segunda-feira, 3 de maio de 2021

Maus do pior e filmes a preto e branco

Nos tempos gloriosos da televisão a preto e branco, vi filmes atrás de filmes com o James Cagney a fazer papel do pior dos maus [tenho memórias mais presentes do que do Humphrey Bogart, por exemplo]. Depois do jogo do Porto contra o Moreirense, vieram-me à memória esses filmes e esse ator. Não, nada disso que estão a pensar, não existem semelhanças, nas histórias ou nas representações. Vieram-me à memória os tempos dos filmes a preto e branco, tão-só. 

Se assim vieram, assim se foram as memórias e acabei por me mobilizar para ver o jogo contra o Nacional. Ao intervalo, os jogadores do Nacional já tinham cerca de vinte faltas para um só amarelo, dois deles deviam ter sido expulsos [um por agressão ao Daniel Bragança e outro por entrada a pé juntos sobre o Nuno Santos] e deviam ter sido marcados dois “penalties”. Não, não estava nada à espera de voltar a recordar-me de James Cagney e de filmes de mauzões.

Procurando manter a sanidade mental, deixei de ver o jogo ao intervalo. No final, vi o resumo e as conferências de imprensa do Rúben Amorim e do Manuel Machado. Os jogadores do Nacional ainda conseguiram fazer mais uma dezena de faltas e terá ficado mais um “penalty” por marcar, após agarrarem o Coates como é prática corrente, jogo após jogo. Mesmo assim ganhámos, valendo-nos o Jovane Cabral desta vez e o habitual onde vai um vão todos a partir dos oitenta minutos. 

Voltei a lembrar-me dos filmes a preto e branco quando ouvi o Manuel Machado: sim, segundo ele, os do Nacional são filhos de um Deus menor. Gosto de maus mesmo maus, como o James Cagney, maus que não se queixam, que não se desculpam com os outros, que não são sonsos, que fazem maldades e se orgulham das maldades que fazem, simplesmente. Contra o Rio Ave vão continuar os filmes a preto e branco e os maus, mas uns maus tão maus a ser maus que resta saber se a culpa ainda não vai ser nossa, para não variar.   

13 comentários:

  1. Parabéns, mais um excelente post.
    Nesta longa metragem que é o nosso campeonato sabemos bem quem é o Don Corleone, Darth Vader, Sauron e claro o Joker...
    Resta ao Sporting passar A Hora mais Negra, deixar aos outros o ApocaLypse Now e assumir-se com o Rei Leão.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro.

      Isto começa a ser uma doença. Esta foi das arbitragens mais miseráveis a que assisti, só comparável à do Capela há uns anos contra o Benfica, e à do Vítor Pereira há uns anos mais contra o Porto.

      SL

      Eliminar
  2. Viva, boa posta ainda que cómezinha, daqui até ao marquês vamos nesta toada.
    Ainda assim, referir que ter crónica desta forma tardia desgosta-me muito. e a qualidade de serviço? vamos melhorar os tempos, sim? bom, que mão se repita. Abraço

    ResponderEliminar
  3. hmmm. ficou ali uma mão. vai dar sorte :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Miguel,

      Mensagem recebida e compreendida e não, não é necessário repetir a cena de cabeça de cavalo na minha cama.

      Abraço

      Eliminar
  4. "Porcos. Feios e Maus".Familia GIACINTO.
    Aqui há outras famílias, a do Norte bem mais organizada:
    " - "Vou tratar deste artista " diz um mau no jogo Marítimo B X Cabanelas. O artista era o árbitro. ASD conhece bem estas ameaças.

    A Família fez tudo e mais alguma coisa para ganhar ao Moreirense, só penaltis cavados foram 3.
    O patriarca depois do célebre "basta" veio dizer: " se tudo for normal vamos ser campeões" . Normal? Pode repetir ò PIU, PIU!

    As otoridades tem mais que fazer, isto de futebol é para continuar assim. Não mexer!
    SL

    João Baldaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      É absolutamente extraordinário que numa mesma entrevista se diga que não se viu qualquer agressão ao jornalista e se viu três penalties.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,
    o que mais me espanta, nisto tudo, é que os do porto querem implementar neste país, uma lei, que não permite que ninguém lhes ganhe.... e caso isso aconteça, os prevaricadores terão que acartar com as consequências...
    mais espantado fico com o nosso estado, que continua a assistir sem nada fazer...
    se calhar não deveria ficar espantado, visto que, com o Rui fala e bem, desde os tempos a preto e branco que conhecemos bem o estado em que o nosso país se encontra, no que diz respeito a estas cenas.

    Saudações Leoninas
    Sérgio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,

      Não, não se compreende que se tenha voltado aos bons e velhos tempos do guarda Abel. Bolas, exige-se mais imaginação, mesmo a fazer o costume, o habitual.

      SL

      SL

      Eliminar
  6. Ontem perguntei ao padrinho ( de batismo ) do Luís Ferreira, Video árbitro deste jogo e advogado de defesa de alguns arguidos do caso "a apito dourado ", se o seu afilhado estava mesmo a ver o jogo do Sporting/Nacional. Ele respondeu-me que àquela hora ele costuma a ver o Canal Panda. Está tudo explicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aparentemente, nestes jogos há dois VAR, tanto quanto e informaram. Nem com dois e mais o árbitro conseguem ver o que está à frente do nariz. E não, não é susceptível de interpretação um murro na mona.

      SL

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    Excelente crónica do jogo, até por destacar o essencial: a arbitragem desastrada de Manuel Oliveira (na melhor das hipótese...). A primeira parte só não foi de ir às lágrimas porque sabemos como acabou. Graças ao Jovane e a uma confiança coletiva que o golo acabaria mesmo por acontecer, que já não se via há algumas semanas.

    Entretanto as provocações continuam. Mais um castigo para Amorim - esse sim deve ser o mau da fita - e a nomeação de um 'artista' dos mais conceituados. Esperamos ansiosamente que a equipa já tenha passado a fase da ansiedade, até porque nas próximas jornadas prevejo, pelo menos, um jogo contra o Godinho e outro contra o Tiago Martins.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Estes castigos do Rúben Amorim fazem-me lembrar o Papillon e com ele a fazer de Steve McQueen. Resta saber e o árbitro de hoje é uma encomenda do Porto ou do Benfica (ou dos dois).

      SL

      Eliminar