segunda-feira, 25 de março de 2013

Nosso, até o deixar de ser


[Reservas]
Numa época em que tanto se valorizaram as reservas, agora nomeadas por Equipa B, Bruno de Carvalho também as merece. O tempo dirá se é a pessoa certa para conduzir o Sporting, mas enquanto não temos evidências tenhamos dúvidas. Como o Sporting mostrou esta época, ter reservas pode até ser a salvação. Ou parte dela. Aqui só há estados de(s)graça. Até melhores dias.

[And Now for Something Completely Different]
Em Março de 2009 escrevi aqui que a Godinho Lopes apenas restava ganhar ou ganhar. De outra forma estaria liquidado. Está à vista. Sem resultados desportivos Bruno Carvalho  também capitulará. Qualquer um que assente o rabo de quinze em quinze dias em Alvalade, sabe perfeitamente que as bonitas palavras de Jorge Sampaio sobre "paciência" não têm qualquer adesão à realidade. Primeiro contestam-se os jogadores, depois o treinador, depois muda-se de treinador várias vezes e a seguir vai a Direcção. Não estou a ver os sócios a mudar. Será  Bruno de Carvalho capaz de arranjar uma equipa que os contente?

[Emirates Airline]
O Sporting está falido. Não é o único. É apenas o mais evidente dos três grandes e, por isso mesmo, o que tem mais dificuldade em continuar a embarretar a malta com obrigações. Em 99% das situações um clube de futebol é um mau investimento. Em Portugal é ainda pior e o Sporting é a expressão máxima disto. Ou seja, quem lá mete dinheiro não espera retorno financeiro. Espera vaidade, se for um clube de prestígio, ou espera impunidade se for o Benfica. Mas para se ter vaidade não basta ter 10, 20 ou 49% de uma SAD. É preciso que se seja o "dono". Um Abramovich do Chelsea, um Sheikh Mansour do City ou um Sheik Al-Thani do Málaga. Até porque essa é a única forma de travar os "indígenas" de lhe darem cabo do dinheiro e do prestígio. Há quem saiba preparar activos falidos para serem comprados. Será Bruno de Carvalho capaz disso?

[Taverna do Infante]
O modelo "máquina de lavar", usado muitíssimo bem no Porto, não necessita que os investidores tenham capital da SAD. Os investidores precisam é de ter os passes dos jogadores, registados em clubes desconhecidos do Uruguai, e arranjar um clube "certinho", que vá invariavelmente à Champions. Para se ir invariavelmente à Champions, não basta ter uma boa equipa. É preciso que a terceira equipa o deixe. Será que Bruno de Carvalho também sabe de fruta?

20 comentários:

  1. Concordo em parte com o que dizes Sergio, mas é bom que os adeptos tenham paciência neste momento. É preciso compreender a situação do clube, ninguém consegue tirá-lo desta situação com um estalar de dedos. Neste momento, a continuidade acabou e isso já é um sinal de mudança, mas todos sabemos que os nossos "velhos do restelo" não vão desaparecer. Carlos Barbosas, Godinhos, ROC's... essa malta toda vai estar lá para quando o Bruno falhar a primeira vez, é bom que estejamos à espera disso. Que o saibamos apoiar quando for preciso.

    Em relação à fruta, gostava de acreditar que é possível crescermos sem isso, apenas às nossas custas, mas em Portugal parece necessário ter poder para com os árbitros, eles sentem a necessidade de serem dominados, nós não o sabemos fazer, mas também é bom que se aprenda, pelo menos para evitar mais faltas de respeito como os boicotes.

    Que este sangue novo nos traga o brilho que precisamos e que queremos de volta, eu acredito! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, você está à espera que os "velhos do Restelo" façam ao "Bruno" o que ele fez desde que a anterior Direcção foi eleita? se calhar até um pouco antes...

      Isto se não fosse triste até tinha a sua graça :D


      Eliminar
    2. A minha resposta está dada no comentário abaixo, pode ser que seja esclarecedor. Antes de assumir a tendência, procure assumir os factos. Defender o pior presidente da história do Sporting não cabe na cabeça de ninguém, muito menos dizer que lhe minaram o campo, quando ele se minou a ele próprio.

      Eliminar
    3. Não confunda as coisas.

      Criticar a atitude de guerrilha que o BdC adoptou desde o inicio não é o mesmo que defender a anterior direcção.

      A unica coisa que eu quis dizer é que achava irónico estes apelos à união, considerando a atitude de permanente confronto que o BdC e muitos dos seus apoiantes adoptaram.

      Eliminar
  2. "os nossos "velhos do restelo" não vão desaparecer. Carlos Barbosas, Godinhos, ROC's... essa malta toda vai estar lá para quando o Bruno falhar a primeira vez"

    Caro Jorge Antunes,
    Mas ser "velho do restelo" e aparecer logo a criticar a direcção ao 1º erro, não foi o que Bruno Carvalho fez? Ainda não havia Presidente e ele já dizia que as eleições tinham sido fraude!! Foram 2 anos a minar o trabalho da última direcção, com altas ajudas da Mesa da Assembleia Geral e dos "paineleiros" e avençados da Bola Branca (Venâncio, Xavier, José Eduardo, Inácio, Cadete, Fernando Mendes, Futre, etc).
    Se serviu para uns, porque é que não pode servir para os outros?

    Caro Sérgio,
    Estás a ser muito exigente. Mas sem preocupações, pois o novo presidente tem a solução para tudo: "exigência; competência; sportinguismo; jogar para ganhar; olhar a banca olhos nos olhos; Sporting é dos sócios; profissionalismo; dedicação"
    Parece-me um pouco vazio, mas parece que foi suficiente para muitos sócios e deu para vencer umas eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E parece que a lista C ainda tinha muitos a favor, apesar de ainda ser mais vazia.
      E parece que para alguns era melhor continuar na mesma porcaria até fechar a porta de vez!!

      Eliminar
    2. Pois é, parece que o Bruno andou a jogar nos bastidores. Nem foi o Bruno que desistiu duma ida à justiça em prol do clube, não foi o Bruno que foi constantemente chamado de Vale e Azevedo durante a campanha, não foi ao Bruno que lhe andaram a analisar contas à procura de dívidas fiscais, ou seja, aqui o mau da fita é mesmo o Bruno que sujou o jogo todo e só queria o poder. Ainda hoje gostava de saber o que aconteceram naquelas eleições de 2011, em que tivemos de esperar até às 5/6 da manhã para saber os resultados. O Record lançava um vencedor, Ojogo também, até o Bruno já se preparava para discursar e de repente... tchan tchan tchan tchan! Ganhou o Godo e os seus 100 milhões de dívida, com Freitas a juntar mais 20 jogadores à sua lista infindável.

      A mim custa-me acreditar que ainda há quem defenda a continuidade, depois de 17 anos de miséria e tantos milhões gastos, sem se saber bem em quê. Gostava de acreditar que todos os Sportinguistas amam o clube da mesma forma, mas para mim, quem defende miséria e mediocridade, não deve gostar assim tanto do SCP. Se calhar é incorrecto da minha parte, mas é a minha opinião.

      Eliminar
  3. Cantinho, é evidente. Costuma-se dizer quem com ferros mata, com ferros morre. Bruno de Carvalho TAMBÉM É responsável pelo buraco em que o Sporting se encontra porque contribuiu para minar o trabalho do Godinho Lopes, como bem dizes. Nunca se viu uma oposição destas no Sporting e muitos sócios não o esquecerão. Na altura certa, Bruno de Carvalho terá a paga que merece, embora tenha a vantagem de que quem não gosta dele não ser ordinário como ele e como quem ele usou para contrariar a anterior direcção.

    Bem ou mal, a anterior direcção fez um esforço para que o Sporting tivesse uma melhor equipa de futebol. Pode-se discutir se deviam ter vindo tantos jogadores estrangeiros, se deviam ter ficado mais jogadores da equipa que o JEB deixou, ou se deviam ter sido incorporados mais jogadores da formação. Pode-se discutir se não devia ter ficado o José Couceiro em vez de vir o Luís Duque. Mas no geral a intenção e a concepção estavam certos, porque o Sporting estava muitos furos abaixo dos rivais e precisava de reforços. A implementação, como sabemos, teve vários erros.

    Eu acho que o José Couceiro devia ter ficado, mas o Godinho só ganhou as eleições por causa de levar o Duque e o Freitas para o futebol, para além do Domingos Paciência. Os compromissos eleitorais começaram logo a criar problemas ao anterior presidente, como vão criar ao que vai entrar, desde logo porque são incompatíveis com o Jesualdo Ferreira, o que vai implicar mudar tudo outra vez.

    O recurso aos fundos deveu-se às dificuldades de financiamento que começaram bem cedo, dada a intervenção da "Troika" em Portugal ter começado pouco tempo depois do GL ter ganho as eleições. A banca cortou logo o financiamento ao futebol e a anterior gestão teve de começar a vender percentagens dos passes dos jogadores logo no princípio do seu mandato, para conseguir pagar despesas correntes. A ideia era recomprar essas percentagens para pelo menos ter a maioria do passe antes de vender. Como sabemos, não houve tempo para isso. Não houve tempo para nada. E não teve p por causa também do Eduardo Barroso e do Bruno de Carvalho. Se o Godinho tem tido condições para trabalhar, se calhar não teria cometido tantos erros. Se calhar não teria despedido o Domingos. Ou mesmo que tivesse despedido o Domingos, se não tivesse que aplacar as claques que já eram "pasto" do Bruno de Carvalho, provavelmente não teria posto o Sá Pinto no lugar dele. Se não fosse preso por ter cão e por não ter, calhar não teria renovado com o Sá e assim hoje não estávamos tão mal. Mas depois também não ia para lá o Bruno, por isso está à vontade do povo.

    Agora quero ver o que este faz. Para já temos o treinador do Moreirense a falar no futuro do futebol do Sporting. Se fosse no tempo do Godinho caía o Carmo e a Trindade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A antiga direcção não precisou de "ajudas" para se minar. As "minas" já lá estavam dentro.

      Eliminar
    2. É capaz é, foi o Bruno que contratou 20 jogadores novos, contratou 5 treinadores em 2 anos e vendeu jogadores por tuta e meia para pagar ordenados. Senhor, livrai-nos dos croquetes!

      Eliminar
  4. Não consigo ter uma ponta de esperança nesta direção, neste clube.
    Guardo na memória o ultimo jogo que vi em Alvalade, um vibrante Sporting x Manchester City.
    Tenho saudades de gritar como gritei nesse jogo, mas realisticamente não acredito que durante a decada atual, voltemos ás competições europeias.

    O fardo é demasiado pesado, por mais que custe, vamos ter de nos habituar á ideia de vermos o nosso Sporting a penar em divisões secundárias.

    Façam-me mudar de ideias por favor....

    ResponderEliminar
  5. Neste momento temos de nos unir e mexer todos para o mesmo lado. Vai seri demasiado dificil mas temos de ter aquela esperança e fé que tanto move os leões. Bruno é o nosso presidente e muitas alegrias trará consigo porque o Sporting é enorme. Estive em Alvalade a fazer uma reportagem sobre as eleições e a sentir o pulso leonino. deixo vos aui.

    http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/25/eleicoes-no-sporting-a-reportagem/

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Antunes,

    Estou à vontade para falar de Godinho e Bruno pois não votei em nenhum deles. Não defendi o mandato de Godinho (que, creio, teve muitas coisas boas) no meu comentário. O que disse é que este nunca teve a minima tolerância por parte de um grupo de sportiguistas (onde se inclui o Bruno Carvalho) que ajudaram a prejudicar o seu trabalho.

    É óbvio que não se pode comparar os mandatos porque o de Bruno "a uma só voz" ainda nem começou. Mas dê-lhe tempo.
    Só espero que, daqui as uns tempos (breves) eu não lhe ter dizer o que você disse aqui:

    "Gostava de acreditar que todos os Sportinguistas amam o clube da mesma forma, mas para mim, quem defende miséria e mediocridade, não deve gostar assim tanto do SCP. Se calhar é incorrecto da minha parte, mas é a minha opinião."

    Pois o que serve para uns também terá de servir para os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu caro, aí é que entramos em desacordo. Se eu tiver que criticar o Bruno por más decisões que ele tome, que prejudiquem o clube e os seus adeptos, serei o primeiro a fazê-lo. Dos 3, o Bruno era claramente o que reunia mais condições. O Couceiro era mais um fantoche da banca e o Severino era o número de humor, mas se o Bruno entrar pelo mau caminho, não terá o meu apoio, não vou com ele até ao fim, como vi certas pessoas a irem com Godinho Lopes. Neste momento tem o meu apoio e tem o meu benefício da dúvida, acho que todos o devíamos dar. Se continuarmos a pensar num clima de guerra e divididos uns dos outros, o Sporting nunca mais terá paz, nem poderá acordar deste pesadelo.

      Eliminar
    2. Cantinho : " teve muitas coisas boas". Assim de repente não me lembro de nenhuma. :-(

      Eliminar
    3. http://ocacifodopaulinho.files.wordpress.com/2013/02/godinhosc3a1bado.jpg

      Deve ter sido isto, lol

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post. Infelizmente não acredito na capacidade de BC para gerir uma nau tão grande como é o Sporting Clube de Portugal. Oxalá me engane para bem do Sporting. Concordo com o excelente comentário do anónimo de 25 Março 10:23. SL

    ResponderEliminar
  9. A leitura que faço de alguns comentários é que essa cena de "ganhe quem ganhar será o nosso presidente" é mesmo uma treta. BC deve preparar-se para uma oposição feroz, uma oposição que não terá pejo em levar o Clube a penar nos distritais.

    ResponderEliminar