segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fizemos um jogo do Carrillo(*)

Há um momento definidor do jogo de hoje contra o Porto. O Wilson Eduardo recebe a bola em corrida, encara o Alex Sandro de frente, mete-lhe a bola por um lado e vai buscá-la pelo outro. Não é fácil fazer isto a ninguém. Muito menos o é ao Alex Sandro. O que é quase impossível é ter sido Wilson Eduardo a fazê-lo. Se é possível o Wilson Eduardo fazer isto, então também é possível ganharmos o campeonato.

Demos um banho de bola. Não ganhámos. Faltou o golo. Acontece. A bola andou lá perto. Faltou alguma frieza naquele momento em que tudo se decide. Mas, com o Porto a jogar à Paços de Ferreira, é normal que o Vítor não tenha percebido de que lado estava. Recebeu a bola mal das duas vezes, deixou-a um pouco para trás, e já não rematou como devia.

A equipa jogou bem. Pode-se destacar um ou outro (nomeadamente o Cédric e o Adrien, que estão a jogar acima das suas possibilidades), mas o que impressiona é a equipa. O Leonardo Jardim, repete-se mais uma vez, é um génio. Nada é deixado ao acaso. Não é por acaso que o Slimani recebe a bola e está proibido de fazer outra coisa que não seja passá-la ao médio que acompanha a jogada. Ainda pensei que a equipa, a jogar com a intensidade que estava, viesse abaixo nos últimos vinte minutos. Qual quê?! Foi quando ainda carregámos mais e criámos mais oportunidades.

Uma última nota para o Carrillo. Foi soberbo. As três grandes oportunidades saíram de jogadas dele. O Danillo parecia um menino de coro. É o milagre que falta. Se o Leonardo Jardim o conseguir colocar a jogar de acordo com as suas possibilidades, não vai ser fácil parar-nos. Nem as arbitragens manhosas.

(*) Com trocadilhos destes ainda acabo a escrever as letras do Quim Barreiros. 

19 comentários:

  1. Continue é a escrever que eu farto-me de rir sempre que cá venho! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Espero que se divirta. Escrevo para me divertir e, se for possível, divertir os outros.. Mas este ano estamos mais a sério.

      SL

      Eliminar
  2. Os andrades levaram um banho de bola, sem dúvida. Toda a equipa do Sporting esteve bem. Se, como os jornais escreviam, o jogo era também, um duelo W. Carvalho vs Fernando, então o W. Carvalho meteu o Fernando no bolso. Melhor a defender e muito melhor a construir. Adrien, Cedric, Jefferson, W, Carvalho, A. Martins (todos) jogaram uma enormidade. Como foi possível não vencer este jogo? Existe um caso do jogo, pelo menos, que a péssima transmissão da Tvi não mostra com o ênfase que deveria de ter, que é o empurrão pelas costas ao W. Eduardo contra o gr portista dentro da área, penálti e expulsão? Mas, não foi pelo árbitro que empatámos o jogo, diria mais, se todas as arbitragens fossem como esta, estávamos isolados com 4 pontos na frente do Campeonato.

    PS- Alguns fazedores de craques à força, ao fim de 2 jogos já catalogavam Carlos Eduardo como novo Deco, outros mais avisados disseram que o jogador só tinha feito 2 jogos contra equipas pequenas era preciso esperar. Hoje demonstrou que é bom jogador, mas a kms de Deco e muito inferior aos jogadores do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não percebi por que razão esse lance não deu mais polémica. O Wilson Eduardo pareceu-me em jogo. Estando em jogo, é expulsão e penalty.

      SL

      Eliminar
  3. Sempre em grande Rui, embora o exemplo seja um pouco redutor.

    SL Pinilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei de que exemplo fala. Se for do Wilson Eduardo, tem razão. Não é pior de certeza que o Licá e qualquer um daqueles cromos que ao Porto custaram, cada um deles, pelos menos 5 M€.

      SL

      Eliminar
  4. não acompanhei as peripécias na tv mas acredito em tudo. para o ano é que vai ser. MESMO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Às tantas vai ser mesmo. Do tipo, mesmo, mesmo. Um bom Ano.

      SL

      Eliminar
  5. O primeiro paragrafo é divinal. penso que faltou a estrelinha, o Fabiano não vale um terço do que defendeu ontem.

    Rafael Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rafael Marques,

      Há mérito do Fabiano. Mas há falta de frieza dos nossos. O Montero precipitou-se. O Fabiano e o resto da defesa estava aos papeis. Se simula o remate e não remata de primeiro, penso que ficava em melhor situação. O Vítor recebe um pouco mal a bola. Deixa-a um pouco para trás. Quando remata já não o faz com a devida convicção.

      SL

      Eliminar
  6. A triste verdade é que mesmo quando damos banho de bola não conseguimos ganhar a esta espécie de Infesta F.C. Já fizemos dois jogos contra os lampiões e dois jogos contra os corruptos, e o saldo é dois empates e duas derrotas. Não conseguimos ganhar uma única vez! E espero sinceramente que consigamos continuar na taça da liga, pois um orçamento de 20 milhões só para uma competição é demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Morais,

      No ano passado os nossos adversários eram o Rio Ave, o Estoril, o Paços de Ferreira e por aí fora. Na próxima ganhamos. Está prometido.

      SL

      Eliminar
  7. Coração vermelho e azul.30 de dezembro de 2013 às 17:07

    A melhor equipa do século XXI do Sporting não consegue ganhar à pior equipa do século XXI do Porto, e mais uma vez fazem uma festa e correria como estivessem a jogar na liga dos campeões. Enfim...

    ResponderEliminar
  8. Também poderia dizer que uma equipa de milhões foi vulgarizada por uma de tostões,não é verdade cu-ração furta-cores !

    ResponderEliminar
  9. Ó Rui não leve a mal o comentador azul/vermelho, sempre dá um ar isotérico ao blogue, tal como os repórteres que agora se "preocupam" por o Sporting não marcar golos à 2 jogos,eh,eh,eh por sinal no último jogo até marcou um...E eles "esqueceram-se" e também se esqueceram que o Sporting é o clube da Liga que tem mais golos marcados...Eh,eh,eh, não leve a mal que isto dá vontade de rir. Ainda para mais estou a ouvir JJ a falar sobre o jogo contra o Nacional, eh,eh,eh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não levo nada a mal. Até gosto de o ver por cá. Quantos aos golos, deve ser a mesma seca que anunciaram ao Montero. Aliás, o Sporting foi a única equipa do Mundo que conseguiu empatar um a zero.

      SL

      Eliminar
  10. «DIRIA MAIS, CARO DUPOND, DO CARRILHÃO!!»
    Nem o carrilhão de Mafra jogaria assim, fosse ele dado ao futebol.
    Depois de ontem não ter visto, porque não compareceu, o fantabulástico fcp, hoje não vi o "glorioso" slb, porque não existiu. Mas que eles "andem" aí, disso não há duvidas. De resto, mesmo assim, o nosso Sporting vai ter ainda que batalhar muito, que ser mais do que aquilo que se lhe poderia pedir para ir contra a maré da sorte, dos "profissionais" (da imprensa e da arbitragem ) e dos dias menos bons. Por fim, carpem diem e Bom Ano Novo!
    (Quanto a esses espíritos "bipolares" menos felizes que por aqui circundam, só nos dão razões: estão histericamente preocupados e os nossos blogues são definitivamente melhores que os deles).
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que é essa, caro Dupont. Desta vez não diria mais...
      SL

      Excelente 2014 para todos os Sportinguistas!

      Eliminar