Os nossos jogadores são bem-mandados. Não esperava que cumprissem de forma tão zelosa as minhas orientações de ontem. O objetivo era o empate e assim está muito bem. Aliás, se tivéssemos ganhado estaríamos agora a liderar o Grupo e isso iria gerar enormes perturbações na equipa.
Há várias maneiras de forçar o empate. A nossa, de hoje, não me pareceu a melhor. Se nos distanciarmos um pouco da nossa pele sportinguista, temos que reconhecer que o golo do Maribor é melhor do que qualquer sketch dos apanhados. Confesso, ri-me como há muito tempo não me ria com este golo. Aquela dupla de centrais é o Bucha & Estica ou o Batatinha & Companhia do futebol internacional.
Vamos ter um problema em janeiro: dificilmente o Nani está disponível para continuar a jogar com amadores. Tirando o Nani, que é um caso à parte, salvam-se o Slimani e o Wiliam Carvalho. Depois dos dois passes que deixaram duas vezes o Carrillo isolado, espero que se deixe de afirmar que o homem é tosco. O homem não é tosco. O homem é parvo por continuar a jogar com os outros.
O William Carvalho necessita de uma análise especial. Pede-se-lhe de tudo; que saia com a bola entre os centrais; que dobre qualquer um deles depois das suas sucessivas barracadas; que esteja em todo o lado no meio-campo e, sobretudo, que esteja onde o Adrien devia estar e não está; que ande numa roda-viva com o Adrien de forma a aparecer na frente também para tentar o remate; que nunca temporize o jogo e passe sempre a bola para a frente em situações de maior risco e com maiores probabilidades de falhar. O homem está a fazer tudo para cumprir as orientações que lhe dão. Como é bom, um dia destes até pode começar a parecer que temos meio campo.
Estou razoavelmente farto de todos os outros. O Leonardo Jardim explicou-lhes que não eram grande coisa e que se deviam limitar a fazer o que lhes mandava e sabiam fazer. Com base nestas orientações, disfarçaram toda a época passada. Mas ninguém se iludiu, penso eu. Espero que o Marco Silva não se tenha iludido.
Há um empastelar do jogo na frente de ataque. Quem não viu os jogadores do Sporting junto à área do Maribor juntinhos trocando a bola sem saber o que fazer à mesma. Que falta de objectividade. É a isto que alguns chamam jogar bom futebol? Adrien e william abaixo das suas potencialidades. A, Martins fraco. Jefferson quase ao fraquíssimo nível de Mauricio e Sarr. Pior Maurício que Sarr. Bem: Nani,(o melhor), Slimani, C. Mané e Patricio. Nem bem , nem mal: Cédric e Carrilho. J. Mário entrou bem. MS tem, que a pouco e pouco, alterar a equipa (essencialmente os centrais) e os jogadores que estão fora de forma. Por último. Falta também à equipa uma pontinha de sorte. MS é um pé frio, não tem culpa. Estou triste, mas vou continuar a apoiar a equipa, pois é nos maus momentos que se vêem os verdadeiro sportinguistas! SL
ResponderEliminarMeu caro,
EliminarNão estamos de acordo no que respeita ao William. Pede-se-lhe hoje que faça muito diferente do que fazia no passado. Pede-se-lhe hoje par substituir o meio-campo todo e parte da defesa. O homem vai-se adaptando, embora se lhe peça que seja o super-homem.
Os comentadores passam o tempo todo a falar mal dele. Os sportinguistas a meu ver estão a ir na onda. Não devemos pensar pela cabeça dos comentadores (se é que têm cabeça, porque coluna vertebral não têm nenhuma).
SL
Se, com excepção desses que menciona (William, Slimani e Nani - e, atenção não estou a discordar, ou a concordar, só a seguir o raciocínio), tudo o resto é fraco e não serve, então é colocar quem resta: Shikabala, Heldon, Capel, Tanaka, Slavchev, Boeck, Oliveira, Jonathan e outros tantos (afinal, foram 30 contratações em 18 meses).
ResponderEliminarAté quando durará a motivação de Nani?
"Estou razoavelmente farto de todos os outros. O Leonardo Jardim explicou-lhes que não eram grande coisa e que se deviam limitar a fazer o que lhes mandava e sabiam fazer. Com base nestas orientações, disfarçaram toda a época passada. Mas ninguém se iludiu, penso eu. Espero que o Marco Silva não se tenha iludido."
Aqui, não se está só a referir aos jogadores, pois não? Este parágrafo podia ser o post. Muito bom.
Meu caro,
EliminarOs que não servem devem partir. O período experimental em qualquer organização, empresarial ou não, não dura tanto tempo assim.
O maior problema é esse do Nani. Se as coisas continuarem como estão, não me parece que queira continuar nesta parvoíce.
O último parágrafo não se refere somente aos jogadores. Há uma ilusão, genuína ou criada pela Direção. O futebol vive de ilusão. Só espero que pelos menos o treinador seja lúcido. Se se deixa iludir, então é que o caldo está entornado.
SL
Ainda por cima, proibir o Nani de falar depois do jogo parece-me estúpido e até algo provinciano.
ResponderEliminarA falta de ambição do nosso treinador antes do jogo não foi bonita, mas nem vou por aí. o problema é mesmo a falta de qualidade da nossa dupla de centrais, que pareciam estar num jogo de solteiro vs casados.
Meu caro,
EliminarRestringir tudo aos centrais é uma explicação curta. Não me venham dizer que o Rojo era um génio ou que o Dier era a quinta essência do bem. O Dier com o Jardim não jogava sequer (não me venham dizer que o Jardim era estúpido). Antes do Jardim o Rojo era pior do que o Saar.
SL
O q é sl?
EliminarCaro Rui,
ResponderEliminarParece-me uma análise dura para com uma equipa que cumpriu de forma divertida a sua missão... e injusta para o Rui Patrício, que devia estar no leque dos que se salvam.
De resto, concordo com o essencial.
SL,
Meu caro,
EliminarVou corrigir com gosto. O Rui Patrício está do lado dos bons. Acho que o Sporting empatou por medo. Quando se viu a ganhar começou a ficar em pânico. Antes do golo deles, já a defesa tinha dado uma barracada que só não deu em golo por sorte. O problema é se é o treinador que não transmite confiança. Vamos ver. No fim-de-semana há mais.
Um abraço
Este post tem tanto sumo que nem vale a pena comentar. Muitíssimo bom e parabéns por ler qquer coisa sobre o assunto e ficar alegremente bem disposto e ontem estava com uma azia tal que até uma cabeçada na porta da sala dei...
ResponderEliminarMeu caro,
EliminarOnde é que está a sua resiliência sportinguista? Nós já vimos isto. Vimos o Polga marcar um autogolo com uma marrada à entrada da área (logo ele que nunca marcou um golo, apesar de se ter deslocado ao longo de uma década para a área dos adversários em todos os lances de bola parada).
SL
Foi mais forte do que a minha própria força mental, até pq todos os sportinguistas estavam à espera que acontecesse... Mas daquela forma, foi de genio.
ResponderEliminar