sábado, 7 de julho de 2018

Viva o Mundial!

Com o começo do mundial tenho andado entretido a ver o melhor do futebol - os jogos - aproveitando para tentar passar ao lado do pior - o que os seus interveniente e os que os rodeiam fazem e dizem fora de campo. E confesso que não me estou a dar mal com esta opção!

Este mundial tem sido fantástico, com muitos golos e muita incerteza. Ele são campeões a perder na fase de grupos, tomba gigantes que falam Russo ou Sueco, vedetas que não ganham nada, campeões dos seus continentes que nem se apuram e de outros continentes que se apuram depois de sofrerem a bem sofrer com 'gigantescos' Iranianos...

E com isto dei comigo a pensar na Champions League e na sua falta de imprevisibilidade. Não sou de papar estatísticas, mas gostava de saber quando foi a última vez (se é que alguma) em que o campeão em título perdeu na fase de grupos. Nessa fase de grupos em que é raro equipa do Pote 1 e 2 não se qualificar (nos últimos anos das 16 que passam a fase de grupos normalmente vêm umas 13 ou 14 desses dois potes, ficando para perceber que raio de prova de 'eliminatórias' é esta!). Ainda assim, aproveitei que estes dias já há menos jogos e olhei para os últimos 4 anos - desde o último Mundial - e (se não meti os pés pelas mãos no wikipedia) observei que tirando um 'caso estranho' Francês à dois anos apenas temos clubes Espanhóis, Italianos, Alemães e Ingleses nas meias finais (i.e. 16 equipas, uma excepção); se alargarmos aos quartos de final, em 4 anos aparecem três casos estranhos, os ditos Franceses e os "feitos" de Benfica e Porto. Três vezes. Quatro anos - 32 equipas nos 'quartos' - 3 excepções, menos de 10%!

Pouco, muito pouco. A Champions é hoje a antítese do Mundial: uma competição com uma fase de grupos quase sem surpresas, e em que apenas clubes dos 4 grandes campeonatos têm verdadeiras hipóteses de ganhar. Até se descobrir quem desses países vai às meias finais andam todos os outros muito excitados a fingir que futebol não é ganhar títulos mas sim dinheiro.

Será que a UEFA está preocupada? Sabemos que alterou as regras de distribuição de receitas mas para beneficiar... os incumbentes! Palpita-me que o Mundial vai deixar saudades...

2 comentários:

  1. O nosso futebolzinho regulado por padres e alimentado por toupeiras nunca mais chegará a uma final, independentemente do método.

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    A Liga dos Campeões é uma farsa. Não se pode falar em competição quando se têm vencedores antecipados.

    Este Mundial tem sido um pouco atípico. Não sei se é pelo VAR. Mas não se notam as roubalheiras do costume. Ainda há um caso ou outro, mas nada que se aproxime sequer do que tem sido. É pena é que a qualidade do futebol nem sempre seja a melhor. Os jogadores chegam a esta fase da época arrebentados.

    SL

    ResponderEliminar