segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prognósticos no fim do jogo

1. O que mais irrita é a construção “a posteriori” da história dos jogos de futebol em função dos resultados. Quando uma equipa das, ditas, pequenas faz um bom resultado em casa do Sporting, Benfica ou Porto, esse revisionismo vem sempre acompanhado da exaltação do seu brilhantismo técnico-tático. A maior parte das vezes, esses resultados devem-se mais ao acaso do que a outra razão qualquer.

2. Na primeira parte, perante a apatia do Sporting, o Paços de Ferreira jogou o típico futebol português. Jogou para os lados e para trás e fez um remate à baliza que deu golo. Não me lembro, ninguém se lembra de qualquer outra oportunidade de golo. O Patrício não fez uma defesa duante o jogo todo. Quem ler ou ouvir os comentários sobre o jogo, fica com a sensação que o Paços de Ferreira foi o Chelsea.

3. A prática do futebol indígena por equipas como o Paços de Ferreira passa pelo antijogo sistemático. Ontem, foi praticado desde o início do jogo e até à exaustão. Esse antijogo não só contou com a complacência do árbitro como foi premiado com o tempo de descontos.

4. Sem ter feito um grande jogo, o Sporting podia ter goleado o Paço de Ferreira, como o demonstra o número de oportunidades de golo. A sorte (ou a falta dela, melhor dizendo), o cansaço não o permitiram. Mas se o jogo tivesse chegado ao final com uma goleada ninguém, que tivesse visto o jogo, se teria espantado.

5. Foi anulado um golo limpo ao Sporting. Esta é forma como vejo o lance. Posso sempre admitir que o lance é duvidoso. Só que o lance do segundo golo do Benfica é duvidoso. Mais, é anulado um golo limpo ao Nacional (não se pode falar propriamente de golo porque o Júlio César não se faz ao lance). Na semana passada anularam um golo limpo ao Rio Ave. Mais uma vez, o Sporting foi prejudicado em termos absolutos e relativos.

6. As equipas nem sempre jogam bem. Nem sempre têm a sorte a acompanhá-las. São estas decisões que determinam os campeões.

7. Dito isto, pareceu-me que os jogadores do Sporting não podiam com uma gata pelo rabo. Os falhanços também resultaram do cansaço. O Sporting está a jogar um futebol muito ofensivo. Obriga os jogadores a libertarem-se para o ataque sempre que possível. Não sei se temos plantel para jogar este futebol em várias frentes. Agora, há treinador. A equipa joga bem e joga de acordo com as opções do treinador. Que diferença face ao Paulo Sérgio e outros parecidos!

26 comentários:

  1. Eu sei que o que não falta é malta a escrever sobre futebol que de futebol nada percebe, e o autor disto é apenas mais um exemplo disso.
    Factos: o golo anulado ao scp foi bem anulado porque a bola é posta na zona de Slimani, que está claramente adiantado, e este faz-se ao lance.
    Sim, o lance do 2º golo do SLB é duvidoso porque não dá para perceber se o Jonas tem as unhas dos pés grandes demais, se tem um pintelho fora dos calções. Bastante duvidoso, portanto...
    Bem sei que quem não sabe mais gosta de repetir uma mentira a ver se esta se torna verdade, mas não se torna... não foi anulado nenhum golo ao Nacional. Eu repito, e com letras grandes para que ninguém fique com dúvidas: NÃO FOI ANULADO NENHUM GOLO AO NACIONAL. O jogo já estava mais do que parado, daí nenhum jogador e GR do SLB se fizeram ao lance. E o jogo foi parado por pé em riste do atacante do Nacional.
    Na semana passada foi anulado um golo limpo ao Rio Ave? A sério? Posso pedir para colocarem aqui no blogue as imagens desse lance, POR FAVOR??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se enerve que ainda lhe dá uma coisa má. Tem razão a malta não percebe nada de bola. Não se percebe é o que andam a fazer os que percebem nos blogues dos que não percebem nada.

      Vá medindo a tensão arterial e não volte cá. Não me quero sentir responsável se um dia destes lhe der alguma coisa.

      Eliminar
    2. Agora é que me tramaste... claro que estou nervoso, afinal o meu Clube já não é campeão desde Maio último, e já não ganha um título oficial desde Agosto deste ano. Que neura! Ainda se o meu Clube não ganhasse um campeonato desde 2001/2002, ou se não ganhasse um título oficial há 7 anos, aí sim, aí estava tranquilo... sim, obrigado pela sugestão de medir a tensão. Ou querias dizer "medir a tensão"?!? Afinal, e segundo dizem, "o sporting é a nossa puta", mas eu sinceramente acho que é a puta de toda a gente... Mas podes ficar descansado que vou voltar cá. Ou pensavas que debitavas os complexos todos e ninguém te punha no lugar? Coitadinho...

      Eliminar
    3. Clicar neste endereço (ou fazer copy/paste) ajuda a perceber que o golo do Montero é válido. Trata-se de exemplos apresentados pela FIFA, com gráficos. Basta seguir até ao exemplo com o nº 14. Saber Inglês ajuda. Mas só quem estiver de boa fé. Os que só vêem o que lhes convem, é melhor ficarem na deles. Continuam a escrever disparates, mas são felizes assim. Já dizia o outro: "A ignorância sempre foi muito atrevida".

      http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.fifa.com%2Fmm%2Fdocument%2Fafdeveloping%2Frefereeing%2Flaw_11_offside_en_47383.pdf&ei=ywNhVNT0FoynNujpg8gN&usg=AFQjCNHwYWkGMYBv2oLYqdTVUlAuUag3ow&sig2=7gS946DT2uCEi9dog86jMQ&bvm=bv.79189006,d.eXY

      Eliminar
    4. Meu caro benfiquista de português vernáculo,

      Ainda bem que o Benfica é campeão. Se não fosse, quantos pontos de exclamação e interrogações é que colocaria mais. Esta foi a última vez que escreveste um comentário com palavrões. Na próxima, estás apagado.

      Podes voltar quando quiseres. Com palavrões é que não.

      Eliminar
    5. Meu caro Carlos Fonseca,

      Eles estão à frente. Isso é que interessa. Se é com as regras da FIFA ou da APAF pouco importa.

      SL

      Eliminar
  2. E pronto. Se o homem diz que são factos, certamente serão...

    Agora, se o que foi marcado foi jogo perigoso, não deveria ter o arbitro mandado marcar um livre indirecto? Nesse caso, porque raio não levanta o braço? ... é que o único braço que vi levantado foi o do fiscal de linha , curiosamente aquele em cuja mão estava a bandeirola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não vale a pena dar muita conversa. Daqui a um bocado já estávamos a falar do golo anulado ao Boavista e das expulsões cirúrgicas que deixam o Benfica a jogar contra dez.

      SL

      Eliminar
  3. Meu caro,

    Sou o anónimo de cima.

    Para mim o pior nem são os roubos, é o branqueamento a que temos que assistir toda a semana, seja ele por iluminados que gostam de ler maus blogues, ou, pior ainda, promovidos por quem deveria ser mais imparcial, ou seja, "jornalistas".

    Pronto, já estou melhor :-D

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Todos os fins-de-semana temos uma vergonha. Denunciamos e rimo-nos. Se tivéssemos uma imprensa verdadeiramente livre tínhamos escrutínio público e as coisas processavam-se de outra forma. Não temos. Mas não é só no futebol, infelizmente.

      SL

      Eliminar
  4. Não jogámos a ponta dum corno, temos jogadores que acham ( fomos nós que os convencemos) que são estrelas ( excepto Nani )...falta-lhe ser jogadores de futebol, por agora, só jogam à bola...
    P.S.- O fiscal de linha na 1ª parte deixou passar um fora de jogo de 3 ou 4 dos nossos jogadores...não foi por a arbitragem...senão...não gosto do Presidente, mas ele têm razão, falta exigência competitiva...exigência mental...exigência e exigência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Como não jogámos a ponto de um corno o Paço de Ferreira jogou bem e o árbitro fez bem em invalidar um golo limpo. Como não jogamos a ponta de um corno, os árbitros devem beneficiar o Benfica.

      Quanto ao fiscal de linha, só prova que é um incompetente. Aliás, se fosse competente não tinha invalidado o golo.

      SL

      Eliminar
    2. O fiscal de linha, no lance em que dizem que havia 4 jogadores do Sporting em fora de jogo, esteve bem. Quem se fez à bola foi um quinto jogador do Sporting que não estava fora de jogo. Tivesse o amigo dele feito o mesmo no lance do Montero, e os três pontos cá cantariam.

      Também passaram ontem um lance em que dizem que o jogador do Paços não está fora de jogo, mas não houve alminha que o fora de jogo não foi marcado aquando do primeiro passe, mas sim quando o jogador que estava de facto em jogo passou a bola ao colega, que não estava. A Sport TV colocou a linha amarela aquando do passe para o primeiro jogador.

      Eliminar
    3. Cara Ana,

      Ainda bem que diz isso. Então não são incompetentes. São mal intencionados, já que julgam de maneira diferente situações iguais.

      SL

      Eliminar
  5. Um texto que diz tudo o que me passou pela cabeça nas últimas jornadas. Obrigado, caro Rui Monteiro.

    E haja esperança, porque ver futebol de encher o olho (e o marcador) em Alvalade foi uma miragem durante tempo de mais. Mesmo com a nossa desastrosa classificação, não tenho passado pelas brasas a ver jogos.

    SL,
    ACh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro. Também me tenho divertido a ver os jogos do Sporting. O treinador é competente. Ainda lhe falta a ronha de um treinador rodado de equipa grande, mas lá chegará.

      SL

      Eliminar
  6. A memória existe? Ah pois existe? um penalty a favor do fc porto que não é marcado , um penalty a favor da académica mão do jefferson que não é marcada , um penalty ''duplo'' a favor do Belenenses que ficou tudo caladinho , e neste jogo um fora de jogo mal tirado ao jogador do paços , um penalty do Cedric , e um lance realmente ridiculo de 4 jogadores do scp em fora de jogo , que sao tao trapalhoes que só por isso nao deu golo , e ainda o arbitro mete o paços a jogar com menos um , mas claro o scp é o prejudicado, haja decoro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Bruno,

      Aí está um benfiquista que discorda sem vernáculo. Não imagina como isto me alegra. Não estou à espera que concorde comigo, como deve imaginar. Também não espera concordar comigo em situação alguma.

      Sendo assim, discordamos e cada um vai à sua vida, amigos como dantes.

      Volte sempre e discorde do que entender.

      Eliminar
  7. Mas ninguem estará preocupado com o que está acontecer aos jovens da equipa B ? ninguem fica preocupado com o Bruno de Carvalho ter perdido os jogadores por causa do lavar de roupa suja cá para fora? vamos andar constantemente a bater no ceguinho das linhas do fora de jogo? será que fomos assim tao prejudicados pelos arbitros este ano que faça que tenhamos estes pontos? ninguém se preocupa que em ano de champions , os reforços do sporting valem menos dos que ja ca estavam , e nem sequer jogam na equipa A , mas será possivel ? que não se pode criticar quando está mal ? eu tou me a cagar para o fora de jogo , preocupa-me é a maneira como em casa só queremos ganhar o jogo quando ficamos com mais um logo se o arbitro quisesse prejudicar o sporting nao expulsava o jogador do paços , na 1ª parte tivemos um lance com 4 jogadores fora de jogo , e nem assim marcamos , na académica ha um penalty que se o abritro quisesse marcava , e ainda com o porto a mesma coisa e ainda com belenenses ou com o arouca mesmo no final da partida , ja nao recordo. O que importa é pensar em nós e há muita coisa errada , e eu tenho olhos na cara e nao os quero enterrar tipo avestruz , só porque dá jeito , por isso é que nao saimos da cepa torta a culpa é sempre dos arbitros , nunca é nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A questão da equipa B e da Academia preocupa-me. Quanto às arbitragens, não considera a questão mais importante. Os prejuízos e benefícios não são absolutos. São sobretudo relativo.

      Se nos perdoarem 358 penalties e aos nossos adversários, sobretudo ao Benfica (neste caso), lhes perdoarem 359, nós somos prejudicados.

      Não confundir as nossas culpas com as culpas dos árbitros. Este é um bom princípio. É que o Benfica não está a jogar nada que se veja. Mas há sempre um penalty, um fora-de-jogo e, sobretudo, uma expulsão que cai sempre como gingas. Entretanto, O Enzo e o Maxi têm menos amarelos que o Nani e tantos como o Carlos Mané que ainda não fez um jogo todo.

      SL

      Eliminar
  8. Meus caros, deixem de ser inocentes. Quando os erros de arbitragem favorecem e prejudicam sempre os mesmos é porque há gato. Carago, se atiramos uma moeda ao ar, ao fim de algumas repetições teve que dar 50% de cara e 50% de coroa. No nosso campeonato dá sempre Benfica e Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A questão é mesmo essa como me canso de explicar. O prejuízo é sempre relativo. Se o prejuízo ou benefício fosse completamente aleatório, ao fim de algum tempo dava uma distribuição normal.

      SL

      Eliminar
  9. Ontem, o presidente da APAF, disse o seguinte: «Já vi os lances polémicos dos jogos do Sporting e do Benfica, e são erros perfeitamente normais». Ou seja, o que na realidade ele quis dizer, é que é normal, prejudicar o Sporting, e também é normal beneficiar o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Como disse os árbitros não apitam de acordo com as regras da FIFA. Apitam de acordo com as regras da APAF.

      SL

      Eliminar
  10. Não resisti! Juro que ainda tentei não o fazer, mas... cá vai!!!

    Então:

    - o Luisão atira-se para cima do Ricardo e tira-nos um campeonato,

    - o "apito dourado" tira-nos outro (afinal a subtração de pontos podia e devia ser nessa competição e não na anterior em que ganharam com um avanço considerável)

    - o Ronny do Paços de Ferreira marca um golo com a mão em Alvalade e como ficámos a 1 ponto do FCP, vai mais um campeonato para o maneta (literalmente, entenda-se)

    - o Lucílio Baptista tira-nos uma Taça da Liga (por acaso era a 1ª e como tal tinha um sabor especial - a cerveja Carlsberg)

    - entretanto, somos afastados da luta por expulsões manhosas, golos invalidados, em oposição aos nossos concorrentes directos (rivais não temos pois somos claramente superiores) em vários campeonatos

    - "volta, não volta" lá temos um Capela a fazer das dele

    - o ano passado, fomos afastados da taça de Portugal pela agremiação de Carnide e por um árbitro "artista"

    - este ano andam a dar colo aos "bormelhos" e a empurrarem-nos para baixo à força toda...

    E ainda temos que dizer que é tudo "limpinho, limpinho"???

    Chega!!!

    Pelo menos diremos em voz alta que a equipa que tem por símbolo (os "orcs" escrevem címbolo) uma ave de RAPINA, faz jus ao mesmo e gatuna sem piedade.

    P.S. - claro que os "bormelhos" não entenderão o alcance destas palavras e nem é por questões cognitivas, apenas por serem portadores de um "transtorno desafiador opositivo. Senão vejamos: os jogadores deles vestem o "manto sagrado", têm uma "Catedral", tiveram um "monstro sagrado", até fizeram uma capela no estádio... mas dizem que a Luz é um "inferno", idolatrando um palermóide que lá se costuma apresentar vestido de "diabo" para dar calduços no fiscal de linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nunca se deve resistir a denunciar estas vergonhas. Andamos a engolir estas vergonhas há anos. O campeonato que mais me custou foi o do Jozic. Aí nem se disfarçava sequer. Era de azia em azia, nas palavras do Jorge Coroado.

      SL

      Eliminar