domingo, 24 de agosto de 2014

Não se desculpa mais uma parvoíce destas

Estive a respirar fundo na última hora. Procurei nos blogues do costume qualquer coisa que me esclarecesse. Li o habitual. O que estão a dar são os apoios frontais do Montero e as movimentações do André Martins, mais umas coisas que o Esgaio fez. Os outros, como são todos estúpidos, só estragam as brilhantes jogadas que estas duas luminárias supostamente têm dentro da cabeça e não nas pontas das botas.

Dirijo-me ao treinador que também deve andar a ler estas parvoíces e a tomar coisas para a cabeça.

Ó Marco Silva, não estás a treinar o Estoril. No Estoril podes jogar com os apoios frontais que quiseres, podes aproveitar o avançado para tirar a bola da zona de pressão e mais uma série de parvoíces do género. Desde que não seja a derrota, no Estoril, qualquer resultado é bom e o Arouca é um adversário a ter em conta. No Sporting os jogos contra os Aroucas desta vida são para ganhar e esmagar. Podemos não ganhar. Podemos perder. Agora, o adversário tem que passar um mau bocado. Não pode ter uma primeira parte descansada como a que teve.

Um avançado no Sporting serve para marcar golos. Se não marca não serve. Serve para esticar o jogo para a frente. Serve para estar sempre na linha do fora-de-jogo e a pressionar para trás a defesa. Não serve para recuar, permitindo o avanço da defesa, e encurtar os espaços onde se pode jogar à bola.

Quando os extremos avançam para a área ou para a linha de fundo tem que estar alguém na área. E não podem estar poucos. É necessário que estejam lá uns dois ou três pelo menos. Os golos marcam-se na zona frontal e não nas laterais.

Depois, os médios e os avançados têm que ter golos nas botas. Quando avançam para a área os defesas têm que recear tudo. Que eles rematem de fora. Que eles entrem na área e rematem. Que passem por eles como cão por vinha vindimada. Não pode haver dúvidas. Quando a bola chega a certas posições os defesas têm que saber que o golo pode surgir a qualquer momento e que não vamos passar a bola para trás ou para os lados. O que mudou na segunda parte foi a determinação do Mané. Os adversários rapidamente ficaram a saber que o tinham que parar de qualquer maneira. É que ele, bem ou mal, com mais ou menos jeito, se lhe derem uma abébia, vai para o golo e mais nada.

Contra o Benfica, podes voltar aos apoios frontais e a todas as invenções que quiseres. Desde que não se faça muito má figura e se lute pela vitória, a malta desculpa tudo. O que não desculpa é mais uma parvoíce destas contra o Arouca.

30 comentários:

  1. Nem mais! Era fazer cópia disto e espetar no balneário! SL

    ResponderEliminar
  2. 1. Parvoíces destas vão-se repetir
    2. O Marco pode ser bom rapaz, mas também o Carvalhal e o P. Sérgio eram
    3. O Marco não vem ler este blogue, porque está cheio de certezas e aqui não há graxa
    4. Ou muito me engano, ou o BdC vai passar um mau bocado e baixar a crista
    5. O Sporting tem um plantel composto por 20 bons suplentes e 4 ou 5 titulares: na verdade, este ano tem banco a dobrar e a maior parte está onde não devia, i.e. A jogar de início
    6. O Sporting não tem um avançado decente exceto o Argelino ( que até ver não conta)
    7. O Esgaio não foi a DD que foi o melhor marcador da II Liga.
    8. O mané qd júnior (vi-o marcar 3 golos ao Liverpool na Nextgen) não era um10 nem extremo
    9. O Martins pequeno dava um bom médio do Arouca e pode seguir o caminho do outro Martins (o Carlos)
    10. O mito do Nani-Sebastião morreu num PENALTY que devia ter sido marcado por quem os tem marcado (alô Marco?!)
    11. Ainda Há tempo para comprar reforços a sério (além do Nosso Sebastião) e não escoceses, búlgaros, tsubasas e geraldes
    12. O Montero é bom rapaz, tem um ar simpático e afável mas não dá mais que isto
    13. Do Carrillo nem vale a pena falar, nem do Capel
    14. A época do Sporting vai ser boa em manchetes, unhas roídas, faca e alguidar, muitos sapos engolidos e pior do que tudo 0 títulos (daqueles que contam)
    15. No fim disto tudo o mito do presidente Bruno Chavez vai ter o seu fim, ou como ele gosta mais: ele vai ter a sua HORA (que se calhar não passa no canal 34 ou 35 mas irá passar em todos os outros do 1 ao 10), ou seja vai ter aquilo que merece
    16. Os Sportinguistas vão ter o costume mas com duas versões: a dele (i.e. Da propaganda) e aquela a que infelizmente estão habituados na comunicação social, sendo que nenhuma nos serve condignamente
    17. Um triste fado portanto
    Ps- no início do campeonato tinha estimado que no final da 3 jornada estaríamos a 7 pontos dos rivais. O mané fez questão de me trocar as voltas e faço o mea culpa. Estaremos a 4 pontos. Menos mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de tomar qq coisa para esse fígado, senão ainda apanhas uma "brunito cirrose"

      Eliminar
    2. Sim. As melhoras.

      O Arouca meteu um autocarro de dois andares. Veremos se com o carbide e os corruptos fazem igual.

      Facto é que podíamos ter dado 3 ou 4. Não fosse o sortudo redes adversário e o jogo da vida dele.

      Eliminar
    3. A minha vontade era mandar-te para um sítio que toda a gente sabe, porque tu és um cretino chapado.

      Ó imbecil, quando as outras direcções te "presenciaram" com "craques" como o Purovic, o Postiga, o Bueno, ou o Grimi, deixaste de ser do Sporting? Então aguenta ou baza que não fazes falta nenhuma!

      Eliminar
    4. Caro anónimo,

      Não seria assim tão pessimista. Agora, este jogo começou-me a fazer lembrar o Sá Pinto.

      SL

      Eliminar
    5. Meu caro António Gomes,

      O anónimo só pensa de forma diferente. Não me parece que esteja a pensar completamente mal. É bom que o treinador e a equipa percebam que uma exibição como a de ontem não se pode repetir. De outra forma, temos um novo Sá Pinto, que toda a gente recebeu aos pulinhos.

      SL

      Eliminar
    6. Meu caro Valdemar Iglésias

      O Arouca meteu um autocarro. É verdade. Mas o que é que esperava? O que é que vão fazer o Penafiel, o Marítimo, o Belenenses, o Boavista e por aí fora? É bom que o treinador perceba que é isto que o espera. Como disse, não está a treinar o Estoril.

      SL

      Eliminar
    7. Meu caro Jordão,

      As outras direções já lá vão. Agora temos esta. É esta que tem que obter resultados. Foi para isso que foi eleita. Não foi eleita para ser só melhor que o Godinho.

      SL

      Eliminar
    8. Rui Monteiro, há maneiras de um sportinguista se exprimir, mesmo que seja crítico. Não acho normal o tom que esse anónimo usou. Para vaticinar desgraças já bastam os lampiões e os fruteiros. Já se esqueceu como começámos as duas épocas em que fomos campeões na última vez? Não estou a dizer que vai suceder o mesmo agora, apenas que na altura felizmente não havia redes sociais e blogues a destilar azia e fel, senão se calhar estávamos há 32 anos sem ganhar o campeonato.

      Eliminar
  3. "Não pode ter uma primeira parte descansada como a que teve."

    Aos "15 minutos" podia estar 3x0... Depois disso concordo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António Gomes,

      Mas a primeira parte tem 45 minutos. Se não se marca logo é preciso continuar a pressionar.

      SL

      Eliminar
    2. Tem razão, mas não razão para a frase "Não pode ter uma primeira parte descansada como a que teve.(o Arouca)"

      Eu percebe-o... sofre o mesmo do que eu, mas daí a generalizar um texto de análise. Porque por mais que o conteúdo diga o que pensa, há certas frases que assassinam um contexto.

      Eliminar
    3. Quanto ao anónimo lá de cima.

      1 - Não gosto de "anónimices"
      2 - Fiz-lhe um diagnostico
      3 - e mantenho-o, especialmente sobre um anónimo qualquer...

      Eliminar
  4. Anonimo, com visoes destas, completamente derrotistas, mais vale mudra de clube e ir para o Carnide ou o porco, pois por si, certamente, lutarao uns com todos aqueles jogadores de classe (taliscas cesars e afins) com o outro candidato (com adrians, casimiros e lellos sebastiaes).
    So o Sporting e mau. Mau por ter gente que so quer mal para o seu clube! E por favor nao me venha com licoes de Sportinguismo, pois o seu problema e o Presidente e nao o clube.
    Se e socio, desista, pois esta a gastar dinheiro para nada, se e adepto, faca-se socio de outros e esqueca-nos.
    Estou farto de gente que so nos quer mal, e nao, nao sou o BdC ou qualquer escriba pago para escrever por ele. O ue voce faz aqui e denegrir um grupo de jogadores, que nao jogaram bem, mas deram tudo por tudo para ganhar...
    Quero imaginar oq ue voce dira se na semana que vem, conseguirmos ganahr a esse "colosso" de Carnide...
    Certamente que foi um erro dos outros e que espera que quando jogarmos com o porco (grande jogo em Pacos... ??? !!!) voltaremos a estar super distantes dos adverasarios!!
    Para finalizar, porque tanta seguranca que o carnide ganha no Bessa?? Por mim, ate acabarem os jogos do carnide, eles sao sempre voluntaries para perder!! Ou para si, nao acreditar no "seu" clube e normal, mas acreditar no carnide faz parte de uma realidade superior!!
    Ate lhe diria Saudacoes Leoninas, mas nao creio que mereca!!
    Quanto ao autor do post, parabens, pois de forma nao destruidora, escalpeliza algumas lacunas que ainda temos, acima de tudo de mentalidade!
    Gostaria de o ler acerca do Sarr, pois esta a mostrar-se muito valido, no meu ponto de vista!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. Não há pachorra para gente maldosa e derrotista. Não gostam do Bruno de Carvalho, afastem-se do Sporting. Mas não, não resistem a ter protagonismo e a tentar fazer a cabeça dos outros. Ao menos juntem-se todos lá no camarote. Só estragavam um blogue.

      Eliminar
    2. Meu caro Leão do Índico,

      Os que pensam diferente não são piores sportinguistas por isso. Fui completamente crítico do Sá Pinto. Percebi desde o princípio que a dupla de centrais Rojo e o holandês com nome esquisito eram um buraco, apesar dos Freitas Lobo desta vida. Estava certo. Às vezes erro. Mas não somos menos sportinguistas por chamarmos à atenção de coisas que não nos parecem bem.

      SL

      Eliminar
    3. Meu caro Jordão,

      Mais uma vez, quem pensa diferente não é menos sportinguista do que nós.

      SL

      Eliminar
    4. Não é apenas pensar diferente, é desejar mal ao clube só porque não gostam da direcção. Isso é canalhice.

      Eliminar
  5. Exmo. Sr. Prof. Rui Monteiro,

    Este blogue Sportinguista foi-me recomendado pela minha grande amiga, a Sra. D. Josefa Dias a qual, por sua vez, tinha tido conhecimento deste espaço através do Abade Ferrão.
    Desde logo as minhas desculpas por alguma incorrecção no português mas sendo de origem humilde, e não tendo sido educada na língua materna como desejaria, temo que com os meus desabafos, aqui e acolá, possa ferir os sentimentos de alguns puristas.

    Gostaria de lhe dar os parabéns por esta magnífica prosa, parabéns extensivos às respostas dadas aos colegas comentadores.

    Uma muito dedicada leitora do seu blogue e Sportinguista desde 1875.


    Augusta Caminha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara senhora,

      Detesto os títulos académicos. Sou muito claro quento a isso. digo a toda a gente para ser tratado pelo primeiro nome. Para ser tratado por: professor.

      Um abraço

      Eliminar
  6. O gozo que dá ver insultadores de serviço como o Iglésias, o Jordão e o Leão do Indico ano após ano a engolir em seco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho fantástico aparecerem tipos a provocar e depois vitimizarem-se de que são insultados. E ano após ano engolimos em seco do quê? Só se for da falta de títulos do Sporting. E tu, o que ganhas com a seca de vitórias do clube?

      PS - A ânsia de vitimização é tanta, que vê insultos em tudo, quando eu fui o único que chamei àquele fulano imbecil e um cretino, e mantenho.

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    É uma análise dura, em especial porque critica um treinador que acabou por ganhar depois de mudar e arriscar muito. Terá o seu mérito na vitória, sofrida.

    Mas reconheço que neste caso a crítica é necessária. Vamos ter mais jogos assim e é mesmo urgente que todos percebam como tem de jogar um candidato ao título. A começar pelo treinador.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Mete-me confusão aquela coisa do avançado andar sempre a recuar e a deslocar-se para todos os lados menos para onde é preciso. Fiquei vacinado com o Postiga.

      Um abraço

      Eliminar
  8. O domínio do jogo por parte do Sporting foi AVASSALADOR...assim mesmo, meus queridos sportinguistas.
    Quantas vezes chegou o Arouca ao meio-campo com bola ??? À baliza ?? E nao me respondam uma e podia ter ganho se nao fosse o Patrício. Isso nao é resposta pois entao, quantas teve o Sporting ??? Só o Montero !!! E conseguir criar tantas opurtunidades com tantas pernas, maos e corpos na grande-área, nao é nada fácil .......
    Eu vi um Sporting interessante que meteu medo a muito boa gente dos rrivais....É nao é ??? Acreditem que é verdade
    Posse de bola do Sporting ?? A bola rolou bem. O jogo em si foi atrativo, dinamico. Porque ?? Porque o Sporting fez por isso, nao o contrário.
    Eu vi um Sporting à segunda jornada com novo treinador e diferente estilo de jogo, bastante bem.

    Alguns erros (normais) que houve, nem vale apena perder tempo com isso. O próximo jogo tá aí mesmo e é para ganhar

    Spoooooorrrrtttttttttttiiiiiiiiinnngggggggggggggg ......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anónimo,

      Neeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmm mmmmmmmmmaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiissssssssssss.

      SL

      Eliminar
  9. Caro Rui, em relação à parte inicial do post só o posso aconselhar a consumir com moderação blogues como o Lateral-esquerdo. Caso contrário vai ter algumas indisgestões com as verdades absolutas que por lá se escrevem e que ninguém pode contrariar.

    Parabéns pelo blogue.

    P.S. Veja se muda o raio do template do blogue para um que seja desta década. :-) É o único blogue sportinguista que costumo ler que não tem versão para telemóvel.

    ResponderEliminar