terça-feira, 13 de abril de 2021

Onde vai um vão todos e logo se vê

 

O jogo foi apenas no domingo, mas já tudo me parece longínquo. O fluxo interminável do pós-match, ou seja, do efémero, cheio de narrativas, “análise”, vídeos, conversas (agora apenas) de esplanada, notícias falsas, é tão intenso e de desgaste fácil (embora contínuo) que após alguns dias deixa simplesmente de existir, sendo substituído por um sucedâneo do jogo (de quem ninguém realmente se recorda). Acontece o mesmo com a política e com quase tudo que nos rodeia: é uma enganadora vista área, distorcida e sem qualquer síntese.

Na verdade, no dia do jogo e no dia seguinte não conseguia escrever nada. Nada de jeito, com a elevação e o sentido de humor necessários ao seguidor intrépido do Sporting. Sentia-me desiludido, sobretudo, desiludido comigo, por estar desiludido. Ora estar desiludido quando estamos rodeados de uma vista aérea enganadora pode revelar-se fatal. Para o jornal O Jogo tinha ocorrido um despiste, e já era o segundo, do Sporting, o primeiro havia sido contra o Moreirense. Um despiste quer dizer, um desgoverno, uma desorientação, isto tudo com um empate. O jornal A Bola sentia o leão a tremer, tendo-se esquecido de qualquer analogia brincalhona com varas verdes. Os exemplos são vários e todos tentam alimentar a narrativa da queda. A queda aqui é apenas um desejo projectado, mas que poderá  ter repercussões no clube e nos adeptos. Senão vejamos:

A última teoria conspirativa diz-nos que o despiste, aqui lido como derrapagem, terá começado com a vinda do Paulinho para o Sporting. Esta teoria segue vários caminhos: o do dinheiro que o jogador ganha e que terá consternado os outros; ou a da mudança da forma de jogar, ao que não será alheia a mutação do 3x4x3 em 3x5x2, e a perda de importância de alguns jogadores, por exemplo o Nuno Santos. Esta teoria é exterior ao Sporting mas acolhe seguidores entre os seus adeptos. Aponta baterias ao balneário e à união da equipa. E pode vingar.

A minha teoria é mais prosaica. Mais ou menos contemporânea à vinda de Paulinho está o grito do ipiranga de Pinto da Costa, o famoso: basta! Tudo isto é também mais ou menos coincidente com as movimentações para o lado da luz, movimentações que culminariam com uma série de entrevistas de Viera, ainda sem luz ao fundo do túnel. E esta união de esforços não se chama Paulinho, mas dinheirinho da champions (o Braguinha que o diga) e a ocupação natural do espaço do poleiro (as contas estão feitas para dois).

Quando, no passado domingo, o Palhinha leva cartão, não se tratava apenas de um amarelo como condicionante para o jogo, tratava-se de uma condicionante para o pós- jogo, porque ninguém sabe como irá acabar esta história dos cartões. Entretanto, o Sporting, supostamente, a tremer, despistava-se com um empate. A nova linguagem do jogo estendia-se assim como mensagem aos Sportinguistas: já estais a derrapar. É inexorável. A sério? Quem olha para cima? Os outros, os que olham para cima têm margem para falhar? É claro que nada disto se colocaria se tivéssemos marcado no final do jogo pelo Jovane. Aí a narrativa mudaria para estrelinha.

8 comentários:

  1. Bem que demorou a análise ao jogo. também eu tenho estado apoplético com a nossa queda, parte culpa nossa, parte a culpa do resto da festa onde estamos inseridos. Seja como for a ver vamos se temos tomates para ir à luta. Entretanto sai o castigo ao Rubem...mais uns copos para a festa. Vamos a ver se comemos croissants ou pão com chouriço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não foi fácil escrever. Mas não é uma queda, afinal são 26 jogos seguidos sem perder. Neste jogo fomos, mais uma vez, prejudicados. Não tenha dúvidas disso.
      SL

      Eliminar
    2. Não tenho a mas pequena duvida disso. A partir de agora ou vai ou racha !

      Eliminar
    3. Não sei se vai rachar. Mas lá que está tudo montado para que isso aconteça, está. Vamos acreditar!

      Eliminar
  2. Muito bom. Mas o Amorim fica com 15 dias, e o Conceição de fila nunca apanha nada, está tudo controlado, vamos ver se basta o onde vai um vão todos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Obviamente, o Amorim foi castigado. E vai continuar a ser até mudar de clube. E isso não nos surpreende. Pois não?
      SL

      Eliminar
  3. Gabriel Pedro
    Pronto :Amorim 15 dias na bancada, Palhinha 6º amarelo.
    Eles do CD nem dormem a ver como lixam o Sporting.
    Chegou a hora do black out, falar só no Marques.
    Temos de iniciar uma nova época, a começar já na 6ª f em Faro. Vamos a eles que nem leões.
    Ganhar, ganhar e ganhar. Não há volta a dar.
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O castigo a Amorim é apenas mais um dos ataques ao Sporting. Até ao fim vão usar de tudo. Vai ser divertido.

      SL

      Eliminar