domingo, 8 de dezembro de 2013

Nem o Manha nos agarra

Entrámos a atacar. Mais pressionantes do que brilhantes. Ao Gil Vicente restava-lhe sair à biqueirada para a frente. Até que Montero fez de desbloqueador de jogos. Confusão na área, um central distraído e bola lá dentro. Nos pés dele até parece fácil.

Continuámos na mesma mas sem a mesma insistência. O André Martins tentou mesmo marcar dois golos de cabeça. A conseguir, qualquer um deles, teríamos que ser considerados candidatos ao título.

A segunda parte não começou mal. O Wilson Eduardo fez o favor de nos explicar porque é que aquilo que parece fácil nos pés do Montero não é tão fácil assim. Depois começámos a asneirar. O Rui Patrício resolveu. O que não resolveu foi resolvido pelo central distraído do Gil Vicente. Mesmo assim, fiquei com alguma pena da sua expulsão. Mantinha uma esperança fundada que acabaria por ser humilhado mais uma vez pelo Montero. Porventura, terá sido esse receio que o levou a fazer aquela entrada assassina sobre o William Carvalho.

Não estávamos a jogar muito bem. Mas, com o Leornado Jardim, quando se joga mal, joga-se deliberadamente mal. A jogar contra dez as coisas podem sempre complicar-se. O Jorge Sousa estava a subir de rendimento na segunda parte. O Montero percebeu isso e acabou com o jogo. Sem o segundo golo não teríamos o prazer de voltar a ver jogar o Diogo Salomão.

 A esta hora o Manha deve estar a trabalhar com logaritmos e integrais para determinar quem vai à frente do campeonato.

10 comentários:

  1. Um Natal bem diferente do habitual! A tradição já não é o que era...
    Quanto ao Manha, parece-me que ele nem sabe o que é um logaritmo e muito menos um integral. Por isso, desta vez, estamos na frente, quer ele queira, quer não.
    Parabéns para todos os sportinguistas.
    SL

    M. Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este ano temos o Leonardo Jardim a fazer de Pai Natal.

      SL

      Eliminar
  2. Essa estória do Natal em relação ao Sporting, está fora de moda desde que o Sporting ficou à frente por 4 vezes do Slb indo à Champions e levando o presépio para os lados da Luz (espero que de vez). Esse tempo foi na era Paulo Bento em que (convém lembrar) ganhámos em luta com o Fcporto 2 taças de Portugal e 2 Supertaças! Em boa verdade tem sido, nos últimos anos mais fácil o Sporting vencer o Fcporto que o Slb!!! Aliás, o Sporting Clube de Portugal tem mais Supertaças ganhas que o Slb! Alguns querem regressar ao Natal...Como eu os compreendo. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      No tempo do Paulo Bento, em quatro campeonatos, lutámos em três até ao fim. A história do Natal está, de facto, mal contada.

      SL

      Eliminar
  3. O Jorge de Sousa a subir de rendimento na segunda parte é uma grande frase.
    José Navarro de Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não que ele não estivesse a fazer uma boa primeira parte.

      SL

      Eliminar
  4. Também achei que o André Martins estava a cabecear acima das suas possibilidades. E já sabemos como essas coisas acabam...
    Quanto ao resto, o nosso treinador é um mister e, este sim, deve dominar o cálculo integral à brava, atentando na judiciosa disposição das peças na área de jogo. Nem entendo como um gajo tão inteligente fala um dialecto insular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A equipa toda está acima das suas possibilidades. Só assim se explica que o André Martins ande a tentar marcar golos de cabeça.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Desta vez não estou assim tão de acordo com a análise. Talvez por ter cometido o enorme erro de ver parte dos jogos das duas enormes equipas de Portugal, que Sábado à noite partilhavam a liderança da Liga para gáudio do Manha & Co., ao ver o Sporting em Barcelos fiquei com a ideia que fez um bom jogo. Diria mesmo, muito bom jogo.

    Em primeiro lugar os jogadores sabiam o que faziam no campo. No jogo do Benfica, tirando o Maxi (que sabia bem que a sua missão era agarrar e pontapear adversários) e o Enzo (cuja missão era marcar o arbitro em cima) ninguém sabia bem o que andava ali a fazer.

    Em segundo lugar os jogadores trocavam a bola, como se fossem uma equipa. Ao ver a 1a parte do Porto tinha ficado com a idea que no futebol apenas os defesas podiam passar a bola ao colegas, já que a missão dos médios e avançados era tentar fintar toda a gente, assim como se fossem o Messi.

    Após este FDS fico a pensar que podemos sonhar. Mas depois lembro-me de outra coisa que discordo se si. Jorge Sousa é um bom árbitro. Mas é dos poucos. E quando penso no momento de forma de um Duarte Gomes ou um João Capela rapidamente me ocorre que o Jardim tem razão... o melhor é pensar jogo a jogo e não andar com grandes sonhos!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Concordamos nalgumas coisas, noutras não. O Jorge Sousa é como o Capela. Não é estúpido. É esta e só esta a diferença entre os dois. O que não pouco.

      O Sporting está a jogar melhor do que o Benfica o o Porto. Estamos de acordo. Sobretudo, é uma equipa realista e, simultaneamente, muito rigorosa do ponto de vista táctico. É também uma equipa em que os jogadores jogam com muito empenho. Só desta forma é que pode aspirar a ganhar. Individualmente, a maior parte dos jogadores são sofríveis, contrariamente ao que acontece no Benfica e no Porto.

      SL

      Eliminar