quinta-feira, 14 de junho de 2018

A solução

Esta crise no Sporting fez-me recordar uma troca azeda de palavras com o presidente da instituição onde trabalhava.

Num almoço de trabalho com pessoas de fora, às páginas tantas, alguém referiu que o melhor seria substituir o povo português por outro. Para acabar com a estupidez da conversa, respondi ironicamente que a ideia não era nova e que o Brecht tinha avançado com essa solução há muito. O presidente não gostou muito que tivesse mandado o alarve aquela parte (um alarve sempre foi um alarve, mas há quem considere que um alarve pode ser importante ao mesmo tempo) e resolveu armar-se em culto e corrigir-me, dizendo que a afirmação tinha sido do Oscar Wilde (a afirmação do Wilde tem alguma similitude com a de Brecht mas o contexto e a referência ao povo são absolutamente distintas).

Não dei troco ao disparate, dado que nem um nem outro mereciam. Chegado ao trabalho, efetuei uma informação a esse presidente, explicando-lhe que a sua posição hierárquica não o habilitava a corrigir as minhas referências culturais sem nenhuma razão. Este episódio infeliz teve dois efeitos: o dito presidente passou a olhar-me de lado e nunca mais me esqueci do poema de Bertolt Brecht.

Este poema, que partilho, muito se adequa à atual situação do Sporting. Se não se pode demitir o Conselho Diretivo, então que se demitam os sportinguistas e os substituam por outros.

A solução

Após a insurreição de 17 de Junho
O secretário da União dos Escritores
Fez distribuir panfletos na Alameda Estaline
Em que se lia que, por culpa sua,
O povo perdeu a confiança do governo
E só à custa de esforços redobrados
Poderá recuperá-la. Mas não seria
Mais simples para o governo
Dissolver o povo
E eleger outro?

5 comentários:

  1. Meu caro,
    Depois de tudo isto todos nós já somos outros. As fracturas resolvem-se com tempo (e se houver vitórias), mas a relação dos adeptos com o clube já será outra.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A crença em homens providenciais é no que dá. A história diz-nos que é sempre de desconfiar quando eles aparecem.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Confesso que quando vi o título - a solução - fiquei céptico. Mas depois de ler o post concordo consigo: não só é uma solução, como é genial!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Às tantas é o que vai acontecer. Não demitem os sócios e dos adeptos mas a continuar-se assim são os sócios e e adeptos que se vão demitir. Estive mais longe disso.

      SL

      Eliminar