segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Entretanto


José Mourinho foi para o Tottenham. Alguns jornalistas, comentadores e adeptos também. Embora estes últimos mais mal pagos. De repente ficou a saber-se que o Tottenham dispõe de uma academia com 17 campos relvados e um estádio novo com a segunda maior lotação da premier league. Diz-se até por aí que uma equipa com o mesmo nome foi finalista da liga dos campeões do ano passado.  A paixão tem destas coisas. Numa das milhares de reportagens feitas a partir de Londres, um jornalista folheia os jornais ingleses do dia seguinte à assinatura do contrato (nada que não pudesse ser feito a partir dos estúdios em Lisboa – seria?), deleitado com as contracapas, os rodapés, as fotografias, numa demonstração sólida do mais profundo provincianismo e do jornalismo de encher chouriços.

Entretanto, os restantes jornalistas e comentadores sobrevoaram o Atlântico para saber quem seria o novo barbeiro de Jorge Jesus e se este ainda comia peixe todos dias. Continuaram a encher chouriços até descobrirem um clube de futebol (com regatas pelo meio) e uns programas de televisão onde apenas se pode participar de megafone ou com uma garganta de aço inoxidável, programas onde incrivelmente Cristina Ferreira pareceria uma sussurradora profissional. Nesses programas, onde se mistura religião e futebol, os comentários baloiçam entre o mais puro chauvinismo e a hoste dos ressabiados, tudo por causa de um avô que lhes foi dar umas dicas sobre bola e mastigar chiclete em público, não necessariamente por essa ordem.  Os resultados estão à vista. Se Jesus tiver algum juízo, levanta ferro o mais rapidamente possível e vem treinar o Arsenal, um clube com um centro de estágios com muitos campos, todos irrigados, e um estádio com apenas menos dois mil lugares que o Tottenham. Um sonho de menino.

Entretanto, fomos à vida no futsal. Espero que este feito também seja devidamente reconhecido pela direção, à imagem do ano anterior.   

11 comentários:

  1. Jorge Jesus só tinha vencido em Portugal e no Slb se excluirmos uma taça no Slb de Braga, de que não me lembro o nome. Vencer no Brasil é extraodinário. Os brasileiros julgam e com alguma razão, que são os maiores do mundo, no futebol. Os treinadores brasileiros também acham que são os melhores, mas, como se viu, acham mal e ainda por cima têm que levar com o sucesso de um cidadão de um país pequenino como Portugal. Parabéns JJ, mas não queiras mudar a história, no Sporting fracassaste e não apenas por causa do lunático presidente, do qual disseste, em tempos, que tinha muita pedalada. Enfim, arrogância por arrogância, prefiro a de JJ à de Mourinho, é que o JJ ainda nos consegue fazer rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Ficamos sem saber se a direc;#ao assume o fracasso no futsal como assumiu o t]itulo europeu com o comboio em andamento.

      SL

      Eliminar
  2. Maravilha!
    Poupei uns reais e libras e fiquei a saber as novidades dos 2 maiores treinadores Tugas. JJ já dizia isso no Sporting mesmo sem grandes resultados. Mourinho quem não se lembra "Special One"!
    Ja estou em sentido!
    Desgraçado do barbeiro de Jorge de Jesus, ia à falencia.
    Agora a sério, o feito de JJ deve ser colocado a par do descobrimento do Brasil e do dia do FICO de D. Pedro II.
    Como dizem os cariocas, "não é mole não!". Pegar no clube com a maior torcida do Brasil a 8 pontos de distancia da liderança e a 4 jornadas do fim já ser campeão é motivo para levantar o morro. No intervalo ainda ganhou a Taça dos Libertadores da América. E vai ganhar o Mundial!
    JJ é hoje mais popular no Brasil que Lula e Bolsonaro.
    E é português, da Amadora!

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Ficamos sem saber se a direc;#ao assume o fracasso no futsal como assumiu o t]itulo europeu com o comboio em andamento.

      SL

      Eliminar
  3. A direcção vai assumir é que retirar carcanhol às modalidades foi a melhor decisão face aos resultados. O caminho está traçado e a argumentação, a condizer, também.
    O judo é que ainda não está a ajudar, mas esta direcção - consequente, competente e sólida como é - tudo está a fazer para seguir o seu caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esta direção vai para onde o vento a levar, desde que se mantenha em funcões...

      SL

      Eliminar
  4. Caro Gabriel Pedro,
    Nem imagina o que me tenho rido com a cobertura que a RTPi (pelo menos) tem dado a este novo fenómeno.
    Eu que já saí de Portugal há uns 52 anos atrás (e este "atrás" é só para plagiar a Ministra da Saúde que está no Prós&Contras e que devia falar melhor que eu o português) acho que nem o sábio JJ entenderia esse seu postal prenho de humor e de sapiência. Mas não seria o único... Ouvi o Mourinho dizer que já ganhou duas Champions e que talvez também não consiga atingir a "finesse" por si utilizada!
    E ele (o JJ) é da Amadora! O que seria se soubesse falar português e isto sem nemhuma ofensa velada para as gentes da Amadora.
    Siga por essa via que ainda há quem o compreenda.

    PS: O meu agonizante computador na Espanha está q retomar vida mas sigo com o teclado QWERTY que não é a minha praia.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tudo isto dá para rir e até chorar, para os mais sensíveis. Entretanto a época vai-se perdendo e não á apenas no futebol...

      SL

      Eliminar
  5. Meus caros amigos
    Que o jj não saiba ler nem escrever, não é novidade e "tanto se me dá como deu".( ignoro gente sem carácter)

    Mas há instantes li No blog "Leoninamente* no artigo "Felizmente há luar" de um varandista, chamado Álamo, o seguinte: ....escura noite que nos imposeram ....

    Fiquei preplexo; O ADVÉRBIO DE MODO vem sempre depois do VERBO, seria então NOITE ESCURA QUE NOS IMPOSERAM.

    Penso que este erro, será fruto da influência nefásta do Sr. DR.Frederico Varandas, pelo que a mensagem não passa e a comunicação NÃO EXISTE.

    LÁ VAMOS ANDANDO... ALEGRES E CONTENTES.... rindo no meio desta escuridão inebriante que é o grupinho de amigos desta direccção feita por nobres falidos.

    O Nosso clube está em coma profundo, e não sei se haverá alguém que o tire desta situação, a tempo, de não morrer.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Impuseram" escreve-se com " um "u" e a frase "escura noite que nos impuseram" parece absolutamente correcta ("correcta" à moda antiga). Vamos discutir outras coisas mais relevantes então. Como será o futuro no futsal então? ganhámos com algum brilho a supertaça, embora menos fortes que nos últimos anos vamos discutir o título com menos probabilidades de vitória que no passado. Fomos afastados da "champions". também, com os "tubarões" a aparecer sempre em crescendo não se consegue estar permanentemente no topo. Há que preparar o futuro com sapiência e maturidade, sobretudo retomar a liderança interna.

      Eliminar
    2. Nada como uma boa gramática. O futsal ainda não está assim tão mal. Lá chegaremos, não se preocupe.

      SL

      Eliminar