terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conselhos úteis para convencer o seu filho a ser do Sporting

Depois de submeter o meu filhote João, logo desde os seus primeiros meses de vida, a sofisticados métodos de persuasão muito apreciados pela Stasi – como por exemplo, ouvir repetidamente durante seis horas de viagem o “Só eu sei porque não fico em casa” ou, de forma mais insinuante, o “Gosto de você, Leãozinho” - e de lhe oferecer os sucessivos kits anuais de equipamentos, pensei que o processo educativo se encontrava concluído com sucesso e que o petiz era, definitivamente, adepto do Sporting. Afinal, além da hipoteca, que mais pode um homem deixar ao seu filho nos dias de hoje, senão o clube de futebol?

Vivendo em Vila do Conde, não é fácil deslocar-me com frequência a Alvalade. Por isso, apenas no ano passado, coloquei a hipótese de levar o João – na altura com cinco anos - a assistir, pela primeira vez, a um jogo no nosso Estádio. O Braga, vindo de uma eliminação prematura na Liga Europa, parecia, à IIª Jornada do campeonato transacto, o cordeiro ideal para imolar nesta desejada cerimónia de imposição ao João do grau de “Aprendiz” da Ordem do Grande Leão Lusitano. Se bem o pensei,… mal fiz, pois, como se recordarão, perdemos 2-1 com os minhotos, que iniciaram aí o seu brilhante campeonato. No final do jogo e perante o meu desânimo, o filhote João olhou-me com os seus grandes olhos azuis e tentou animar-me: “Deixa lá, papá! O Braga também é Sporting…”

Porém, esse foi apenas o primeiro acto de uma época calamitosa como não se via há muitos e bons anos pelas bandas de Alvalade. Tanto assim foi que, no final da época, comecei a detectar no meu filhote alguns comportamentos desviantes muito preocupantes: “Ó papá, porque é que, entre os meninos da minha turma, eu sou o único do Sporting? Ó papá, tu gostas um bocadinho do Porto, não é – nos jogos contra o Benfica ou contra algumas equipas internacionais, puxas pelo Porto, não é, papá? Ó papá, tu também gostas do Sporting de Braga, não gostas? E o pior de tudo, “Ó papá, eu não gosto muito do Benfica, mas o Fábio Coentrão (também vila-condense e… ex-confesso sportinguista) é o melhor, ele contra o Brasil arrancava cá com uma velocidade, ninguém o parava, não é?”

O meu sinal de alarme disparou imediatamente e pensei levá-lo, de novo, a Alvalade no começo da actual época, reiniciando, assim, o laborioso processo educativo. Durante as férias, Brondby ou Marítimo, eram as hipóteses possíveis. Hesitei, hesitei…e, desta vez , não arrisquei. Ficarei, pois, a torcer por novo sorteio da Taça de Portugal contra o Pescadores ou o Mafra, que, este ano, perderam alguns jogadores importantes (como o temível chinês Zhang) e me parecem, neste momento, mais à altura deste difícil processo reeducativo…

2 comentários:

  1. tenho 52 , acho q sou lagarto desde q nasci de uma familia benfas, aza5r o deles, pq um lagarto e sempre o mais justo fiel e concordato e maneiro de todos os adeptos do pontape na bola
    saudações leoninas daqui do brasil
    joao costa

    ResponderEliminar
  2. Caro João Costa,

    Na minha família, felizmente, são todos Sportinguistas, mas, mesmo assim, com o fardo dos maus resultados, não é fácil "catequizar" os membros mais jovens. De qualquer forma, concordo consigo que, sem dúvida, os adeptos do Sporting são geralmente os mais justos, fiéis e educados – o que, aliás, no ambiente pouco recomendável do futebol português, tem funcionado como uma desvantagem…

    Saudações leoninas,

    ResponderEliminar