quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Profecias de Nostradamus: Visão dá Sporting Campeão!

Ainda mal refeito das emoções futebolísticas do fim-de-semana, com o “paço” em falso do Sporting (gostaram deste trocadilho ao melhor estilo Record?), com a habitual “mãozinha” ao Porto e com os dois saborosos pastéis de Tentúgal servidos pelos estudantes em pleno ninho das águias, mergulho preguiçosamente na letargia das minhas férias no Litoral Alentejano.

De visita a casa dos Pais, entre a Praia e umas conversas com amigos, procuro desesperadamente algo para ir lendo durante estes lentos e intermináveis dias do Verão Alentejano. Ora, vejamos, então. Temos a colecção RTP oferecida pelo meu avô, com muitos e bons clássicos, que li quando ainda não tinha idade para compreender e que agora compreendo que já não tenho idade para voltar a ler. Temos, também, diversos clássicos da minha juventude como os Cinco, os Sete, o Sandokan, a Colecção de Ficção Científica da Europa América e até o Langelot. Pois, a colecção Reader Digest, também não.

Espera lá, que livro é aquele com aspecto sinistro ali do lado direito? As Profecias de Nostradamus, de Serge Hutin (1981), com “o texto integral e autêntico das Centúrias, explicado e comentado, até ao ano de 1999”? Leio a contracapa: “Nostradamus previu tudo. Aquele que foi o médico e astrólogo de Catarina de Médicis e que morreu no dia e na hora em que indicara [sem necessidade de se suicidar, acrescento eu], teve a visão de tudo o que se produziu ao longo da história contemporânea. De século em século – da bancarrota de Law, à ascensão de Napoleão Bonaparte, da guerra de 1914 à tomada do poder por Hitler e à explosão de Hiroxima, da queda do Xá à sua substituição por Khomeiny, do triunfo da “rosa” do Partido Socialista ao atentado contra João Paulo II – todas as visões das “Centúrias” de Michel de Nostradamus se verificaram […]. As Profecias de Nostradamus, apresentadas e esclarecidas aqui de modo definitivo por Serge Hutin, constituem o único livro onde a humanidade poderá decifrar o seu futuro como num espelho”.

Hum, a coisa prometia. Investigo um pouco mais sobre Nostradamus (agora no Google) e fico a saber que se trata do mais famoso vidente europeu de sempre. Além das Centúrias, terá, entretanto, sido descoberto um novo documento de Nostradamus, prevendo, tal como o calendário maia, o fim do mundo para 2012 (o que pode parecer desagradável, mas que, ao menos, me resolvia o problema da hipoteca).

Passo, então, brevemente os olhos pelo livro e, de facto, à primeira vista, o homem pareceu-me muito credível. Claro que há umas minudências, enfim, um ou outro erro pontual de interpretação ou de previsão, por exemplo, quando Hutin pergunta, dramaticamente, “Ter-se-á o direito de esperar o ano de 1999 (“o ano mil novecentos e noventa e nove e sete meses / Do céu virá um grande Rei do terror”) sem se preparar, sem se preparar compreender?” Há, também, previsões como o assassinato do Presidente Mitterrand, que, nesta altura, me parecem um pouco difíceis de concretizar.

Bom, OK, é certo que o coeficiente de acerto do homem fica um pouco aquém do polvo Paul, mas, ainda assim, convenhamos que é bastante superior ao melhor dos correctores da bolsa de Wall Street.

Decidi aprofundar a análise, lendo, depois, a descrição do método mágico de Nostradamus para obter as suas visões de futuro, bem como do processo utilizado por Hutin e outros para os interpretar. De seguida, tentei eu próprio ler as Centúrias em Português e em Francês e interpretá-las à luz dos acontecimentos dos últimos anos. Bolas, estas quadras são ininteligíveis; comparado com isto, a obra de Hegel é de uma clareza meridiana.

Enfim, recorrendo, em alternativa, a um método sugerido por um ex-Presidente do Benfica, a coisa, após 4 minis, 3 sangrias e 3 whiskies, tornou-se bastante mais nítida. Quer dizer, nítida não será a palavra mais adequada, mas que a coisa melhorou muito, melhorou.

Por isso, caros amigos, estou em condições de voz dizer que Nostradamus prevê, sem margem para dúvidas, que, este ano, o Sporting vai ser Campeão. Ora vejam lá se não tenho razão:

“Vitória incerta três grandes coroarão,
Águia, Galo, Lua, Leão, Sol em marca”.

Nesta passagem, Nostradamus prevê a classificação final da Liga 2010/1011. Como não poderia deixar de ser, o Campeão terá um lugar ao Sol, pelo menos, mais perto do Sol. Sporting (o Leão, naturalmente), será, portanto, Campeão. Segue-se, o Porto, de Rui Veloso (O Lado Lunar), depois, o Braga (o Galo, pela proximidade a Barcelos) e, por fim, em quarto lugar, o Benfica (a Águia, evidentemente).

Perto de uma grande ponte de planície espaçosa
O grande leão por forças cesaréias
Fará abater fora da cidade rigorosa
Por terror portas lhe serão abertas.

O Campeão Sporting (o Grande Leão) aterrorizará os seus adversários nos jogos fora.

O Galo verá a Águia, sua asa pobremente liquidada
Pelo Leão será isto levado ao extremo.

O Braga derrotará o Benfica, explorando os seus problemas nas faixas laterais. Melhor, depois o Benfica será esmagado pelo Sporting.

A Águia se dirige por trás em volta das barracas
Será perseguido de lá por outros pássaros.

O Benfica volta às épocas de grandes barracas e será derrotado pela maioria dos clubes da Liga.

Se a interpretação das Centúrias de Nostradamus estiver certa teremos, então, o Sporting de novo campeão. Se a coisa correr mal, não seremos campeões, mas ficamos com a esperança que o mundo não acabe em 2012. Se o mundo acabar em 2012, temos a garantia que o Benfica não será campeão a partir da época 2011/2012. Portanto, isto só pode correr bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário