segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Somos os primeiros!

O Henrique Calisto é um treinador da velha guarda do futebol português e isso nota-se. Nota-se, sobretudo, num sistema piloso farfalhudo sobre o lábio superior. Nota-se também na preocupação em jogar fechadinho atrás e na aposta, quando se tem a bola, em a ir trocando como se a equipa estivesse a jogar ao meio e o futebol fosse jogado sem balizas. Pouco importa se se está a perder por um ou por dois.

O jogo foi um xarope, do tipo óleo de fígado de bacalhau. Sabe mal, mas faz bem. Começámos a pressionar e marcámos um golo (continuamos a marcar golos de bola parada). Depois baixámos o ritmo e chamámos o adversário. Só que eles nada. A meio, entre trocas e baldrocas com a bola, deixam o Montero isolado. Boa defesa do guarda-redes e intervalo sem o merecido descanso no marcador.

A segunda parte prometia mais do mesmo. Até que, numa biqueirada para a frente, o Montero viu o que só os grandes jogadores vêm. Que o tonto do central queria ganhar a bola com o corpo sem saltar e jogar de cabeça. O central, quando deu por ela, já o Montero tinha saltado e isolado de cabeça o Carrillo. O Carrillo foi por ali fora com a dúvida estampada no rosto: chuto, passo a bola ao Montero ou volto para trás para ajudar o Jéfferson a defender? Acabou por passar a bola ao Montero que, às três tabelas, meteu-a lá dentro.

Entrou o Slimani, a alegria do povo, e a equipa mexeu. Passou a carregar ainda mais sobre o Paços de Ferreira. O Slimani não desarma. Vai a todas. É um trapalhão, mas é um trapalhão mais inteligente e imprevisível do que qualquer outro trapalhão. Tem dois lances geniais. No primeiro, parece que vai tentar um pontapé de bicicleta só que, entretanto, lembra-se que não o sabe fazer. Gerou-se um impasse na defesa e o Magrão ia marcando de fora da área. No quarto golo, de costas para a baliza, fica sem saber bem o que fazer. Na dúvida, não faz nada e o André Martins chuta com o pé que tinha mais à mão e para onde estava virado.

Estamos em primeiro. Por mim, isto acabava já.

12 comentários:

  1. Deixa lá vir a 15ª jornada e se continuarmos à frente, aí acho que podemos tentar a luta para o título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei se somos candidatos ao título. Agora, estamos em primeiro. Se acabasse agora ganhávamos. Um candidato ao título é aquele que mais o pode ganhar. Agora, somos mais candidatos do que quaisquer outros.

      SL

      Eliminar
  2. A parte do superman(i) está hilariante! :D

    Somos líderes. Por mim, tb podia acabar já...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Gosto do Slimani. É preciso alguém para fazer aquele trabalho. Mais, tem um efeito positivo na equipa. Com ele em campo a equipa acredita mais que pode chegar ao golo. Agora, tem um dos aspetos mais desengonçados que já vi num jogador.

      Há anos que não sabíamos o que era estar em primeiro. Por fim, ficávamos assim e mais nada.

      SL

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Meu caro,

      Estou como o Leonardo Jardim. Temos os nosso objetivos definidos para este época e blá, blá, blá...

      SL

      Eliminar
  4. Se acabasse já não ganhávamos, porque no final do campeonato aplicam-se as regras do Record.
    Mas de resto, boa crónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se no final do campeonato estivéssemos assim e o Manha mantivesse a tabela seria interessantíssima. Nós seríamos campões nacionais e o Benfica seria campeão do Record. O ridículo mata.

      SL

      Eliminar
  5. O Slimani, cria empatia com o publico.
    Aquele jeito meio desengonçado, mas sempre esforçado, faz-nos ter um carinho especial pelo rapaz.
    É aquele jogador que mexe no jogo, põe a malta a correr, aquece as bancadas (e ontem bem precisavamos!).

    Eu imagino-me a festejar o campeonato, com um golo do Slimani aos 94'!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É isso mesmo. Quando entra o Slimani a malta acredita, a equipa desata a atacar e as defesas adversárias entram em convulsão.

      SL

      Eliminar
  6. Entretanto, por muito mal que isto corra daqui para a frente, o Natal já não é o que era.
    SL

    ResponderEliminar