quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

É urgente: uma calculadora para o Record e um mapa para A Bola!





Eu sei que a culpa é minha. Esta vontade de me informar, de querer saber mais, no fim, só me prejudica e apoquenta ainda mais.
Mais uma vez cedi, e perdi, quando fui à «ABola» online ver os resultados dos clubes portugueses e outros resultados na Liga Europa. Entre outras coisas mais tristes, descobri que o «Maccabi de Paulo Sousa vence Bordéus (1-0) e apura-se para os 16 avos de final». Fiquei feliz por ele e pelos seus jogadores. Triste, triste, foi ver que a Redação deste arauto da verdade desportiva, que anda há décadas a iluminar os nossos caminhos, esteja afinal tão desorientado. Então não é que, ao mesmo tempo que diz «Maccabi Telavive, orientado pelo português Paulo Sousa, está nos 16 avos de final da Liga Europa», umas linhas abaixo escreva «os cipriotas tiveram em campo o português Nuno Morais. Esmaël Gonçalves e Mário Sérgio não saíram do banco».
Então Telavive é no Chipre? Ou os cipriotas são os naturais de Israel?
Não! O Maccabi Telavive, fundado em 1906 como "HaRishon LeZion-Yaffo", tem até o triste registo do “colonialismo” israelita, na linha da infeliz ideologia da «Grande Israel», de ter sido o primeiro clube judeu dentro do território palestiniano. Seja como for, ainda é cedo para colocar os israelitas a colonizarem o Chipre. Quem sabe um dia ?!? Quanto à Bola, mesmo não percebendo grande coisa de geografia, futebol continua a ser com eles, mesmo sem o Sobral. Mas, pelo sim pelo não, o melhor é consultar também outras fontes.

3 comentários:

  1. Os cipriotas do APOEL (que estavam no mesmo grupo do Maccabi) têm, de facto, esses portugueses todos.
    Não será erro de interpretação seu, misturado com desconhecimento sobre a equipa onde jogam os portugueses referidos na notícia?
    Não que me admirasse a Bola ou outro qualquer meterem uma gaffe do género, mas neste caso...

    ResponderEliminar
  2. É possível. Pode ter razão. Assim, enredei-me no emaranhado na notícia e provavelmente o erro não era geográfico, apenas discursivo. Eu assumo o erro interpretativo.
    Obrigado

    ResponderEliminar