domingo, 21 de setembro de 2014

Terraplenagem

Quarenta e cinco minutos a terraplenar para um lado. Outros quarenta e cinco a terraplenar para o outro. No final, ficou tudo lisinho. O José “até-ao-pescoço-é-canela” Mota tem razões para dar a conferência de imprensa com o habitual barrete enfiado. Mas não se pode entrar em euforias. No Gil Vicente jogaram o Gladstone e o Evaldo. Sabemos bem o que acontece quando uma equipa se procura suicidar desta forma.

Depois de vários anos, voltámos a jogar com onze. Ainda não foi bem com onze. Foi entre o dez e o onze. Quando o Capel também for para a bancada, então sim, passaremos a jogar definitivamente com onze. O principal reforço da equipa não foi o João Mário. O principal reforço foi o envio do André Martins para a bancada sem passar pela casa de partida e receber dois mil escudos. Jogar com alguém que não está sistematicamente a perder a bola ajuda e muito.

O Patrício passou pelas brasas. Os centrais estiveram melhor, especialmente o Sarr. O Maurício ainda continua a dar um ou outra abébia. O Cédric esteve horrível. O Jonathan parece jogador da bola. A continuar assim, temos o Jéfferson na bancada também. O William anda perdido. Aquele sistema de vaivém com o Adrien deixa-nos a descoberto na zona frontal quando se perde a bola. É que, por vezes, vão e não voltam a tempo. O Adrien na primeira parte jogou acima das suas possibilidades; facto que procurou demonstrar na segunda. O João Mário esteve excelente. Deixou os avançados três vezes isolados para o golo. Em duas delas aconteceram dois dos quatro golos. O André Martins anda há cerca de três anos para fazer pelo menos um passe daqueles. O Nani é o Nani e passo à frente. O Slimani continua a jogar e a marcar. Gostei muito do Rosell. Gostei também do Carrillo. O quarto golo, envolvendo o João Mário, o Nani, o João Mário (novamente) e, por fim, o Carrillo é um hino ao futebol. O Montero entrou para se redimir. Era a cereja em cima do bolo. Ficou o bolo sem cereja.

O Marco Silva passou a bestial. É a vida. Mas não basta. Há mais gente para ir para a bancada. O Capel é o principal candidato. Admito mesmo um outro aproveitamento para este tipo de jogadores. Não seria mal pensado colocá-lo a ele e ao André Martins a autografar camisolas e cachecóis enquanto os outros jogam. Todos têm que dar o seu contributo da melhor maneira que sabem.

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Está a falar pra os jogadores. É que não confio em mim próprio.

      SL

      Eliminar
  2. Ganhámos por 4 e este comentário vale 5 estrelas.
    A sugestão dada no final parece-me inteiramente pertinente. Ficavam todos a ganhar:
    A equipa que pode passar a jogar com 11;
    Os adeptos que lá estão pois sempre convivem um poucocom amostras de jogadores;
    A direcção que faz campanha pelo meio;
    E nós que vemos o clube na televisão e vemos reconhecida a razão sobre a qualidade de capeis e martins. Este ultimo andava de facto a tentar um passe para golo como os de hoje desde que se estreou mas...quem não sabe vê outros a jogar.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Martins é um mito saído do nada. O Capel é um trapalhão. Dali não sai nada. Mais, nem sequer apoia a defender.

      SL

      Eliminar
    2. Também nunca percebi o entusiasmo com o Martins. Só de pensar que houve um tempo em que quem me punha à beira de um ataque de nervos era o Pedro Barbosa, que fazia mais num jogo que o Martins numa época...

      Eliminar
  3. O Capel, quem o viu e quem o vê. Nunca ajudou Jonathan Silva a defender, nem mesmo quando o Mota (na minha terra chama-mos-lhe de "Mota dos autocarros") colocou o Diogo Viana fresco no flanco direito frente a JS. E a atacar foi uma nulidade. É uma pena. Mas temos para o seu lugar Carrilho, Mané e, neste momento, Heldon não fará pior. Após este jogo, João Mário e Jonathan Silva serão certamente titulares no próximo contra os andrades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O problema é que tentámos por diversas vezes empandeirá-lo e não conseguimos. Vale mais assumir que não serve definitivamente e tratar o investimento como custo afundado.

      SL

      Eliminar
  4. Falar assim do AM é patético e revela falta de memória. Andou 1 ano e meio a ser queimado numa posiçao que não é a dele. Quem o poe a jogar ali é que tem culpa. É um grande jogador, mas como substituto natural do Adrien ou para jogar ao lado deste em cerstas ocasiões.

    É preciso ter uma visão muito limitada de futebol para achar que um jogador da sua categoria está bem é a assinar camisolas, além de ser insultuso e uma falta de respeito pelo seu passado no clube. Rui gomes da selva não achincalharia melhor um jogador do SPORTING, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o AM é um ótimo jogador. No jogo de apresentação do Sporting foi mesmo o homem do jogo, ele e o Adrian.

      SL

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Estou quase a chorar. O AM é um trabalhador que ganha mais num mês que muito de nós durante um ano ou mais. Com ele e outros como ele, perdemos pontos, perdemos títulos, perdemos dinheiro.

      Deixe-o ir para outra equipa e vai vê-lo achincalhá-los e a outros sportinguistas dizendo que é benfiquista desde pequenino e que os tempos do Sporting foram um suplício.

      Enfim, poupem-me.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Meu caro,

      Aí está um comentário útil. Fui consultar o dicionário. Pode-se escrever das duas maneiras, mas com efeito a expressão com "a" é sobretudo uma forma popular.

      Obrigado.

      Rui Monteiro

      Eliminar
    2. De nada caríssimo.

      É uma forma popular e errada. Não leve a mal, é mesmo deformação profissional.

      Eliminar
  6. O sentido de humor de RM ainda lhe vai dar direito a um lugar num painel daqueles programas desportivos, onde a actividade principal é o tiro ao Sporting. Manuel Fernandes comprou uma guerra ( pouco edificante para ambos) com o presidente do Sporting por muito menos. Esta mania de se mostrarem, insultando os jogadores do Sporting, está a ter alguns adeptos em pretensos sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já ando nisto há uns anos. Já digo mal há uns anos do André Marins.

      Há uns jogadores que me surpreendem. Há bons e maus jogadores. Com estes não há problemas. Depois há jogadores que não lhes vimos fazer nada, mas que têm boa imprensa. Explicam-nos com enorme sentido pedagógico que eles não são maus, nós,gente ignara, é que não vemos a metafísica da coisa. O AM é um caso. Mas o Postiga é outro. Podemos falar de jogadores de outros clubes. Um dos mais intrigantes foi o Nuno Gomes. Diziam que jogava bem de costas para a baliza. Foi para a Itália e devolveram-nos à procedência porque precisavam de alguém que jogasse de frente para a baliza e de preferência que marcasse golos.

      Eliminar
  7. Quando nem nos blogs sportinguistas se defendem e protegem - e pelo contrário se arrasam - os jogadores do Clube, que autoridade temos para criticar os "paineleiros" dos rivais e os ROC´s desta vida? AMartins fez uma pré-epoca interessante e baixou o nível neste início de campeonato. Marco Silva alterou e bem para JMário. Daí a criar uma campanha suja contra os jogadores, vai uma distância razoável; tão razoável como continuar a apostar em jogadores que têm falhado golos em jogos anteriores aos de Barcelos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Rui,

    Não vou aqui defender o AM, já referi que a sua titularidade me parece desadequada. O problema é que também me parece que nem André Martins nem João Mário sabem exactamente o que quer Marco Silva para a posição em que jogam. Penso aliás que nem eles, nem nenhum dos seus companheiros o sabem, em particular quando do lado de lá está um autocarro de defesas. Com João Mário correu melhor, não por acaso, mas porque João Mário não só parece melhor que André Martins como está em melhor forma.

    Isto não é necessariamente uma crítica ao Marco Silva. Simplesmente fica a ideia que, por motivos externos ou internos, algo que fazia sentido com a abordagem ao jogo de Leonardo Jardim aparentemente deixou de fazer sentido. O trabalho dele é reconhecer isso mesmo e encontrar uma solução. Está bem a tempo.

    SL,

    ResponderEliminar