sexta-feira, 22 de junho de 2018

O voto

Amanhã, finalmente, realiza-se a Assembleia Geral para votação de proposta de destituição do Conselho Diretivo do Sporting.

Amanhã não se vota se gostamos ou não dos jogadores que rescindiram. Amanhã não se vota se gostamos mais dos “sportingados” ou dos “verdadeiros sportinguistas”. Amanhã não se vota se gostamos mais do “passado” ou do “presente”. Amanhã não se vota se gostamos ou não o Jaime Marta Soares. Amanhã não se vota se gostamos ou não das decisões dos tribunais. Amanhã não se vota se gostamos de uma “teoria” ou da sua contrária que procura explicar factos. Amanhã o voto não é um ato de gostar ou de não gostar, de amor ou de ódio.

Amanhã também não se vota se os cinco anos de mandato do Bruno de Carvalho foram positivos ou negativos: para isso os sócios votaram nas últimas eleições e mais recentemente em Assembleia Geral. Amanhã vota-se para que os sócios do Sporting possam decidir se consideram ou não responsável Bruno de Carvalho e o seu Conselho Diretivo pelos acontecimentos após essa Assembleia Geral que nos trouxeram até à necessidade de tomar esta decisão.

Quem votar contra, considera que é aceitável a situação que se vive e os atos ou a falta deles que a originaram, estando disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube.

Quem votar a favor, considera que não é aceitável a situação que se vive e os atos ou a falta deles que a originaram, não estando disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube.

Eu sou dos que não estou disposto a aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube, seja este o Conselho Diretivo ou outro qualquer. Não estou disposto aceitar no meu clube, no local onde trabalho, em minha casa, nas instituições que governam os portugueses. A exigência é sempre a mesma, de outra forma não estaria a respeitar o meu clube, o meu trabalho, a minha família ou a democracia e o estado de direito.

32 comentários:

  1. Caso a destituição ganhe, cá estarei para ver o seu grau de exigência para com verdadeiros pontos de interrogação que esse futuro nos pode trazer... Indeminizações, modalidades, controlo da SAD...

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o Bruno de Carvalho há os Sportingados,ou seja os que o criticam ( nem é preciso estar contra,basta ter opinião diferente,lúcida,portanto) depois há a outra facção que é denominada por carneirada,isto é são os carneiros e os carneiros tem cornos e comem a palha que lhe dão.Não sou eu a inventar,é a nomenclatura que o vosso presidente vos atribuiu.Se tiverem vergonha e decoro,abstenham-se de comentar o que quer que seja,porque o nome do Sporting está emporcalhado aqui em Inglaterra,em França ,no Canadá etc etc e pelos vistos os milagres financeiros,desapareceram!

      Eliminar
    2. Meu caro Z,

      Caso a destituição perca, não estará para ver o meu grau de exigência? A exigência é só para uns e outros não?

      Para mim, a exigência é para todos.

      Eliminar
    3. Caro Rui, devo então ter perdido o seu texto a exigir transparência a JMS, e clarificação das intenções da "Comissão de Salvação", nomeadamente qual a data de eleições. Por muito crítico que eu seja de BdC já sei com o que conto. Esta comissão não me merece a mínima confiança. Acho-a ainda mais perigosa. Neste momento BdC é um mal menor para o Sporting.

      Z

      Eliminar
    4. Caro Z,

      Voltamos à razão de ser do meu "post". Amanhã não se vai votar mil e uma coisas. Vai-se votar uma só coisa: estamos dispostos a aceitar o que aconteceu sem responsabilizar o Conselho Diretivo, aceitando que tudo se possa repetir e continuando a não responsabilizar quem dirige o clube, ou não?

      Só isso é que vai a votos. O futuro continuará a depender dos sportinguistas. Não tenho medo desse futuro se forem os sócios a decidi-lo, desde que esse futuro não corrompa aqueles que considero como valores fundamentais seja no futebol seja noutro aspeto qualquer da vida.

      Eliminar
    5. É aí que discordamos. O futuro vai a votos amanhã. Negar isso é demagogia.

      Z

      Eliminar
    6. Caro Z, eu cá também sou Z e concordo inteiramente consigo. Não gosto da pessoa de Bruno de Carvalho (apesar de gostar muito do trabalho que fez, descontadas as recentes asneiras) mas prefiro-o a corrigir as asneiras que fez do que a nebulosa dos que estavam à espera delas e tudo fizeram para as potenciar e explorar. Os meus 8 votos vão, certamente, contra a destituição da direcção (tal como foram contra a alteração aos estatutos) JPT.

      Eliminar
    7. Meus caros,

      É certamente sobre o futuro nos termos que coloquei. Nisso estamos de acordo. Quem é contra a destituição "está disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube".

      A diferença relativamente ao Z é que não preciso de qualificar a opinião dos outros para a puder contestar.

      Eliminar
    8. Não "estou disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube". Mas para derrubar direcções há eleições, que entendo que devem ser agendadas, sendo que também entendo que não vale tudo para conseguirmos o que queremos. E não ponho em causa a convocação de AG destitutivas, mas não por um PMGA que esteve 13 dias a dizer que se tinha demitido, e ao 14.º disse que tinha sido uma brincadeira, que se entreteve a substituir órgãos eleitos por pessoas ligadas aos credores do SCP e a organizações discretas que, pessoalmente, não gosto. Não sou "brunófilo", mas também não padeço da "brunofobia" que leva a combater o fogo com fogo. JPT SL!

      Eliminar
    9. E os órgãos sociais passam incólumes na sua avaliação… Não contribuíram para p estado em que chegamos? Tendencioso é coisa que bão é... Deviamos estar era a avaliar todos, juntar a incompetência da PMAG a tudo o resto que refere...

      Eliminar
    10. Caro António Gomes,

      Esses vão para eleições por iniciativa dos próprios, contrariamente ao Conselho Diretivo. Não sei se são bons ou maus, muito ou pouco tendenciosos. Sei que foram escolhidos pelo Bruno de Carvalho. Se são tudo o que se diz, então existe um responsável: quem os escolheu.

      Eliminar
  2. Quando um grupo de individuos de cara tapada surgir em tua casa um dia para te roubar e até te der umas belas chapadas na cara, e no dia seguinte quando souberem do que se passou a policia, os teus amigos e ate a tua familia te apontem o dedo a ti. Que digam que te pusseste a jeito, que te digam que a culpa é tua por possuires coisas que valiam a pena roubar, que mereceste por morares onde moras e teres os meios de segurança insuficientes que tens.
    Talvez nessa altura nao penses da mesma maneira. Mas espero que sejas coerente e que te expulses da tua propria casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago Ribeiro,

      Não imagino que me possam assaltar a casa uns encapuçados que simultaneamente façam parte da claque da família e com os quais me vou encontrando para grandes confraternizações. Tenho por hábito escolher melhor com quem vou confraternizando e me relacionando.

      Voltamos sempre ao mesmo, a proposta de destituição é do Conselho Diretivo e não a minha. Repito: "Quem votar contra, considera que é aceitável a situação que se vive e os atos ou a falta deles que a originaram, estando disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube.

      Eliminar
    2. Caro Tiago Ribeiro,

      Apaguei o seu último comentário. É para evitar esse tipo de comentários que amanhã se deve votar a favor da destituição. Considero que "não é aceitável a situação que se vive e os atos ou a falta deles que a originaram, não estando disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube".

      Eliminar
    3. Prova que para você nem todas as pessoas podem falar o que pensam sem ser censuradas. Chama você BdC de ditador.. A ironia

      Eliminar
    4. Caro Tiago Ribeiro,

      Apaguei o seu comentário pela mesma razão que a sua alegoria não faz sentido: não insulto a minha família!

      Eliminar
  3. A demagogia é uma forma de infantilidade intelectual que une o Presidente do SCP aos seus detractores. Uma coisa é justificar (achar justo) o que aconteceu na Academia devido à conduta dos jogadores, outra coisa é explicar o que aconteceu na Academia (sobretudo) com a conduta dos jogadores (e dos senhores que foram à bola para bater palmas a um comunicado tipo Saltillo). Os jogadores, se não gostam do patrão, jogam mal (é só olhar para o Hazard de cada vez que acha que lhe pisam os calos, ou para o CR7 e os dois anteriores seleccionadores). Panfletos nas redes sociais, contra a direcção que lhes paga o ordenado, usando o emblema do Clube é, de facto, mais um contributo do SCP para a infinita originalidade do futebol. Foi o primeiro (ou, se quiserem, o segundo) passo de uma reacção em cadeia (cujo fim era previsível, pois previ-o, e não sou o Nhahga), e que podia ter sido detida pelos adeptos sérios e responsáveis do SCP, mas isso, claro, é coisa que não existe (só os bons e os maus), pelo que lá veio o terceiro passo (a incrível volta de honra) e o quarto, e os demais... JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JPT,

      Chegámos ao ponto: não sou um detractor do Bruno de Carvalho. Simplesmente considero "que não é aceitável a situação que se vive e os atos ou a falta deles que a originaram, não estando disponível para aceitar que tudo se possa repetir sem responsabilidade de quem dirige o clube".

      É tudo muito mais simples do que parece e não devemos alimentar nenhum melodrama. O SCP não acaba amanhã seguramente.

      Eliminar
    2. Dizer que jogadores jogam mal porque não gostam do patrão é uma comédia.....só diz isso quem nunca o foi.Ninguém gosta de perder,nem ao berlinde,nem nos solteiros casados na festa da aldeia nem na peladinha no fim de semana com a malta do trabalho.Eu joguei 20 anos ,tive presidentese que disseram coisas piores que o Bruno,mas disseram....não escreveram!Disseram no sitio adequado que é o balneário onde também havia o direito de resposta na hora.Ficava tudo ali dentro e saíamos dali com a mente e alma lavadas.O bruno é um mau líder e uma pessoa muito mal formada,com toda a experiência e conhecimento académico adquiridos,continua a cometer erros de principiante continuamente.Não podemos ter a frente do Sporting uma pessoa que age por impulso.Infelizmente foi o pai do tetra dose lampiões,e salva-os sempre que abre a boca,pois era dos lampiões e seus escândalos que se devia estar a falar em todos os canais e jornais.

      Eliminar
    3. Caro Fernando Gonçalves,

      Se tudo tivesse decorrido como devia, hoje a Assembleia Geral era a do Benfica, depois de tudo o que se assistiu envolvendo a justiça esta época.

      Eliminar
  4. Caro Rui,
    Em tempos de gritaria, mesmo no silêncio as pessoas teimam em não ouvir. Em qualquer caso, todos os esforços para tentar despoluir esta contenda é essencial. Uma guerra cheia de meias-verdades, meias-mentiras e muita virulência.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,

      A nossa geração não teve de lutar pela democracia. Só temos de lutar pela sua manutenção. Nem que seja nestas pequenas contendas e por desfastio.

      SL

      Eliminar
  5. Vou tentar simplificar ainda mais (se é possível...):

    Queres eleições no mais curto intervalo de tempo possível?
    Vota a favor.
    Não queres eleições no mais curto intervalo de tempo possível?
    Vota contra.

    Queres discutir, debater, insultar, julgar, adjectivar, etc., responsabilidades individuais e colectivas em tudo o que de surreal aconteceu no Sporting nos últimos 6 meses.

    Não vás à AGS, vai ao Facebook, Twitter, Whatsup, blogs, etc..

    Amanhã é, provavelmente, a última oportunidade que temos de sermos como a Carslberg nos ensinou. O melhor clube do mundo.

    Amanhã é dia de os sócios colocarem um ponto de ordem à mesa, pararem esta rebaldaria, que não tem inocentes, e afirmarem a sua vontade. Eleições sim ou não. Tudo o resto é acessório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro LMGM,

      É tão simples como disse. É impossível dizer melhor.

      SL

      Eliminar
  6. Nunca gostei de minorias, estou com a maioria, voto Bruno, apesar dos tiros no pé, de não ter sabido lidar com os mercenários. Voltar ao tempo em que o Sporting era um clube simpático, não contava :NÃO. Temos memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa teoria é boa,quando os presidentes eram mansos nao contávamos para nada,não éramos campeões.....com este que nos põe na lama e com maior investimento de sempre,temos sido campeões ....isso já cheira a desculpa do Jesus,ah não ganhamos mas aproximamos-nos dos rivais.....

      Eliminar
    2. Caro João,

      A questão não é se gostamos mas se respeitamos. Até porque na vida fazemos parte da maioria ou da minoria sem que disso sejamos responsáveis. Os sportinguistas são uma minoria, antes de mais. A maioria dos portugueses é de outros clubes. Está assim explica a razão para termos órgão no futebol que nos descriminam quando estavam obrigados à isenção.

      Eliminar
  7. João, é precisamente por termos memória que não podemos fazer de conta que BdC é estável, e que partilha os valores do Sporting. Não vou fazer de conta que os últimos meses não aconteceram e quase levaram (esperemos não chegar a isso) ao colapso da SAD e do clube por arrasto.

    Nunca vimos este ódio visceral entre Sportinguistas antes, nunca vimos um presidente que pela sua loucura destroi um plantel, e que destruirá outro futuramente. Porque ele não vai mudar.

    Achar que não há caminho melhor... além de demagógico é absurdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Lopes,

      Se aceitarmos o que aconteceu estamos a aceitar que se pode repetir. Estamos a aceitar que a anormalidade passa a ser o novo normal. A anormalidade é anormalidade.

      Eliminar
  8. Infelizmente é por este tipo de posição que o Rui defende que continuamos barricados em trincheiras. Não interessa se há culpados ou inocentes o que interessa é assumir uma conduta platónica e utópica que nos permita manter a moral e os bons costumes e assumir responsabilidades (nem que sejam de outros) à boa maneira da nossa tradicional fatalidade tal como Egas Moniz nos ensinou. Os nossos julgamentos são sempre enviezados de acordo com as nossas expectativas morais. Mas basta. Há fases e alturas da vida em que a demagogia tem ficar arredada do simples julgamento porque nem tudo o que brilha é ouro e nem tudo o que sabe mal mata. Saibamos nós estar à altura do nosso tempo e da nossa consciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Silas,

      Estou de acordo com algumas coisas que diz. Não há valores absolutos. São sempre contextualizáveis se quisermos. O que hoje não é aceitável foi-o noutras épocas. É por essas e por outras que a humanidade procura valores que possam ser absolutos, como os Direitos do Homem. Quando contextualizamos tudo e relativizamos tudo, temos a barbárie. O que vamos vivendo ensina-nos que é sempre possível voltar à barbárie.

      Seja como for, estamos a falar de bola. Não é um assunto que mereça esta reflexão. Com o Filipe Soares Franco se bem me lembro ficámos quatro vezes em segundo lugar, ganhámos duas taças de portugal e duas supertaças. Logo, o Filipe Soares Franco é melhor do que o Bruno de Carvalho?

      Eliminar
  9. Simplesmente não há valores absolutos.
    Assim nos demonstra a história do mundo. Quem nos diz que os valores de hoje serão os de amanhã? Façamos os nossos julgamentos de acordo a análise do momento...somos julgados por aquilo que efetivamente fazemos e não por aquilo que pensamos em fazer! Ppr exemplo, eu só quero poder dormir descansado sabendo que no dia a seguir não perdemos mais um pouco da nossa identidade enquanto clube...se a nossa identidade colectiva for preservada o que interessa tudo o resto? De facto não vale tudo mas também não quero que tudo o que anseio valha pouco mais que nada.

    ResponderEliminar