhor quando ganhou todos os campeonatos que ganhou. E essa dúvida mata…

2 comentários:

  1. Sem duvida...fala-se muito em corrupção quando o tráfico de influencias é de facto muito mais relevante para tudo o que se tem passado!

    E vistas as coisas por este prisma, temos sempre que recordar homens como Adriano Pinto que zelou enquanto pode por manter a arbitragem para a AF Porto! Mais tarde, quando aparece a Liga, o proprio Pinto da Costa assume a Direcção, just in case!

    Também não podemos esquecer os admiraveis homens do Norte Lourenço Pinto e Pinto de Sousa. Ou o peão Lucio Barbosa no Conselho de Disciplina...

    ResponderEliminar
  2. Caro JG,

    De facto, a forma como o Porto (em sentido lato)sempre procurou controlar a arbitragem, constitui todo um programa de tomada do poder no futebol português.

    SL

    ResponderEliminar