sábado, 29 de novembro de 2014

O contributo do Setúbal para o fim de um mito urbano

Há um mito urbano muito alimentado pelos comentadores do costume: se se jogar com dois avançados a equipa fica desequilibrada e adversários, como o Setúbal, podem aproveitar para fazer transições perigosas; essas transições são potenciadas por jogadores com maior mobilidade e rápidos.

É um mito que não resiste a qualquer evidência empírica como a de hoje. Quando se joga com dois avançados, a equipa adversária acantona-se na sua área (expressão digna do melhor Gabriel Alves) e tem como único objetivo ver-se livre da bola e suspirar de alívio enquanto ela não regressa uma e outra vez. Jogando com os tais avançados rápidos nestes moldes - e, portanto, sem o grandalhão do costume a avançado para tentar atrapalhar os centrais – nem uma bola conseguem ganhar na frente. Mais, em equipas como estas, os jogadores ou são rápidos ou sabem jogar à bola. Nunca acumulam as duas competências.

Dito isto, aos cinco minutos podíamos estar a ganhar por três a zero. Aos vinte podiam estar seis a zero. Acabámos por ganhar por três a zero, com golos só na segunda parte. Isto para dizer que o resultado certo só podia ser um múltiplo de três. Não é um daqueles jogos em que se possa dizer que merecemos ganhar por cinco ou seis. É um jogo em que só se pode dizer que merecemos ganhar por seis ou nove, por exemplo.

É pena que esta tática não tenha sido tentada mais cedo. Talvez não tivéssemos perdido os pontos que perdemos em casa. Como costumo dizer, na maior parte dos jogos em casa, não jogar com dois avançados é dar descanso e moral à equipa adversária.

5 comentários:

  1. Realmente, concordo com o amigo Rui.
    Este 442 deveria ser aplicado em metade dos jogos caseiros.
    Resulta ainda melhor, devido á tal pressão alta, em que simplesmente não deixamos o adversario respirar, quanto mais esboçar um contra-ataque.
    Dito isto, o que me está aqui a estragar uma noite de sono descansada, é saber que vamos ficar sem o Argelino matador uns 7 ou 8 jogos.
    Foi pena o surto de ébola não ter sido capaz de convencer os africanos a anular a maldita prova.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    É a minha opinião há muito. Se começarmos por os sufocar eles nem sequer se lembram de efetuar qualquer contra-ataque.

    Agora, o principal ponto é o que refere. Há quem não goste do Slimani. Não é um portento de técnica, mas, quando menos se espera, mete-a lá dentro. O primeiro golo acho que foi com o joelho. O segundo golo foi um grande golo. Sem ele, a Equipa fica muito mais frágil.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Aproveitando a onda de elogios no post acima, gostava de fazer a um dos Sportinguistas mais lúcidos da blogosfera leonina esta simples pergunta:

    O Rui acredita que o Sporting possa ser campeão esta época?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei que lhe diga. Lucidamente, acho que não. Se não tivéssemos perdido tantos pontos ao início, as coisas ainda se podiam complicar para os nossos adversários. Mas também não achava quando ganhámos com o Radisic/Fernando Mendes, com o Inácio ou com o Bolloni.

      Com o sistema como está, a única hipótese que temos de ganhar um campeonato é fazermos uma primeira volta na frente e discutirmos a ponta final com o Benfica e o Porto. Mas tem que ser com os dois. É mais difícil gamarem-nos se andarmos na frente. É mais fácil lutarmos pelo título se os nossos adversários se marcarem entre si também. Ao marcarem-se entre si as arbitragens poderão ser mais isentas. Ficando a disputar o título só com um deles nunca temos hipóteses.

      SL

      Eliminar
  4. Viva,

    De facto, é bem visto a parte de termos mais hipóteses se os dois de sempre continuarem juntos até perto do final do campeonato mas mesmo assim... não acredito. Nem é tanto em não acreditar nesta equipa do Sporting, é mais não acreditar que tanto Benfica e Porto percam mais pontos que nós até ao final. Além disso, este ano parece que também temos de nos preocupar com o Vitória-que-joga-sempre-à-sexta-à-noite-apesar-de-não-ter-jogos-europeus-na-semana-a-seguir-Guimarães que, a julgar pelo que se viu contra o Moreirense, está a ser "empurrado" para o 3º lugar...


    Muito obrigado pela resposta. É sempre um prazer ler as suas opiniões leoninas!

    SL

    ResponderEliminar