quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Momentos Únicos: Vitória Épica em Southampton (4-2) do Sporting de "Big Mal"



“Momentos únicos” é o nome desta categoria de posts (não confundir com posts de categoria…) que aqui se inicia, sempre sustentada em imagens de situações inesquecíveis do Sporting ou do futebol português ou internacional.

Embora continue a suspeitar da subtil ironia implícita à designação da categoria, não posso deixar de agradecer esta sugestão ao nosso amigo portista Pedro Figueiredo. Reciprocamente e como prova de amizade, não vamos iniciar esta categoria com imagens daquele momento cínico, perdão, único de 2000 (até porque o Rui Monteiro já a ele se referiu no post anterior…), pois, esse mesmo, enfim, vocês, portistas, sabem do que estou a falar.

Assim e para servir de inspiração ao decisivo jogo de Brondby de hoje, nada como começar por recordar o grande Sporting de “Big Mal” de 1982 e os seus 4-2 para a Taça UEFA em Southampton, equipa capitaneada, na altura, pelo genial Kevin Keegan. Que saudades das excentricidades de “Big Mal”, do seu Whisky e dos seus charutos. Que saudades daquele tridente infernal: o Oliveira, o Jordão e, sobretudo, o grande Capitão Manel…

Quem é que hoje em Brondby não quer ficar na história? Como dizia Cícero, quanto maiores forem neste desafio as nossas dificuldades, maior será, no final, a nossa glória. Força, Leões, mostrem a vossa garra!

5 comentários:

  1. quando ai forem 18 horas aqui serao 14, e se nao conseguir ver o jogo, nas paarbolicas, entao ouvirei numa radio aqui na net, mas francamente estou ja convencido q a copa para o sporting termina hoje , a nao ser q haja um sem fim de oportunidades e somente para o sporting, mas nao acredito ,não
    e dói muito
    joao costa

    ResponderEliminar
  2. Caro Júlio,

    Também jogavam outros históricos como o Ademar e o Freire. Quando se tem o treinador certo, até com estes dois ganhávamos.

    Já nessa altura os àrbitros gostavam de nos marcar uns penalties engraçados.

    Um abraço.

    Rui Monteiro

    ResponderEliminar
  3. E lá estavam ainda outros históricos improváveis como os "bigodudos" Zezinho e Nogueira... E, imagina, ainda entrou o... Barão.

    Um abraço,

    Júlio Pereira

    ResponderEliminar
  4. É uma pena que o You Tube não tenha imagens do Sporting-Manchester United, em 18 de Março de 1964, para a Taça das Taças, que ganhámos por 5-0, depois de termos perdido em Manchester por 4-1.

    Vivi grandes noites em Alvalade, mas aquela ficou-me gravada para sempre. Na tropa em Setúbal, fiquei liso até ao fim do mês. Mas valeu a pena.

    Jogaram pelo Sporting nessa noite:

    Carvalho, Pedro Gomes, Alexandre Baptista, Hilário, Fernando Mendes, José Carlos, Figueiredo, Osvaldo Silva (que fez o jogo da sua vida), Mascarenhas, Géo e João Morais.


    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Serra,

    Eu ainda não era nascido nessa altura, mas o meu Pai fala-me sempre com emoção desse jogo histórico. O melhor que consegui encontrar foi o resumo desses dois jogos contra o Manchester – onde, aparentemente, teremos sido alvo em Manchester do tradicional “roubo de igreja". No jogo de Alvalade, faltam, no entanto, os dois golos da primeira parte do Osvaldo Silva. Ainda assim aqui vai o link http://www.myvideo.de/watch/5519621/Sporting_5_Manchester_United_0_1963_1964_Ta_a_das_Ta_as

    Saudações leoninas,

    ResponderEliminar