quinta-feira, 26 de julho de 2018

O SIADAP e o Benfica

Há quase duas décadas que se implementou o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP). Quer chova, quer faça sol, têm que se definir no início de cada exercício objetivos e respetivos indicadores e metas para os funcionários. No final de cada exercício o desempenho de cada funcionário é aferido pelas realizações e resultados obtidos em relação às metas. A classificação final varia de 1 a 5, correspondendo uma avaliação inferior a 3 a “não adequado”, entre 3 e 4 a “adequado” e entre 4 e 5 a “relevante” ou “excelente”. Há quotas para os “relevantes” e “excelentes”, atribuindo-se uma pontuação para efeitos de progressão na carreira de 0, 1, 2 e 3 em função do mérito avaliado. Ao fim de 10 pontos, progride-se um escalão na carreira. Com o SIADAP procura-se incentivar os funcionários ao cumprimento e, mesmo, à superação de resultados.

Através da notícia do Expresso, ficou-se a saber que um funcionário judicial acedeu trezentas e oitenta e cinco vezes a dez processos que envolviam o Benfica. A razão apontada na notícia não nos parece que esteja bem. Quem conhece o funcionamento do SIADAP não tem dúvidas que a este funcionário lhe foram fixados os dois seguintes objetivos: “Nº de processos consultados” e “Nº de consultas aos processos”. É verdade que os processos que envolviam o Benfica não lhe estavam atribuídos. Mas também é bastante verosímil que, na impossibilidade de efetuar o número consultas aos processos que lhe estavam atribuídos para cumprimento e superação das metas, não lhe restasse outra alternativa que não fosse consultar outros. O facto de envolverem o Benfica é puro acaso. Tanto podiam envolver o Benfica como a Tasca da Dona Miquinhas.

Este desempenho devia ser premiado com um “excelente”. Por inveja, colegas sportinguistas e portistas desataram a inventar histórias. Todos se queixam da falta de diligência da justiça e da sua morosidade. Tivessem os tribunais funcionários judiciais como este e Portugal seria outro. Ninguém tem dúvidas que com tanta diligência estes processos que envolvem o Benfica serão decididos com celeridade e bem (e a bem, da justiça, claro). Ficamos a aguardar (sentados).

8 comentários:

  1. Meu caro
    A não ter excelente temos sempre o recurso da comissão paritaria que defende o trabalhador incansável do injusto dirigente
    Se a bem da justiça a paritaria for igual à da federação
    O homem vai sair com louvor e promoção:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António,

      Não é igual à da federação. Neste acaso é a da federação que vai avaliar. Os padres não só lhe vão atribuir o "excelente" como ficará em primeiro, à frente de todos os outros.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Envolve o Benfica como? Hà alguma decisão judicial, alguma condenação ou sentença? Hà alguém acusado e condenado?
    Não há absolutamente nada, por enquanto. Apenas indícios.

    Há também suspeitas, já saídas na muito bem informada CS sobre casos em segredo de justiça, que este senhor dava informação sobre vários casos em segredo de justiça tendo Sporting, Porto e outras instituições como beneficiários. Assim como vários jornalistas.
    No fim, ainda lhes vai cair o céu em cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim porque a vocês nada vos cai em cima. Não têm culpa de nada e os "outros" até inventam gigas e gigas de e-mails e anexos sobre informação que.. foi inventada.

      A vossa argumentação é sempre a mesma: Ah mas os outros também... Ah mas é aos outros que vai calhar.. Ah mas os outros é que nos estão a tentar tramar..

      Eu acho que já nem vocês próprios acreditam no que dizem.

      SL Bruma

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Não leu o "post". Só assim se compreende o comentário. Como disse e repito: "O facto de envolverem o Benfica é puro acaso. Tanto podiam envolver o Benfica como a Tasca da Dona Miquinhas". Talvez a escolha do Benfica se deva ao facto de serem muitos processos e desta forma lhe permitir mais facilmente superar os objectivos que lhe tinham sido fixados. O Expresso é que é dado a insinuações. Eu não.

      Eliminar
  3. Olha que há cada lampião…. e eles acreditam que o benfica nada tem a haver com o processo e' toupeira… é cada estúpido … msmo de lampião!!!!!!!!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Isto ainda vai acabar ao contrário do caso dos submarinos. No caso dos submarinos acusou-se quem pagou, mas não se acusou quem recebeu. Nesta vai-se acabar por acusar quem recebeu sem se acusar quem pagou. Em Portugal, pode haver corrupção activa sem passiva e passiva sem activa.

      Eliminar
  4. Não ensinaram a esse senhor da "justiça" que espreitar é muito feio?
    Andam todos as espreitadelas e o outro , o passa-culpas, confessou que já deu umas passas.
    Grande lição de estadista deu o Tsipras. Não deu?

    ResponderEliminar