terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Sporting na Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões é uma competição europeia, logo deve envolver equipas de todos os países da Europa. Só por essa razão é que lá estão certas equipas como as portuguesas. O vencedor da Liga dos Campeões só pode ser uma equipa espanhola, inglesa, alemã ou italiana (cada vez menos). Sendo assim, a competição deve ser organizada de forma a maximizar as probabilidades de concretização desse objetivo, envolvendo o número de equipas necessário e diferenciando-as nos sorteios por países.

Mesmo sabendo-se que essas equipas têm orçamentos muito superiores e jogadores de melhor qualidade do que as outras, não convém confiar na sorte. Deste modo, as regras deixam muito pouco à sorte. Se tudo falhar, ainda lá estão os árbitros para assegurarem que nada corre mal. De vez em quando, mas muito de vez em quando, para que a exceção confirme a regra, um Porto qualquer pode ganhar uma Liga dos Campeões; mas só uma.

As equipas portuguesas limitam-se a representar na Liga dos Campeões o papel para o qual são pagas. Quando era miúdo, dizia-se nestes casos que se fazia papel de embrulho. Fazem de contas que competem com os outros. Fingem que lutam denodadamente para chegarem pelo menos ao segundo lugar. Mas, no fundo, no fundo, o que querem é ficar em terceiro, para irem à Liga Europa. Ficar em segundo ou em primeiro é um passo para lado nenhum. Ficando em terceiro, têm hipóteses de fazerem um brilharete. O Mourinho e o Villas Boas ganharam uma Liga Europa. O Braga, o Benfica e o Sporting foram a finais.

É o que espero do Sporting. Que finja que tudo isto é a sério e que tem tantas hipóteses como os outros de ganhar os jogos. Que faça de contas que leva a sério esta competição. Que saque o mais possível. Que procure chegar ao terceiro lugar. Que se concentre no Campeonato Nacional e se deixe de tretas.

Face a estas premissas, estou-me razoavelmente nas tintas para o resultado contra o Maribor. Só se pede que não se faça uma triste figura. De preferência, que se faça um resultado que permita na segunda volta ganhar em Alvalade e assegurar o apuramento para a Liga Europa.


(O Benfica e o Porto vão fazer de conta na mesma. Vão fazer crer os adeptos que estão na Liga dos Campeões para a ganhar. No final da fase de grupos vão ficar, na melhor das hipóteses, em terceiro lugar. Se ficarem melhor classificados, pior para eles. Resta-lhes ainda fazerem pior figura nas fases seguintes)

11 comentários:

  1. Caro Rui,

    Análise mais do que fria, gelada! Percebo o que diz, mas tente sonhar. A bola é redonda e no fim são 11 contra 11. Todos com duas pernas e uma cabeça! Digo isto mas partilho da sua visão para o jogo de logo. Porém, acho que ainda sofremos muito do síndrome dos 12-1.

    SL

    RF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      As equipas portuguesas devem perceber por que razão são pagas. São pagas para animar a festa. Se fosse para outra coisa, voltava-se ao modelo anterior.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    A sua analise, falha na realidade dos numeros. Uns oitavos-final da liga dos campeões, traz mais dinheiro que uma caminhada até á final da Taça Uefa, já para não falar que uma equipa liberta de jogos de Abril para a frente, fica com mais disponibilidade para competições domésticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É verdade. Mas, mesmo assim, prefiro perder uns cobres a ter que fazer tristes figuras como fazem as equipas portuguesas quando passam a fase de grupos. A parte de ficarmos livres mais cedo desta brincadeira para nos dedicarmos à tarefas internas, é o único argumento que me convence.

      SL

      Eliminar
  3. Caríssimo Cavalheiro,

    Abortada que foi a minha ida a Maribor por via de uma maleita que surdiu um dos cavalos, estarei presente em espírito e com muita pena que nesta data ainda não tenhamos acesso a televisões (creio que será este o nome com que os zingarelhos serão denominados).

    Infelizmente, este fim de tarde tenho senhor e por isso estou sem tempo p+ara escrever aquilo que me vai na cabeça quanto a este seu escrito. Não sendo caso para o zurzir pois que expressa a sua opinião e esta não deve ser comentada (por ser a sua e a ela ter inteiro direito) mas sim contraditada por quem assim o entenda, que é o meu caso. Infelizmente, como lhe disse, esta tarde tenho senhor e o banho, os arranjos, a roupagem e os perfumes levam uma eternidade.

    De qualquer modo, e seja qual for o desfecho da contenda, amanhã depois da igreja (que eu apesar dos favores que faço a este senhor e a outros senhores, sou muito crente e devota ao outro Senhor) aqui virei contar de minha justiça.

    Uma sua admiradora,

    Augusta Caminha (Sr. Joaneira)

    ResponderEliminar
  4. FCP: 1987+16=2004+16=2020.
    Sporting: error

    ResponderEliminar
  5. Concordo !

    O scp não pertence à Champions League...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nos pagarem e nos evitarem a maçados dos jogos, compro já. Devem ficar o Benfica e o Porto que tão boa figura têm feito, sendo sucessivamente eliminados por colossos como o Celtic ou o Olympiacos.

      Para este peditórios não se deve dar. Só se deve receber.

      Eliminar
  6. Resumindo e concluindo o chato disto tudo é que " De vez em quando, mas muito de vez em quando, para que a exceção confirme a regra, um Porto qualquer pode ganhar uma Liga dos Campeões; mas só uma.", ainda se fosse um Sporting qualquer...

    ResponderEliminar